segunda-feira, 12 de maio de 2014

Luisão em entrevista ao site da UEFA: «Sou feliz por liderar Benfica trabalhador»



Luisão feliz por liderar Benfica trabalhador

Luisão capitaneou o Benfica rumo à segunda final consecutiva da Europa League e revelou que "o trabalho desenvolvido diariamente pela equipa" tem sido o segredo do sucesso.

Um ano depois da decepcionante derrota diante do Chelsea FC sofrida em Amesterdão, o SL Benfica está de volta à final da UEFA Europa League e o seu capitão, Luisão, espera conseguir, desta feita, erguer o troféu.

À espera do Benfica na quarta-feira, em Turim, estará o Sevilla FC, no mesmo estádio onde a turma portuguesa afastou a Juventus para garantir um lugar no jogo decisivo desta da presente edição da prova. Luisão, que contribuiu decisivamente para manter a Juve em branco em Turim, depois de ter marcado dois importantes golos no triunfo por 3-1 em casa do Tottenham Hotspur FC, nos oitavos-de-final, falou com o UEFA.com sobre como tem sido liderar rumo à final um Benfica que não sofreu golos em cinco dos oito jogos que esta época disputou na prova.

UEFA.com: Esta é a segunda presença consecutiva do Benfica na final da UEFA Europa League. A que acha que se devem as boas prestações do clube nesta competição?

Luisão: Penso que tudo parte do duro trabalho que desenvolvemos. Não é fácil uma equipa chegar a duas finais seguidas e isso comprova a consistência do nosso trabalho, trabalho esse que é levado a cabo diariamente e que acaba por dar frutos.

UEFA.com: O Benfica conquistou igualmente, de forma brilhante, o título de campeão português. Como foi ter de gerir a campanha nas duas competições?

Luisão: É complicado, mas temos uma equipa de grande qualidade. Assim, sejam quais forem os jogadores a entrar em campo, mantemos os padrões exibicionais e esse tem sido o segredo para ganhar o campeonato e chegar às finais.

UEFA.com: Marcou dois golos em Inglaterra, frente ao Tottenham. Acredito que tenha sido um momento inesquecível para si...

Luisão: Foi, sem dúvida, um grande jogo para mim. Não é fácil marcar um golo, quanto mais dois...Foi mesmo a primeira vez que conseguiu marcar dois golos num só jogo.

UEFA.com: Sabemos que a sua primeira função é fazer tudo para que a equipa não sofra golos, mas o que é mais gratificante: terminar um jogo sem que a equipa sofra golos ou marcar um golo?

Luisão: Pessoalmente, fico mais satisfeito quando defendo bem e não sofremos golos. Foi o que conseguimos fazer frente à Juventus. Por isso posso dizer que só mais feliz a defnder do que a marcar golos.

UEFA.com: Como é ser capitão do Benfica?

Luisão: Trata-se de uma grande responsabilidade, mas é extremamente gratificante. É uma boa responsabilidade para se ter. Desde criança que sempre sonhei em ter um papel importante numa grande equipa e esse sonho torna-se realidade cada vez que entro em campo pelo Benfica.

UEFA.com: Como definiria o seu estilo de liderança?

Luisão: Penso que é um estilo bastante natural. Exijo o máximo de mim mesmo antes de pedir alguma coisa aos outros jogadores.

UEFA.com: Em termos de domínio da arte da posição de defesa-central: pensa que é algo que pode desenvolver-se através dos treinos ou crê que é algo que vem com a experiência?

Luisão: Penso que, em certa medida, chega a ser algo de inato, algo que vem de dentro de nós. Mas, com o tempo e com o treino, percebemos quais os nossos limites e as nossas capacidades. Há que ter a humildade para saber o que se pode alcançar em campo e isso só se desenvolve à medida que vamos adquirindo outra perspectiva do jogo.

UEFA.com: Na sua opinião, qual foi o factor decisivo para o Benfica atingir a final?

Luisão: Na minha perspectiva o fundamental é sempre a ética de trabalho – tanto o trabalho que desenvolvemos na época passada como o trabalho que temos vindo a realizar esta época. Todos nos empenhámos muito dia após dia. Trata-se de uma ética de trabalho baseada na humildade.

UEFA.com: Vamos agora falar um pouco sobre o jogo com a Juventus. Foi uma segunda mão muito complicada, não foi?

Luisão: Foi um grande jogo. Sabíamos que iria ser um duro teste, ainda para mais com o ambiente vivido no estádio. A atmosfera foi fantástica. Foi um jogo difícil e pleno de emoções. Estou muito feliz por termos sido nós a levar a melhor.

UEFA.com: O facto de terem terminado o encontro apenas com nove jogadores em campo conferiu um ainda maior espírito de união à equipa?

Luisão: Penso que o mais importante foi estarmos muito fortes. Acreditamos bastante nas nossas capacidades, respeitamo-nos enquanto futebolistas e temos fé nas capacidades dos nossos colegas. Por isso, quando não temos os 11 homens em campo tornarmo-nos, de certa forma, em jogadores diferentes. Há muitas coisas que fazem de um futebolista melhor jogador e uma delas é saber lidar com a adversidade. Nós mostrámos isso.

UEFA.com: Agora segue-se o Sevilha...

Luisão: Vai ser extremamente difícil. São duas equipas que partilham o mesmo objectivo para esta final. Tudo se decide num jogo e temos muito respeito por eles; sabemos bem que não vamos jogar a final sozinhos.

UEFA.com: Está no Benfica há já mais de dez anos. Já conquistou todos os troféus que há para conquistar a nível interno. O que significaria para si erguer agora um troféu europeu?

Luisão: Nunca pensei muito nisso, mas sem dúvida que conquistar uma competição europeia, o que está ao nosso alcance, porque vamos disputar a final, seria muito especial pois ganhar algo pelo Benfica é sempre especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário