segunda-feira, 5 de maio de 2014

Fábio Faria destaca favoritismo do Benfica

Fábio Faria destaca favoritismo do Benfica

Ex-defesa, que representou os emblemas dos dois finalistas da Taça da Liga, deixa, porém, o aviso: "O Rio Ave vai para ganhar e tem equipa para isso".
Fábio Faria atribui favoritismo ao Benfica para a final da Taça da Liga, frente ao Rio Ave.
O ex-jogador, retirado do futebol profissional devido a problemas de saúde e cuja última época como futebolista (2011/12) foi repartida entre o Rio Ave e o Benfica, alerta para o desejo de conquista dos vila-condenses, mas reconhece que a equipa de Jorge Jesus sobe ao palco da final na condição de favorita.
"Pela motivação e pelo momento que está a atravessar o Benfica é favorito, mas vai encontrar um Rio Ave que nunca conquistou uma taça e vai fazer tudo para ganhar", começa por dizer, em entrevista a Bola Branca.
Fábio Faria antevê, assim, uma final de Taça da Liga pautada pelo equilíbrio. Ao grande momento de forma do Benfica, o Rio Ave responderá com a consistência e rapidez do contra-ataque: "Vai ser um jogo equilibrado. Rio Ave e Benfica são duas grandes equipas. O Benfica está a atravessar um momento de forma muito grande, mas o Rio Ave é consistente e muito forte no contra-ataque; vai ser um jogo bem disputado e com muitas situações de golo. Espero que ganhe o melhor".
A velha máxima de que "uma final é sempre uma final" aplica-se ao jogo desta quarta-feira no Estádio Dr. Magalhães Pessoa. 
Fábio Faria avisa o Benfica de que o Rio Ave não vai certamente a Leiria apenas para participar na festa da final: "Até chegar à final o Rio Ave eliminou grandes equipas. Não acredito que vá apenas para desfrutar. É uma equipa muito forte sempre que joga fora de casa – como é o caso – e se o Benfica não estiver concentrado, vai ter problemas", avisa o ex-jogador.
O Benfica, já campeão nacional, tem pela frente a possibilidade de conquistar tudo numa só época, juntando ao campeonato a Taça da Liga, a Taça de Portugal e a Liga Europa. Fábio Faria encontra neste desafio inédito no futebol português o maior factor de motivação dos encarnados para o jogo desta quarta-feira em Leiria.
"Esse é o maior factor de motivação para um conjunto de jogadores que pode fazer história. Jorge Jesus está a incutir isso nos jogadores, porque não é todos os anos que o Benfica tem a possibilidade de conquistar todas as taças", sustenta, elogiando, num outro prisma, o trabalho de Nuno Espírito Santo no comando técnico do Rio Ave.
"Tem uma ideia de jogo muito forte, fiel aos seus princípios e com uma personalidade muito vincada, o que é importante para um treinador. Dá muita motivação aos jogadores. Nuno Espírito Santo vai ter um grande futuro e, pelo que fez no Rio Ave, merece", conclui Fábio Faria.

Salvio já tirou proteção do braço Argentino do Benfica publicou foto no Instagram

Salvio já tirou proteção do braço

Argentino do Benfica publicou foto no Instagram

Eduardo Salvio está praticamente recuperado da fratura no braço esquerdo. Ao lado do companheiro Garay, o número 18 das águias surge sorridente numa foto e mostra o braço já sem gesso. Fortes indicações de que brevemente o jogador está a cem por cento. 

Recorde-se que Salvio fraturou o braço no final da primeira parte frente ao Olhanense, jogo no qual o Benfica se sagrou campeão nacional. Na altura chegou-se a pensar que o argentino não voltaria a jogar esta época. 

Regressou aos relvados na segunda mão da meia-final da Liga Europa frente à Juventus, jogando cerca de 20 minutos com uma proteção no braço lesionado. 

Ontem, frente ao Vitória de Setúbal, Toto Salvio foi titular e, apesar de ter caído sobre o braço engessado duas vezes, não apresentou dificuldades. 

Sancidino apontado do Olympiakos

Sancidino apontado do Olympiakos

O jovem luso-guineense Sancidino Silva poderá estar prestes a trocar o Benfica pelo Olympiakos, isto, pelo menos, segundo adianta a imprensa helénica, à qual o jornal "A Bola" dá hoje eco.

Afinal, os encarnados e os gregos já estarão em negociações avançadas com vista à transferência do extremo de 20 anos para o clube do Pireu, sendo que a operação, de acordo com a imprensa helénica, poderá fazer-se a troco de 300 mil euros.


De sublinhar que Sancidino Silva está actualmente integrado no Benfica B, somando, neste momento, sete jogos (dois como titular) e dois golos pela equipa comandada por Hélder Cristóvão.

Águias repetem feito de 1993/94

Águias repetem feito de 1993/94

O Benfica disputou 26 jogos oficiais no Estádio da Luz em 2013/14 e conseguiu terminar a temporada invicto em casa, somando 21 vitórias e cinco empates, naquilo que se traduz numa taxa de vitórias de 81% e num feito que só encontra paralelo há duas décadas atrás.

Afinal, tal como lembra hoje o jornal "Record", a última temporada em que os encarnados haviam conseguido terminar a campanha sem derrotas como visitados foi em 1993/94, sendo que, nessa década, o Benfica cometeu mesmo a proeza de o fazer em duas épocas seguidas, uma vez que também terminou 1992/93 invicto no antigo Estádio da Luz.

Apenas uma derrota em 2012/13

Curiosamente, este feito que o Benfica consegue agora cumprir esteve muito próximo de ocorrer também em 2012/13, uma vez que, na temporada transacta, os encarnados apenas vacilaram num jogo, diante do poderoso Barcelona (0-2), para a Liga dos Campeões.


Esta temporada, todavia, os encarnados nunca baquearam como visitados, sendo que apenas cinco equipas conseguiram sair da Luz sem o amargo sabor da derrota, mais concretamente o Belenenses (1-1), Arouca (2-2) e V. Setúbal (1-1), em jogos da Liga; e o Olympiakos (1-1) e Tottenham (2-2), em jogos das competições europeias.

Adeptos acampam na Luz em busca de bilhete para Turim

Adeptos acampam na Luz em busca de bilhete para Turim

FINAL DA LIGA EUROPA JÁ MEXE

Os ingressos para a final da Liga Europa, que hoje estarão à venda na Luz, começaram ontem a suscitar um enorme interesse, e como o clube recebeu apenas parte da lotação (8.750 bilhetes), houve algumas centenas de adeptos que “acampam” e dormem no recinto, para garantirem acesso ao jogo de Turim. Ao início desta madrugada, a confusão era geral, pois foi difícil manter a ordem de chegada.

O emblema da Luz restringiu a venda a um bilhete por pessoa e com condicionantes. Entre as 8 e as 14 horas apenas os detentores de título Fundador, Centenarium, Red Pass Total ou Red Pass Premium terão acesso à venda. Mais tarde, até às 22 horas, os detentores de Red Pass terão oportunidade de garantir bilhetes e só a partir de amanhã à tarde é que os sócios podem comprar bilhete. Porém, é possível que os ingressos esgotem ainda hoje.


Os bilhetes custam 35, 45, 70, 100 e 150 euros, sendo que os primeiros da lista são para lugares de visibilidade reduzida. Todos os ingressos são pessoais e intransmissíveis: os compradores têm de informar os dados pessoais, que serão verificados à entrada do Juventus Stadium.

Mário Figueiredo confirma «casa cheia» para receber final da Taça da Liga

Mário Figueiredo confirma «casa cheia» para receber final da Taça da Liga

O presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, confirmou que o Estádio Municipal de Leiria terá casa cheia na final da Taça da Liga, marcada para esta quarta-feira, entre Benfica e Rio Ave.

«Estando nós no centro do País, muito bem localizados em termos de acessos, esta aposta está a mostrar-se acertada, pois podemos confirmar que vamos ter casa cheia, mesmo sendo o jogo a uma quarta-feira», congratulou-se o presidente da Liga, destacando a aposta na escolha da cidade do Lis.


«É mais uma grande oportunidade de promoção da cidade de Leiria, pois sentimos que é importante continuar a apostar no futebol em cidades do interior.»

O 33.º também é dos mais pequenos

O 33.º também é dos mais pequenos

O último jogo no Estádio da Luz desta época prometia festa para adeptos e jogadores, e, apesar do empate caseiro, a comemoração do 33.º título nacional fez-se no relvado e nas bancadas. É já habitual que os jogadores encarnados partilhem as suas conquistas com os familiares, e, desta vez, não foi diferente. Após o apito final, Luisão voltou a erguer a taça para os adeptos, com todo o plantel e equipa técnica das águias no palco, mas não perdeu a oportunidade de celebrar a conquista do campeonato com as duas filhas, Sophia e Valentina.

O guarda-redes Paulo Lopes contou com a companhia do filho para segurar a taça, bem como o avançado brasileiro Lima, que levou pela mão a filha, Maria Paula, para um último agradecimento aos adeptos. Nesta festa que também foi das crianças, Maxi Pereira e Cardozo tiveram por companhia os seus pequenos no relvado, Thiago e Belém da parte do uruguaio, e Alex, o filho mais novo do número 7 das águias, sempre ao colo do pai. E esta pode não ser a última vez que os mais novos têm a possibilidade de festejar ao lado dos pais este ano...

O Benfica, depois de analisar a situação, interpôs um recurso na UEFA no sentido de pedir a despenalização do sérvio, que ficou assim afastado de poder disputar a final da Liga Europa, frente aos espanhóis do Sevilha, a 14 de maio, em Turim. Imagens do eventual desentendimento junto aos bancos, que terá sido com outro jogador encarnado que não Markovic, e o próprio depoimento de Vucinic, que terá ilibado o sérvio, foram determinantes para o pedido de despenalização do Benfica.


A UEFA deverá dar a conhecer o resultado da análise do recurso apresentado pelo clube português no próprio dia da reunião ou na quarta-feira.

Estudiantes tenta prolongar empréstimo de Jara

Estudiantes tenta prolongar empréstimo de Jara
JOGADOR RECETIVO A CONTINUAR
Franco Jara quer continuar no Estudiantes e o clube vai tentar prolongar o empréstimo junto do Benfica, segundo avança esta segunda-feira o jornal "El Dia".
O avançado, que chegou à Luz em 2010 vindo do Arsenal de Sarandí, está cedido ao emblema argentino até 30 de junho, mas já fez saber à direção do Estudiantes que quer continuar no clube.

Por seu lado, os responsáveis diretivos vão agora tentar convencer as águias a estender o empréstimo por mais meio ano, algo igualmente desejado pelo técnico Mauricio Pellegrino.

UEFA analisa recurso por Markovic na terça-feira

UEFA analisa recurso por Markovic na terça-feira

ÁGUIAS QUEREM UTILIZAR JOGADOR FRENTE AO SEVILHA

A UEFA analisa terça-feira o recurso do Benfica contra a penalização de Markovic, afastado da final da Liga Europa, após ter sido expulso frente à Juventus, disse esta segunda-feira à Lusa fonte do gabinete de imprensa do organismo.

O jogador sérvio foi expulso no jogo da segunda mão das meias-finais, que garantiu em Turim, com um empate a 0-0, a passagem do Benfica à final da Liga Europa, após ter sido admoestado com o cartão vermelho, aos 89 minutos, já depois de ter sido substituído.

O árbitro inglês Mark Clattenburg entendeu que Markovic, que se encontrava na área reservada aos suplentes do Benfica, se desentendeu com o avançado da Juventus Vucinic, que nem chegou a participar no jogo.


Stefan Schwarz: «Final é final e nada está ganho»

Stefan Schwarz: «Final é final e nada está ganho»
ANTIGO MÉDIO DOS ENCARNADOS DEIXA AVISO
O Rio Ave é adversário do Benfica em duas das três finais que os encarnados têm pela frente, e a menor valia dos vilacondenses face ao Sevilha, adversário na Liga Europa, é teoria que não pode entrar na cabeça dos jogadores às ordens de Jorge Jesus. O aviso é de Stefan Schwarz.

