domingo, 12 de janeiro de 2014

Bruno César ansioso por rumar ao Palmeiras

CHUTA CHUTA NA MIRA DO CLUBE PAULISTA

Bruno César ansioso por rumar ao Palmeiras

Depois de uma aventura sem grande sucesso no Al-Ahli Jeddah, o extremo esquerdo Bruno César deverá regressar ao Brasil, para representar o Palmeiras. O interesse é mútuo, faltando apenas o acerto entre os dois clubes, mas o esquerdo está cada vez mais ansioso pelo desfecho positivo.

"Essa possibilidade de o clube esperar outras propostas existe, mas o desfecho tem que ser rápido. O jogador precisa de saber se tem de voltar para a Arábia e o Palmeiras precisa montar a equipa", declarou Marcos Casseb, agente do atleta, ao "Lancenet".

Segundo a imprensa brasileira, Bruno César voltaria ao Brasil a título de empréstimo, depois de ter custado 5,5 milhões ao emblema da Arábia Saudita, comandado pelo português Vítor Pereira.

Palmeiras na Justiça para manter Luis Felipe

DEFESA TERÁ JÁ ASSINADO PELO BENFICA

Palmeiras na Justiça para manter Luis Felipe

O futuro do defesa Luis Felipe, do Palmeiras, será resolvido nos tribunais. Foi esta a decisão tomada pelo Verdão, depois da falta de acordo nas conversas para a renovação contratual. Assim, o jogador já foi afastado do estágio da equipa, depois de ter sido avisado pelo clube.

Na base da discórdia está o contrato assinado no ano passado, tudo por causa de um erro ao digitar o número. Assim, em vez de prolongar o contrato até dezembro de 2014, o jogador prolongaria o contrato até igual mês de 2013... Ora, percebendo a situação, o Palmeiras procurou corrigir o erro, mas o jogador apenas aceitaria renovar caso lhe fosse aumentado o salário, algo que a direção do Palmeiras recusou.

Agora, alegando que tem direito à permanência do jogador até dezembro, o Palmeiras vai em frente com um processo na justiça para evitar perder o seu titular na lateral direita já a partir de março.

Acordo com o Benfica?

No meio disto tudo, a imprensa brasileira garante que o defesa já tem pré-acordo com o Benfica para as próximas quatro temporadas, mas o certo é que Luis Felipe tem de resolver as questões legais antes de se juntar à equipa encarnada na próxima temporada.

Garay: «Foi uma vitória para o Eusébio»

ARGENTINO FEZ O 2-0 FRENTE AO FC PORTO

Garay: «Foi uma vitória para o Eusébio»

Ezequiel Garay estreou-se a marcar em clássicos para a Liga e dedicou o triunfo a Eusébio, que o próprio ajudou a construir, fazendo o 2-0 após Rodrigo ter aberto o marcador.

"Era um jogo muito importante para nós. Foi uma vitória para o Eusébio. Seguramente que em algum lado estará a ver-nos. Ainda falta muito campeonato. Este foi um jogo muito importante, que era importante ganhar, mas ainda há muito pela frente", sustentou, no final da partida, na zona mista.

Cortez: «Acredito que posso voltar à seleção»

DEFESA COM MORAL EM ALTA NO REGRESSO AO 
BRASIL

Cortez: «Acredito que posso voltar à seleção»

Bruno Cortez pode não ter sido bem sucedido na aventura em Portugal, ao serviço do Benfica, mas isso não impediu o defesa esquerdo do São Paulo de regressar ao seu país com o otimismo em alta. Além de admitir querer afirmar-se na equipa paulista, o esquerdino fala até num regresso à canarinha...

"Acredito que posso jogar bem de novo pelo São Paulo e voltar para a seleção brasileira. O Muricy gosta de lateral que apoia o ataque e essa é a minha principal característica. Mas também melhorei bastante a minha forma de defender e estou pronto para ajudar o São Paulo", frisou Cortez, de 26 anos.

Vitória caseira do Benfica sobre o Algés (77-56)

ENCONTRO DA 11.ª JORNADA DO CAMPEONATO
Vitória caseira do Benfica sobre o Algés (77-56)

O Benfica bateu este domingo o Algés, por 77-55, num jogo realizado no Pavilhão da Luz, a contar para a 11.ª jornada do campeonato. Os encarnados tiveram em Jobey Thomas o melhor pontuador, com 18 pontos averbados, apesar de Gentry ter sido o jogador mais valioso do jogo, face aos 12 pontos e 11 ressaltos anotados. Pelo Algés, o internacional português Francisco Jordão marcou 17 pontos e foi o homem em maior evidência.

No outro embate de hoje, o Ovarense foi ao terreno do Maia Basket vencer por 71-58. Cristóvão Cordeiro esteve com mão quente ao marcar 21 pontos.

Com o triundo do Benfica, os pupilos de Carlos Lisboa aproveitaram da melhor forma o desaire do V. Guimarães, na véspera, para cimentar a liderança.

Homenagem arrepiante a Eusébio e Hino (Benfica - Porto 2013/2014)



Bonita homenagem ao nosso querido Eusébio da Silva Ferreira

Clássico - 2º Golo, Garay



Golo de Garay! Depois de não ter marcado um penalty descaradíssimo de Mangala na jogada que antecede o canto que deu origem ao golo o Benfica marca o segundo golo num excelente golpe de cabeça de Ezequiel Garay.

Clássico - 1º Golo, Rodrigo



Fabulosa arrancada de Markovic com assistência açucarada só ao alcance dos predestinados no primeiro golo de Rodrigo diga-se aliás que foi um excelente pontapé.

Destaques: Matic foi o expoente de um colectivo irrepreensível

Benfica – FC Porto, 2-0

Destaques: Matic foi o expoente de um colectivo 

irrepreensível

Com uma exibição de gala para homenagear Eusébio, o Benfica derrotou o FC Porto por 2-0. Rodrigo e Garay marcarm os golos, mas a tarde foi de Matic.

Oblak – O guardião esloveno já leva quatro jogos como titular sem sofrer golos. Com uma espectacular defesa, ainda na primeira parte, a um cruzamento. O guarda-redes saiu a todos os lances destemido e tem transmitido uma enorme confiança a linha defensiva.

Maxi Pereira O uruguaio mostrou toda a raça e conseguiu anular os médios portistas que teve pela frente, Silvestre Varela e Licá, alternadamente. Sem falhas de marcação, ainda conseguiu estar presente em diversas manobras ofensivas.

Luisão – O defesa honrou a sua braçadeira de capitão, com uma exibição marcada pela perfeição na antecipação de todos os lances. A sua liderança na linha recuada permitiu inúmeros foras de jogo à equipa “azul-e-branca” que, com passes longos, procurava espaços nas costas da defesa.

Garay  Tal como o seu colega de sector não permitiu espaços em profundidade ao ataque portista. O argentino entrou para a lista de marcadores com uma espectacular impulsão, respondendo positivamente a canto apontado por Enzo Perez. Acabou por ser substituído aos 85’.

Siqueira – O brasileiro continua a encantar os adeptos. Com um posicionamento fantástico e com uma precisão de passe incrível, o defesa parece, aos poucos, assentar de “pedra e cal” no 11 modelo do plantel orientado por Jorge Jesus. Esteve muito activo no corredor esquerdo, quer a atacar, quer a defender.

Matic – Continua a controlar o “miolo” a seu bel-prazer. Com o sérvio no meio campo existe sempre um comandante que torna eficaz a coesão entre a defesa e o ataque, como que um elo de ligação imprescindível. O centro campista “encarnado” foi protagonista de um dos lances mais caricatos do encontro, onde, aos 53’, depois de cabecear, Mangala colocou a mão à bola. Grande penalidade que ficou por assinalar.

Enzo Perez – Foi graças ao argentino que o meio-campo do Benfica encontrou sempre espaços que permitiam as transições para o ataque. A construção de jogo partia, muitas vezes, dos seus pés e a sua postura incansável anulava inúmeras vezes a posse de bola portista.

Markovic – Arrancadas fulminantes deixaram, por várias vezes, a defesa forasteira em enormes problemas. Uma dessas investidas resultou numa espectacular assistência para o avançado hispânico-brasileiro, Rodrigo, que aproveitou para fuzilar as redes defendidas por Helton.

Gaitán – O médio conseguiu mais uma exibição de luxo. Sempre junto à linha, Gaitán procurou, nos cruzamentos, a maior destabilização na defesa “azul e branca”. Tal como os restantes companheiros de sector procurou sempre a bola e foi uma “ponte” importante entre os três sectores.

Rodrigo – O avançado foi o autor do primeiro golo, aos 12’, com um pontapé indefensável, depois de um passe magnífico do sérvio, Markovic. No segundo tempo, o jogador ainda teve nos seus pés uma oportunidade nítida de golo, porém, não conseguiu bater Helton.

Lima – O brasileiro foi muito irreverente entre a defesa nortenha. Com diversas movimentações no ataque benfiquista, conseguiu abrir espaços para as investidas “encarnadas” rumo à baliza portista.

Jardel – Entrou aos 85’ para o lugar de Garay, não comprometeu.

Ruben Amorim – Entrou para o lugar de Rodrigo. O internacional português conseguiu refrescar o meio campo, porém, não teve tempo para mostrar as suas capacidades.

Um chama imensa que iluminou a Luz (2x0)

Um chama imensa que iluminou a Luz (2x0)

Há equipas de futebol memoráveis. Há jogos marcantes. Até aí, nada de novo. Mas quando são dois rivais que estão em campo, a coisa muda de figura. O que aconteceu na Luz, este domingo, não é irrepetível, é "apenas" inesquecível. Durante hora e meia o futebol português vibrou com duas das suas emblemáticas equipas. A águia voou mais alto, e os benfiquistas com ela. Eusébio, que tantas alegrias deu à nação benfiquista, teve uma homenagem total na Luz (2x0).
Eusébio (sempre) lembrado na Luz
Ainda a (pouca) luz solar iluminava os céus de Lisboa e já se sentia no ar o cheiro a clássico. Por todas as razões e mais algumas um duelo entre Benfica e FC Porto mistura toques de prazer, loucura e dedicação até.
Um clássico encerra sempre espetacularidade e, às vezes, um toque assustador. Espetacular, porque há todo um conjunto de rituais que atingem o esplendor máximo quando pela frente está o rival; mas também assustador pois o resultado final pode ser negativo e com toques de "tortura" à moda do século XVIII. No mundo da bola, tal como na vida, perder para um adversário histórico é sempre "cruel".
Hoje, na Luz, havia emoção, crença, lealdade. Tudo ao rubro mas, desta vez, acrescido com um sentimento de perda por parte da família benfiquista, naquele que foi o primeiro jogo oficial depois do adeus a Eusébio.
Eusébio lembrado na Luz ©Carlos Alberto Costa
Ainda que para um clássico nenhuma das equipas precise de motivação especial (os jogadores querem sempre vencer as partidas, seja em que quadro for e contra qualquer adversário), neste caso, a questão, naturalmente, não foi esta. Tratava-se, sim, de "afastar" os jogadores encarnados, sobretudo eles, de uma carga exterior, exclusivamente emocional.
Desde bem cedo, todos os sentidos foram colocados lá longe, no imaginário de adeptos e artistas da bola, perdidos entre memórias deixadas ficar pela Pantera Negra. Antes do apito inicial, o estádio rendeu-se na homenagem a Eusébio com um minuto de silêncio. Também foi feita uma coreografia com cartazes e uma tarja onde se lia «Eusébio sempre» e, na num dos topos podia ler-se «A tua glória engrandece a nossa história. Obrigado, Eusébio». Durante o minuto de silêncio em memória do Pantera Negra o estádio procurou respeitar a homenagem mas ouviram-se algusn gritos e assobios. Depois, as bancadas berraram pelo seu ídolo: «Tu és o nosso Rei, Eusébio».
Um duelo entre rivais mais não é que poço vivo de recordações e história, onde a ambição do presente vive de mãos dadas com o desejo de vitória. Sempre! O Benfica entrou, por isso, no relvado da Luz com a pressão de querer vencer para prestar homenagem ao Pantera Negra mas também de manter-se na corrida pelo título. Já os portistas chegaram à capital com a intenção de impedir essa comemoração, sabendo também da importância dos três pontos da vitória para as suas aspirações na procura do tetracampeonato.
Rodrigo remata para o golo ©Carlos Alberto Costa
Neste duelo as águias queriam também "vingar" a frustrante derrota em maio último, no Dragão, no jogo que, decisivamente, valeu o título para os portistas. Os dados estavam, pois, lançados para o duelo.
Na distribuição das equipas, Jorge Jesus, a contas com várias ausências por lesão na equipa encarnada, apostou em Nico Gaitán e Rodrigo na frente. Sem abdicar de Enzo Pérez e Matic, Jesus procurou dar consistência aos corredores da defesa com Maxi Pereira e Siqueira. Na baliza, durante a semana, muitos defenderam a continuidade de Jan Oblak, por motivos plausíveis, mas outros defenderam que deveria ser Artur, por razões também compreensíveis. O técnico do Benfica apostou em Oblak.
