quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Rui Fonte: Wenger não quis, Jesus ainda não apostou, mas Paulo Bento já conta com ele

Rui Fonte: Wenger não quis, Jesus ainda não 
apostou, mas Paulo Bento já conta com ele
Não é certo que figure na lista final de Paulo Bento na próxima sexta-feira, quando forem anunciados os convocados para o pós-Mundial e arranque do apuramento para o Euro 2016, mas não deixa de ser notório que o avançado do Benfica tenha chamado a atenção do selecionador sem sequer chegar à equipa principal das águias.

Rui Fonte colecionou chamadas aos escalões inferiores 
Foi para o Sporting com apenas nove anos. Aí começou no futebol de 7, cumpriu as várias etapas de formação já no de 11, foi ficando e ganhando protagonismo e os golos foram sendo cada vez mais. Até que, no verão de 2006, tinha o avançado 16 anos, Rui Fonte seguiu para o Arsenal, que via nele atributos suficientes para um dia Arsène Wenger o poder aproveitar.

Assinou por três anos, com o acordo estipulado de que, findo esse período, ou renovava e ficava em definitivo nos Gunners, ou voltava para o Sporting. Em Inglaterra cumpriu as duas primeiras épocas nos juniores para, depois, chegar ao plantel principal. Só que, em meia época, só jogou sete minutos, num jogo da Taça da Liga contra o Wigan (3x0), no qual entrou para o lugar de Carlos Vela - Amaurt Bischoff também participou nessa partida.

Foi emprestado em janeiro ao Crystal Palace, onde estava o irmão José Fonte, num negócio de apenas um mês. Acabou por ver o clube prolongar o empréstimo quase até ao fim da época e pagar uma multa de 20 mil libras ao Arsenal para o poder utilizar no último jogo da época, em maio. Dez jogos, zero golos.

O Arsenal decidiu prescindir dos seus serviços e Rui Fonte, com 19 anos, tornou a Alvalade. Sem espaço também nos leões, foi emprestado ao Vitória de Setúbal. Fez 16 jogos nos sadinos, mas não se evidenciou. Nem marcou.

Rui Fonte
Segunda Liga Portuguesa 2014/2015
3 Jogos   225 Minutos
3   0   0   02x

Enquanto ia sendo chamado às seleções jovens (foi mesmo capitão dos sub-21), o avançado tardava em se afirmar nos clubes, mas o Espanyol viu nele potencial e pediu-o emprestado aos leões, que acederam. Fez 10 jogos na La Liga, voltou a não marcar, mas convenceu o clube catalão a adquiri-lo em definitivo na época seguinte.

Aí chegaram finalmente os golos. Três em 22 partidas, várias delas como titular. Continuou na época seguinte, na qual jogou mais 12 jogos, mas a aventura espanhola chegou ao fim. Em janeiro de 2013 rescindiu, assinou no dia seguinte pelo Benfica e começou por ingressar na equipa B.

«Quando ele assinou, o objetivo era jogar alguns jogos na equipa B, ganhar ritmo e passar imediatamente para a equipa principal», explicou o irmão, esta terça-feira, em entrevista ao Sapo Desporto.

Capitaneou uma equipa de sub-21 repleta de jogadores que já despontaram ao mais alto nível
Contra União da Madeira (4x1), na sua estreia pelos encarnados, foi titular mas o azar foi enorme: lesão gravíssima no joelho direito e longa paragem. Na verdade, um calvário de 13 meses!

Voltou em abril deste ano, a tempo de fazer quatro jogos pela equipa secundária dos encarnados e de marcar, na última jornada, contra a equipa B do Marítimo.

Opção para Jesus?
A nova época trouxe um Rui Fonte renovado e com vontade de finalmente explodir, aos 24 anos. Três golos em três jogos na equipa secundária bastaram para chamar a atenção até de Paulo Bento. O selecionador promete novidades para a próxima convocatória e o avançado está nos pré-convocados, mesmo não estando na equipa principal.

E, por falar em formação principal das águias, sobretudo numa altura em que Jorge Jesus continua à espera de um avançado para reforçar o ataque, Rui Fonte poderá ser a solução sem ter que 'sair de casa'? O irmão acredita que sim.

«Aconteceram estas lesões, com muita infelicidade, mas agora está a voltar aquilo que era. Ele não é um jogador que venha de divisões inferiores, tem mais de cinquenta jogos na Liga Espanhola, foi internacional em todas as categorias, é um jogador que tem experiência de ligas competitivas e de jogar a alto nível. Na minha opinião, ele está preparado», opinou, na referida entrevista ao Sapo Desporto.

Eis que Jorge Jesus pode ter aqui, e um pouco sem contar, uma nova fonte para fazer golos...

Sem comentários:

Enviar um comentário