O antigo jogador do Benfica sublinhou que a equipa tem de manter a mesma intensidade de jogo, concentração e respeito pelos adversários em todos os jogos, a começar pela Taça da Liga, quarta-feira.

"O Benfica tem mais qualidade, mas final é final e nada está ganho. É preciso ter respeito pelo adversário que tem muita qualidade", afirmou Schwarz sobre o Rio Ave, que disputa depois a final da Taça de Portugal com os encarnados (18 de maio), em declarações à Rádio Renascença.

Pelo meio tem lugar a final da Liga Europa (14 de maio), que o sueco classificou como "título muito importante a seguir ao campeonato", pelo que traz ao Benfica como "valor internacional".

Para Schwarz, no jogo de Turim, como nos outros dois com o Rio Ave, o apoio dos adeptos será determinante: "Todos têm de criar uma força para que a equipa vença". Mas os jogadores têm colocar em campo as qualidades que os distinguiram no decorrer da temporada: "Competência, qualidade, sacrifício, humildade e liderança."

Chalana: «Antes de se jogarem as finais é tudo fácil»

Chalana: «Antes de se jogarem as finais é tudo fácil»
ANTIGO JOGADOR OTIMISTA PARA CICLO FINAL
O mês de maio é considerado o "Mês do Coração" e para os benfiquistas esta denominação poderá ter um outro sentido este ano. Com as finais da Taça da Liga frente ao Rio Ave (já na quarta-feira, 7), da Liga Europa, face ao Sevilha (a 14), e da Taça de Portugal, novamente com o Rio Ave (dia 18) e um sempre aliciante clássico com o FC Porto no fecho do campeonato nacional (no próximo sábado), maio não se afigura fácil. Ainda assim, Chalana encara esta fase com otimismo.

"O presidente, os jogadores e todo o staff do Benfica merecem tudo isto, assim como os sócios e os não sócios que gostam do Benfica. Mas antes de se jogarem as finais tudo é fácil... É preciso jogar com presença de querer ganhar e, às vezes, pode-se ganhar de uma maneira ou de outra. O Benfica vai fazer tudo para ganhar", afirmou o antigo jogador dos encarnados à Rádio Renascença.


CTT lançam dois selos em homenagem a Eusébio

CTT lançam dois selos em homenagem a Eusébio
APRESENTAÇÃO MARCADA PARA TERÇA-FEIRA
Vai ser apresentada terça-feira (17h30) no auditório do Museu Cosme Damião, uma emissão filatélica dedicada a Eusébio.

Esta emissão, de homenagem a Eusébio, será composta por dois selos e um bloco filatélico.  Um dos selos será para o correio nacional e o outro para correio dentro do espaço europeu. O primeiro terá uma tiragem de 200 000 exemplares e mostra Eusébio num lance do jogo do Benfica com  o AC Milan em 1963. O segundo de igual reproduz uma imagem de Eusébio num jogo da Seleção.

O bloco filatélico terá como fundo uma imagem de Eusébio a festejar um golo num jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo de 1966. A tiragem desta peça filatélica será de 50 000 exemplares e custraá 2,5 euros.

Na cerimónia estarão presentes Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, Francisco de Lacerda, presidente dos CTT, assim como a mulher e filhas do Pantera Negra.

João Tralhão: “A nossa equipa esteve bastante bem”

João Tralhão: “A nossa equipa esteve bastante bem”

O dérbi de Juniores terminou empatado a uma bola. No final, à Benfica TV, João Tralhão deixou elogios a todos os intervenientes.


“As três equipas estiveram bem. A nossa equipa esteve bastante bem, o Sporting fez um jogo esforçadíssimo e a equipa de arbitragem teve uma atitude fantástica. Foi um jogo limpinho, sem apontamentos. O encontro valeu pela nossa atitude, futebol que praticámos e parabéns às três equipas”, considerou.