Do outro lado, sem surpresa, Paulo Fonseca maquilhou o "seu Porto" com o onze de gala. Alex Sandro, que até começou a semana a treinar de forma condicionada, recuperou o seu espaço no lado esquerdo do eixo defensivo. Otamendi avançou para a equipa principal, enquanto que Licá e Varela foram aposta nos corredores doz azuis e brancos. Jackson Martínez, como habitual, foi a referência de área nos tricampeões nacionais. Ricardo Quaresma e Kelvin ficaram no banco de suplentes.
Markovic abriu caminho para Rodrigo "incendiar" a Luz
Oblak foi titular na baliza do Benfica ©Carlos Alberto Costa
O jogo teve um começo intenso com as duas equipas apostadas em marcar cedo uma posição em campo. O Benfica estava, no entanto, por cima. A equipa de Jorge Jesus dominava o meio-campo e ia criando algumas situações de perigo junto das redes de Helton. Seria, porém, o FC Porto a estar perto de abrir o ativo, aos nove minutos; a bola rondou a linha de golo, depois de um cruzamento, mas nenhum dos jogadores dos azuis e brancos acreditou para o desvio.
Com Paulo Fonseca e Jorge Jesus sempre de pé a dar indicações para dentro das quatro linhas, o Benfica iria inaugurar o marcador. Aos 13 minutos, Rodrigo colocou as águias na frente com um forte pontapé, depois de uma assistência de Lazar Markovic; o sérvio pegou na bola, levou tudo e todos na sua frente e assistiu para o golo o avançado encarnado.
O golo do Benfica incendiou as bancadas da Luz que animaram-se ainda mais com a capacidade ofensiva e defensiva da sua equipa. De resto, o conjunto orientado por Jorge Jesus foi sempre superior ao adversário, no primeiro tempo, ganhado muito a bola a meio-campo e aproveitando algumas facilidades concedidas pelo "miolo" azul e branco.
Nos minutos finais da primeira parte o FC Porto carregou em busca do empate mas sem efeitos no marcador. Jan Oblak mostrou-se sempre seguro e atento às investidas dos portistas, tal como o eixo defensivo dos encarnados.
Garay entrou a marcar
Na segundo tempo, o FC Porto procurou o empate e teve, de resto, a primeira oportunidade numa bola parada. Rodrigo fez falta sobre Jackson Martínez na meia-lua. No livre, Carlos Eduardo atirou para defesa segura de Oblak.
Danilo viu dois amarelos e foi expulso ©Carlos Alberto Costa
Mas a partida ia aquecer, e de que maneira, de seguida com o Benfica a reclamar uma grande penalidade. Aos 52 minutos, Mangala toca a bola com o braço dentro da grande área. Artur Soares Dias nada assinalou. Os adeptos e jogadores do Benfica pediam castigo máximo.
«Olé», gritavam os adeptos do Benfica
A Luz era, por esta altura, um palco em "ponto de rebuçado" e "fervia". E mais quente ficou quando, aos 53 minutos, Ezequiel Garay fez o segundo golo para o Benfica. O internacional argentino, na sequência de um canto, atirou para o fundo das redes de Helton. Festa dos adeptos do Benfica.
Perante um FC Porto perdido no Inferno da Luz, Rodrigo podia ter carimbado a vitória encarnada, aos 61 minutos. O avançado das águias apareceu isolado perante Helton mas atirou a bola por cima da trave da baliza portista.
O jogo viveu, nos minutos seguintes, uma quebra no ritmo com Artur Soares Dias, o árbitro, a ser chamado a analisar alguns lances complicados. Um deles ocorreu na grande área do Benfica, aos 74 minutos, quando Danilo sofreu um contacto e caiu. Os dragões pediram grande penalidade, o árbitro entendeu que o brasileiro tentou cavar a falta, dando-lhe o segundo amarelo e a correpondente expulsão.
Desorientado tática e mentalmente em campo, o FC Porto viu-se obrigado a jogar os últimos minutos reduzidos a 10 unidades.
Até final, ouviram-se olés vindos da bancada por parte dos adeptos do Benfica.
A equipa de Jorge Jesus comanda a Liga portuguesa com mais três pontos que o FC Porto e mais dois que o Sporting.

Cartoon JJ


David Luiz: «Tenho a certeza que um dia vou voltar»

NÃO ESCONDE O AMOR QUE TEM PELO BENFICA

David Luiz: «Tenho a certeza que um dia vou voltar»

David Luiz esteve presente no Estádio da Luz para ver o grande clássico, que opôs o Benfica ao FC Porto e culminou com um triunfo do "sua". Sim, o defesa brasileiro que deixou Lisboa para rumar a Londres onde ainda defende as cores do Chelsea, declara que quer regressar aos encarnados.

"Estou feliz com a oportunidade de voltar, vendo a nossa equipa. Tenho acompanhado sempre a equipa, tenho televisão portuguesa em casa. Todos sabem o amor que tenho por este clube", começou por dizer em entrevista à Benfica TV, este domingo.

"Fui muito feliz aqui e serei feliz de novo porque tenho a certeza que um dia vou voltar. Gostava muito de voltar. Sinto o carinho das pessoas daí ter muitas saudades do Benfica. É um prazer estar na nossa casa, que é o Estádio da Luz", concluiu.





Luz vestiu-se de luto


ADEPTOS LEVANTARAM PLACAS NEGRAS

Luz vestiu-se de luto

A larga maioria dos espetadores respeitaram o minuto de silêncio em memória do ex-futebolista Eusébio, antes do clássico entre Benfica e FC Porto, num Estádio da Luz que se vestiu de luto. Antes do início do encontro da 15.ª jornada, apenas um pequeno grupo de adeptos do FC Porto não respeitaram a homenagem, sendo audíveis, na Luz, assobios de outros "dragões" para com esta atitude.


Ainda sem as equipas em campo, os cerca de 60.000 adeptos do Benfica levantaram placas negras, deixando o Estádio de Luz vestido de luto, numa altura em que se viu uma tarja gigantesca em que se lia "Eusébio sempre", além de um símbolo com a cara do "Pantera Negra". Quando as equipas entraram, os adeptos viraram os papéis, deixando o Estádio da Luz vestido de vermelho e branco.






«A homenagem a Eusébio não podia ser diferente» – Luisão

«A homenagem a Eusébio não podia ser diferente» – Luisão





O defesa brasileiro Luisão ficou muito satisfeito pela vitória alcançada, este domingo, frente ao FC Porto na homenagem a Eusébio.

«Foi um grande jogo, com momentos quentes, com os nossos adeptos a fazerem uma festa linda», afirmou Luisão, na flash interview.

O defesa admitiu que não fácil: «Tivemos uma semana difícil, de muita emoção, de muita tristeza e convocámos os adeptos para comparecer para poder retirar mais confiança. Hoje não podia ser diferente a homenagem ao Eusébio.»

«Saída de Matic? Sou sempre o último a saber» – Jorge Jesus

«Saída de Matic? Sou sempre o último a saber» – Jorge Jesus

Numa altura em que surgem sucessivas notícias sobre o possível regresso de Nemanja Matic, o técnico Jorge Jesus assumiu que nada sabe, mas que essa situação também é normal.

«Matic? Como posso responder a isso. Só sei que amanhã ele tem uma gala da FIFA. O treinador só está aqui para treinar e potencializar os jogadores do Benfica. Nessas questões são sempre o último a saber», admitiu Jorge Jesus.

O treinador do Benfica admite que está preparado para todos os cenários: «Nós todos os anos vendemos jogadores e em Portugal todos têm de conviver com essa situação. Se for Matic, tenho de arranjar soluções».

«O Benfica foi de longe melhor do que o FC Porto» – Jorge Jesus

«O Benfica foi de longe melhor do que o FC Porto» – Jorge Jesus

O treinador Jorge Jesus considera que a vitória do Benfica frente ao FC Porto (2-0) não tem contestação e que a equipa demonstrou uma grande maturidade para vencer o clássico.

«O Benfica foi de longe melhor do que o FC Porto. Marcamos dois golos e criamos mais oportunidades por Rodrigo e Enzo Pérez. O FC Porto não teve oportunidades de golo, porque Jackson estava em fora de jogo. Fizemos o 2-0 num canto, mas não fomos compensados pelo lance de andebol de Mangala. A equipa demonstrou grande maturidade tática e jogámos de forma diferente do que contra o Gil Vicente. Fomos uma equipa muito forte», afirmou Jorge Jesus, na flash interview.

Benfica – FC Porto, 2-0: Exibição digna de uma homenagem ao “King”

15.ª jornada do Campeonato

Benfica – FC Porto, 2-0: Exibição digna de uma homenagem ao “King”

Num domingo especial, o Sport Lisboa e Benfica disputou a 15.ª ronda da Liga portuguesa. Diante do FC Porto, triunfo por 2-0, com tentos de Rodrigo e Garay e liderança isolada na tabela classificativa.

Foi um domingo especial, porque foi diferente de todos os outros. Foi o primeiro sem Eusébio no relvado ou na Catedral a puxar e vibrar pelo seu Benfica, foi especial, porque teve o minuto de silêncio mais emocionante já visto num estádio de Futebol, foi especial, porque voltou a assistir-se a um clássico à luz do dia, algo que não se via desde 1998. Na altura, triunfo das “águias” por 3-0.

Típico de um clássico do Campeonato Nacional, as equipas entraram em fase de estudo mútuo, verificando-se, todavia, maior iniciativa por parte dos da casa. Com Matic na recuperação e a sair a jogar pelas alas, o Benfica foi lavando a água ao seu moinho e aos 12 minutos teve o seu prémio. Markovic arrancou num “slalom” impressionante, deixou de bandeja para Rodrigo que rematou de primeira para o primeiro do jogo.

A vencer e com o público a apoiar como num dia sem igual, os comandados por Jorge Jesus foram em busca do segundo e Lima foi o homem dos remates, porém sem a pontaria desejada.