João Freitas Pinto:” Não deixámos de assumir o jogo de princípio a fim”

Benfica – Fundão, 6-7 (ap)

João Freitas Pinto:” Não deixámos de assumir o jogo de princípio a fim”

O Futsal do Benfica perdeu a Final da Taça de Portugal por 6-7 (ap) com o Fundão e, em conferência de imprensa, João Freitas Pinto assumiu que o grupo cometeu alguns erros, nomeadamente no capítulo da finalização.


“Foi um jogo muito disputado. Não deixámos de assumir o jogo de princípio a fim. Estivemos ansiosos no jogo e vamos reflectir. Falhámos muito e não podemos falhar. Vamos fazer tudo para que isto não influencie em nada, pois temos um play-off para disputar e temos de ter o mesmo querer e dimensão”, referiu.

Tuco e a Oliveirense: “Dar tudo pela camisola do Benfica”

Em entrevista à Benfica TV

Tuco e a Oliveirense: “Dar tudo pela camisola do Benfica”

Depois do jogo do passado sábado com o Barcelona, a equipa de Hóquei em Patins do Benfica chegou ao final da tarde de domingo a Lisboa. Ainda em Espanha, o jogador Tuco reflectiu sobre o estado de espírito do grupo, que já olha para o jogo da próxima quarta-feira, com a Oliveirense.

“Acho que é sempre difícil estar depois de uma derrota, mas ficou provado que o Benfica está no top do Hóquei em Patins, lutámos até ao fim, não tivemos sorte. Os jogos são equilibrados e os detalhes é que decidem. Demos tudo em pista, cumprimos o que tínhamos para fazer”, começou por analisar, à Benfica TV.

Agora, as atenções estão já viradas para o encontro com a Oliveirense, referente ao Campeonato Nacional. “Estamos a pensar em recuperar e apontar baterias ao jogo de quarta-feira. Aprende-se mais com as derrotas do que as vitórias. Já sofremos outras e levantámo-nos. Saímos mais fortes da Final Four da Liga Europeia. O Campeonato tem tudo em aberto, dependemos de nós e na quarta-feira temos mais uma final como a que jogámos com o Barcelona. Vamos trabalhar e jogar para ganhar”, assegurou.

A receita para o sucesso está bem estudada. “Daqui até ao fim temos a pensar em defender bem, pois acabamos por marcar, porque temos uma equipa unida. O importante é ganhar para continuarmos na frente e na luta pelo Campeonato até à última jornada”, explicou.

Tuco não esqueceu os adeptos e deixou a promessa: “Precisamos do apoio dos adeptos, seja nos jogos em casa ou fora. Sentimos o apoio deles e nós vamos dar tudo pela camisola do Benfica.”


O Benfica – Oliveirense, referente à 26.ª jornada do Campeonato Nacional, está agendado para as 17 horas desta quarta-feira, 7 de Maio.

Salvio prega susto a Jesus

Salvio prega susto a Jesus

BATEU COM BRAÇO ALEIJADO

Salvio pregou um pequeno susto a Jorge Jesus no jogo com o V. Setúbal.


À passagem do minuto 21, El Toto seguia pelo lado direito e foi travado em falta por Dani. O argentino acabou por cair, não evitando que o braço esquerdo, recém-fraturado e protegido por uma espécie de tala semirrígida, embatesse no relvado.


O treinador dos encarnados quase entrou no terreno de jogo, mas logo sossegou ao aperceber-se de que o extremo se encontrava bem.



No final da partida, o sul-americano ainda foi eleito o melhor homem em campo.

Benfica favorito ao "penta" face a estreante Rio Ave

Benfica favorito ao "penta" face a estreante Rio Ave
FINAL É NA QUARTA-FEIRA EM LEIRIA
O Benfica, já campeão nacional, é o grande favorito à conquista da Taça da Liga, na quarta-feira (Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, às 20H30), frente a um Rio Ave em estreia em finais da mais jovem prova do calendário português.