O 1-0 ao intervalo perspectivava uma partida com emoção e foi isso mesmo que aconteceu. Logo aos 48 minutos, o FC Porto teve direito a um livre perigoso que Carlos Eduardo apontou para defesa de Oblak. O Benfica respondeu por Markovic e que obrigou Helton a defesa apertada. Na sequência do pontapé de canto há uma grande penalidade por marcar que Artur Soares Dias fez “vista grossa” a uma mão de Mangala na área.

Na sequência deste lance, o Benfica beneficia de um canto e Garay, nas alturas, fez o 2-0 (53’).

Aliás, a grande penalidade não assinalada teve seguimento minutos depois, com o árbitro a mostrar cartão amarelo a Jackson Martínez quando este deveria ter sido expulso após agressão a Maxi Pereira, à passagem dos 56 minutos.

O rival parecia sem norte e os da casa poderiam ter marcado mais. Rodrigo, isolado perante Helton atirou muito perto da barra e minutos depois num livre apontado por Enzo Perez, Matic saltou mais alto, mas o esférico saiu por cima.

Algum “frisson” na baliza portista punha em sentido a defensiva contrária, que teimava em não conseguir importunar Oblak. Quando chegou, Danilo simulou falta na área, levou cartão amarelo e foi expulso.

Os 62.508 espectadores que foram à Luz viram uma bela exibição do Benfica e uma vitória para dedicar ao “Rei” Eusébio. O Benfica termina a primeira volta na frente da classificação com 36 pontos.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Oblak; Maxi Pereira, Siqueira, Luisão e Garay (Jardel, 83’); Matic, Enzo Perez, Markovic e Gaitán; Rodrigo (Ruben Amorim, 85’) e Lima.

Cartoon do JJ

Cartoon JJ

Jorge Jesus convoca 19 futebolistas para o clássico

Benfica - FC Porto

Jorge Jesus convoca 19 futebolistas para o clássico

O treinador da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, revelou os convocados para o clássico deste domingo, respeitante à 15.ª ronda da Liga portuguesa.

O Benfica - FC Porto está marcado para as 16 horas, no Estádio da Luz.

Lista de convocados:
Guarda-redes - Artur e Oblak;

Defesas - Jardel, Sílvio, Luisão, Garay, Maxi Pereira e Siqueira;

Médios - Djuricic, Matic, Fejsa, Enzo Perez, Ruben Amorim, Gaitán e Sulejmani;

Avançados - Funes Mori, Rodrigo, Lima e Markovic.

Atletismo: Benfica vence Campeonato Nacional de Estrada em Elvas

Em masculinos e femininos

Atletismo: Benfica vence Campeonato Nacional de Estrada em Elvas

O Sport Lisboa e Benfica conquistou, este domingo, o primeiro lugar em masculinos e femininos no Campeonato Nacional de Estrada, em Elvas.

Rui Pedro Silva e Dulce Félix subiram ao primeiro lugar do pódio, em masculinos e femininos enquanto André Pereira foi o melhor classificado na categoria de Juniores.

Benfica B – Beira-Mar, 4-2: Ano novo, vitória do costume no Seixal

24.ª jornada da Segunda Liga

Benfica B – Beira-Mar, 4-2: Ano novo, vitória do costume no Seixal

A equipa B do Sport Lisboa e Benfica disputou, este domingo, a 24.ª jornada da Segunda Liga. Diante do Beira-Mar, a equipa da casa venceu por 4-2, num jogo que se iniciou com um minuto de total silêncio em memória de Eusébio da Silva Ferreira e respeitando em absoluto a vontade da viúva, Flora.

Ainda antes do início da partida, Bernardo Silva recebeu o prémio de melhor jogador do mês de Dezembro na Segunda Liga.

O Caixa Futebol Campus recebeu o primeiro jogo da equipa B em 2014 perante um Beira-Mar que explanou no relvado o que melhor sabe fazer, defender, não saindo da sua zona de conforto a não ser em contra-ataques. O primeiro remate digno desse nome foi efectuado por Lolo aos 12 minutos, mas o primeiro golo foi apontado por Luís Filipe (21’), que converteu com êxito uma grande penalidade feita por Bruno Varela dois minutos antes.

A resposta veio de pronto, com o Benfica B a tomar conta das incidências. O prémio veio aos 27 minutos através do remate de André Gomes, com a bola ainda a ressaltar em Ricardo Dias antes de anichar nas redes contrárias. O jogo estava vivo e o Beira-Mar tentou voltar à vantagem aos 29’ através de André Sousa.

Não marcaram os aveirenses, marcaram os “encarnados”. Bernardo Silva atirou a contar aos 35 minutos após excelente jogada de Urreta. Perto do apito para o descanso, de novo Urreta na assistência e Lolo a ampliar para 3-1.

No reatamento, Luís Filipe bisou e reduziu para 3-2 (46’) e Bernardo Silva respondeu com uma investida pela esquerda, com o remate a sair um tudo-nada ao lado aos 52 minutos.

A vencer por uma bola, o Benfica B tentou o golo da tranquilidade como foi exemplo o disparo de Hélder Costa à passagem do minuto 77 para defesa de Rui Rego.

Na parte final do encontro, Ivan Cavaleiro esteve muito perto do golo, mas desperdiçou ambas quando já estava dentro da área. Hélder Costa, aos 90’+3, completou o 4-2 e colocou justiça no marcador.

O Benfica B soma agora 40 pontos na classificação.

O Sport Lisboa e Benfica B alinha com o seguinte onze: Bruno Varela; João Cancelo, Fábio Cardoso, Lindelöf, Bruno Gaspar (Rudinilson, 90’+2); Rúben Pinto, André Gomes, Bernardo Silva, Urreta (João Teixeira, 80’), Ivan Cavaleiro e Lolo (Hélder Costa, 64’).

Forte apelo para que Eusébio seja honrado no clássico

Forte apelo para que Eusébio seja honrado no clássico






Eusébio Da Silva Ferreira foi homenageado numa tertúlia benfiquista, no restaurante O Barbas, na Costa da Caparica. Quem nela participou teve oportunidade para partilhar testemunhos sobre o King, o Pantera Negra, o melhor jogador do Benfica de todos os tempos e, também, para pedir que o clássico de hoje, nas palavras do bicampeão europeu José Augusto, esteja à altura de Eusébio. 

E o que quer isso dizer? No resumo das palavras dos benfiquistas, que seja um grande jogo e que haja respeito entre os adversários. Palavra a José Augusto: «Espero que seja um encontro à altura daquilo que foi Eusébio enquanto jogador e homem. Que decorra com fair play dentro de campo, com as equipas a tentar ganhar, e que não haja peripécias fora das quatro linhas. Penso que o ambiente estará mais tranquilo, se não ficarei comovido e preocupado.» José Augusto acredita que o pantera negra «jamais será esquecido» e não apenas por ter sido «o melhor jogador de todos os tempos». 

O bicampeão europeu assinala que Eusébio foi «homem humilde e extraordinário», lembrando o «respeito» que teve e mereceu dos adversários. Para José Augusto, «Eusébio é inigualável». 

Os antigos jogadores do Benfica Palmeiro Antunes e Artur Santos do Benfica, os vice-presidentes Domingos Almeida Lima e Rui Gomes da Silva, o vocalista dos UHF, António Manuel Ribeiro, o humorista e animador de rádio Fernando Alvim conversaram sobre Eusébio, numa iniciativa do vereador da Câmara Municipal do Seixal Paulo Edson, já prevista antes do desaparecimento de Eusébio. 

Rui Gomes da Silva, em declarações a A BOLA TV, escolheu duas palavras para descrever o king: «Humildade e alegria. Humildade na entrega, porque sendo o melhor era o que mais lutava e também o que mais festejava e gostava de ganhar.» 

É, justamente, humildade e alegria que mais espera no clássico. Um desejo acompanhado, como sempre, da vitória do Benfica «por muitos».

Estátua de Eusébio desperta atenções no countdown para o clássico

Estátua de Eusébio desperta atenções no countdown para o clássico








Nas horas que antecedem o clássico entre Benfica e FC Porto, marcado para as 16 horas, a estátua de Eusébio está a despertar todas as atenções no Estádio da Luz.

O monumento está já rodeado por uma estrutura em vidro, protegendo os cachecóis e os vários objetos que ali foram colocados de forma espontânea no domingo passado, logo após ter sido conhecida a morte do Pantera Negra.

O local está a ser motivo de autêntica romaria neste domingo, concentrando-se ali todas as atenções dos adeptos nas horas que antecedem o clássico.

Clássico pela liderança

Clássico pela liderança




Das múltiplas variáveis possíveis a partir dos resultados do Estoril-Sporting de ontem e do Benfica-FC Porto de hoje, uma não será concretizada: os leões não serão líderes isolados da liga no final da 15.ª jornada. Quanto muito, serão líderes. Ao lado de Benfica e FC Porto e partir do eventual empate na Luz. Se alguma equipa ganhar o clássico será ela a comandar, isolada, a prova. Quem perder (se perder) será terceiro. 