Em Leiria, os encarnados vão ter pela frente a menos "interessante" de três finais em 12 dias, mas uma competição que lhe diz muito, não fossem os "reis" da prova, com quatro triunfos - em outras tantas finais -, em apenas seis edições.

Com as finais da Liga Europa, face ao Sevilha (dia 14), e da Taça de Portugal, novamente com o Rio Ave (18), para disputar, o treinador Jorge Jesus vai, certamente, gerir, o que fez, com sucesso, mesmo no Dragão, com o FC Porto, em toda a competição.

Por seu lado, e também finalista da Taça de Portugal, pela segunda vez, 30 anos depois, o Rio Ave não tem nada a perder, numa final de época que dedicou toda às suas finais, desvalorizando, num ano já histórico, a Liga, na qual segue no 11.º posto.

O trajeto das duas formações foi bem diferente, com o Benfica a ter vários jogos difíceis, logo a abrir no reduto do Nacional e nas meias-finais na casa do FC Porto, ao contrário do Rio Ave, que, feliz no sorteio, jogou três dos quatro encontros em casa e fora só jogou no reduto do secundário Sporting da Covilhã.

A formação encarnada superou Nacional, Gil Vicente e Leixões, na terceira fase, e, nas meias-finais, afastou o FC Porto em pleno Dragão, ao vencer por 4-3 nos penáltis, após 0-0 nos 90 minutos, isto com 10 desde os 31, por expulsão de Steven Vitória. Mesmo com menos um e uma equipa secundária, em vésperas do jogo na casa da Juventus que valeu o passaporte para a final da Liga Europa, o Benfica afastou os portistas, que, poucos dias antes, já havia "arrumado" da Taça de Portugal.

Por seu lado, o Rio Ave levou a melhor sobre Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Sporting da Covilhã, na fase de grupos, e, depois, nas "meias", bateu em casa o Sporting de Braga por 2-1, num embate muito marcado pela arbitragem de Olegário Benquerença.

Embora com trajetos bem diferentes, em termos de resultados as duas equipas chegam à final com números idênticos: três triunfos e apenas um empate, o dos vila-condenses a meio da terceira fase, na receção ao Vitória de Setúbal.

Os dois treinadores têm os respetivos planteis quase na máxima força, mas, se Nuno Espírito Santo apresentará, certamente, o seu onze mais forte, Jorge Jesus deverá poupar alguns elementos, a uma semana de Turim e ainda com novo deslocação ao reduto do FC Porto por efetuar, na I Liga, para cumprir calendário.

Depois de ter ganho o campeonato, o Benfica procura o segundo troféu da época, enquanto os vila-condenses jogam a primeira de duas finais com o objetivo de conquistarem o primeiro grande título da história do clube.

Na Taça da Liga, que sempre acarinhou, o Benfica apresentou, quase sempre, "onzes" compostos por jogadores menos utilizados, mas, em Leiria, deverá, mesmo que com ausências pontuais, jogar com um conjunto com vários habituais titulares.


Jorge Jesus já conquistou a prova em quatro ocasiões, com finais face a Sporting, FC Porto, Gil Vicente e Paços de Ferreira, enquanto Nuno Espírito Santo foi o titular da baliza do FC Porto na final de 2009/10, ganha pelos encarnados (3-0).

Preservar relvado até à Champions

Preservar relvado até à Champions
TAPETE VERDE ESTARÁ TRÊS SEMANAS "DE FÉRIAS"
Com a receção ao V. Setúbal, o Estádio da Luz diz adeus às provas internas esta temporada e só voltará a receber competição no dia 24, na final da Liga dos Campeões, entre Real e Atlético Madrid. O trabalho dos responsáveis encarnados passa agora por preservar um relvado utilizado de forma intensiva esta época, para que daqui a três semanas esteja em perfeitas condições.

Para evitar mais “mazelas” no tapete da Luz, as autoridades cercaram ontem as bancadas antes do apito final, não permitindo assim qualquer tentativa de invasão de campo por parte dos adeptos. Os preparativos para a final da Champions já são, aliás, bem visíveis à volta do estádio, onde várias estruturas de apoio já estão a ser erguidas.