Há, pois, três possibilidades. Vejamos quais: 

Possibilidade A: o Benfica ganha ao FC Porto. Salta para a liderança com 36 pontos, Sporting segundo com 34, FC Porto terceiro com 33. Será o pior dragão das últimas quatro temporadas e apenas a terceira vez, nos últimos 20 anos, em que as águias lideram a prova à 15.ª jornada. E bom incentivo para quem começou com tantos problemas e já esteve a cinco pontos do FC Porto. Seria recuperar, relativamente aos dragões, oito pontos em 11 jogos. 

Possibilidade B: empate no clássico da Luz. Trio com 34 pontos na frente, Sporting na liderança. Panorama semelhante, neste século, apenas por duas vezes: em 2004/05, FC Porto era primeiro com 29 pontos, Sporting e Benfica estavam nos 2.º e 3.º lugares com 28; em 2008/09, FC Porto comandava com 31 pontos, Benfica e Sporting eram 2.º e 3.º classificados com 30. 

Possibilidade C: FC Porto vence na Luz. Tem sido este o cenário mais frequente na última década. O Benfica ganhou apenas por duas vezes aos dragões em casa para a liga (2005/06 e 2009/10, ambas por 1-0) contra quatro triunfos do FC Porto (2004/05, 2007/08, 2010/11 e 2011/12). Se o FC Porto vencer hoje o Benfica, será líder isolado, o que tem sido normal nas últimas temporadas. Só em 2001/02 (Sporting), 2009/10 (SC Braga), 2010/11 (Benfica) e 2012/13 (Benfica) não era primeiro classificado. 

A impossibilidade. Seja qual for o resultado do clássico, nada ficará decidido quanto ao futuro campeão. Se nada estava decidido, nas últimas duas épocas, quando se atingiu a jornada 25, nada estará hoje decidido. Por outro lado, o clássico pode colocar em cima da mesa, de novo, o futuro dos treinadores. Jorge Jesus e Paulo Fonseca já são criticados pela massa adepta, sê-lo-ão ainda mais em caso de derrota na Luz.

Matic dado como certo no Chelsea a troco de 25 milhões

Matic dado como certo no Chelsea a troco de 25 milhões






O jornal sérvio Zournal e o inglês The Telegraph dão conta da transferência de Nemanja Matic do Benfica para o Chelsea. Segundo os dois meios de comunicação, o acordo estará já fechado e o médio defensivo irá regressar aos blues a troco de 25 milhões de euros.

Matic chegou em 2011/ 2012 aos encarnados envolvido na transferência de David Luiz para Londres. Desde essa altura tornou-se um dos jogadores mais valiosos do plantel às ordens de Jorge Jesus.

Supostamente o médio de 25 anos teria pedido para sair do clube e ter-se-à recusado a integrar a convocatória para o jogo com o Nacional, o que veio a acontecer, sendo a explicação oficial que estaria lesionado.

José Mourinho está especificamente à procura de um médio para o Chelsea depois das lesões de Lampard e Van Ginkel. Outra hipótese veiculada era o antigo dragão Fredy Guarin.

Rodrigo deve despedir-se da Luz



Rodrigo deve despedir-se da Luz


Rodrigo poderá fazer o último jogo pelo Benfica. As negociações entre Benfica e Zenit estão avançadas, a ponto de o internacional sub-21 espanhol poder partir nos próximos dias para nova aventura na carreira, num negócio que pode render 35 milhões de euros para os cofres da SAD, tal como A BOLA deu conta em primeira mão. 

Mais uma razão, pois, para o avançado de 22 anos querer jogar o clássico: uma saída pela porta grande. Tendo em conta o andamento do processo, não se adivinha, pois, que os encarnados arrisquem a utilização de Rodrigo (pelo menos de início) frente ao FC Porto, embora tudo indique que o hispano-brasileiro integre a lista de convocados. 

O número 19 está em dúvida devido a uma entorse no tornozelo esquerdo contraída no jogo frente ao Gil Vicente, mas integrou o estágio e, à hora do jogo, deverá estar completamente recuperado. 

Salvio e Óscar Cardozo são os únicos jogadores indisponíveis por impedimento clínico.

Chelsea aperta o cerco a Matic



CONVERSAS ENTRE ENCARNADOS E BLUES 
INTENSIFICARAM-SE NOS ÚLTIMOS DIAS
Chelsea aperta o cerco a Matic
Nemanja Matic vai mesmo sair do Benfica e o destino do sérvio será a Premier League, segundo informações recolhidas por Record. Até há pouco tempo, o Manchester United liderava a corrida pelo médio, mas nos últimos dias o Chelsea de José Mourinho entrou em ação e está perto de garantir os serviços do camisola 21 das águias para as próximas temporadas.

Capas dos jornais desportivos

Capas dos jornais desportivos de Domingo 12-01/2014