domingo, 20 de outubro de 2013

A minha análise

Ainda o Cinfães X Benfica

A minha análise

Vou começar esta análise falando da imprensa desportiva em Portugal que não perde a oportunidade de deitar abaixo o treinador do Benfica. Já muito se disse e continua a dizer, mas a verdade é que o Benfica e tudo que esteja ligado ao Benfica, seja presidente, treinador, jogadores dirigentes, tudo serve para pôr a máquina jornalística a render muitos euros, à conta do Benfica. Ou por que é o Cardozo, a seguir é o treinador depois é o roupeiro ou o Zé da esquina tudo serve para vender jornais e o Benfica já devia ter aprendido a lidar melhor com esta situação. Costuma-se dizer que a má publicidade também é boa publicidade (isto porque é falado o nome do Benfica) mas eu não concordo. O Benfica tem de aprender a não divulgar cá para fora o que se passa no interior do clube. Todas as conversas que se passam lá dentro não podem no dia a seguir virem escarrapachadas nas primeiras páginas dos jornais. Tem de aprender isso de uma vez por todas. Já chega de tanta mentira e de tanta gente a ganhar dinheiro à conta do nome do nosso clube.

 Falando do jogo da Taça de Portugal onde o Benfica até ganhou com inteira justiça, apraz aqui perguntar se o treinador do Benfica não arriscou demasiado, ao ter posto tantos jogadores da equipa B de início no jogo? Será que foi um risco calculado? Eu estou em crer que sim e para responder com sinceridade a esta pergunta, é um facto que foi um risco mas foi um bom risco! Os jogadores da equipa B precisam destes jogos para se poderem afirmar, pois é nestes jogos, que eles crescem e se fazem grandes até porque são jogos que contêm já uma carga emotiva muito grande pois está uma taça de grande prestígio em disputa e estes jovens precisam disso para poderem crescer como jogadores. 

Jorge Jesus já nos habituou durante o tempo em que está no Benfica, que é uma pessoa que gosta de arriscar. Umas vezes dá certo outras nem tanto. Já o vimos a pôr centrais na esquerda da defesa com maus resultados(como aconteceu no Porto com David Luiz) mas também já nos fez respirar de orgulho quando resolveu meter o Fábio Coentrão na esquerda da defesa e fazendo dele um dos melhores defesas esquerdos da actualidade no futebol mundial. Outra das boas performances de Jesus durante este período em que está no comando do futebol do Benfica foi ter posto um extremo puro como era Enzo Perez e transformá-lo num centro campista ou médio-centro de grande categoria ao ponto de começar a ser convocado para a Selecção das Pampas outra vez e que para mim até rende mais como médio-centro do que propriamente no seu lugar de origem (extremo-direito).

 Ora isto vem ao caso para dizer que o Jorge Jesus é um treinador que gosta de arriscar e o que ele fez em Cinfães para muitos é um risco, mas para mim penso que não. 

Falando caso a caso sobre os jogadores escolhidos, constatamos que não foi um risco assim tão grande, senão vejamos.
Na baliza optou e bem a meu ver por Oblak que é bem melhor que Paulo Lopes e pode vir a ser um dos esteios da baliza do Benfica deixando no banco outra boa promessa como é Bruno Varela. Jogou na defesa com jogadores experientes, apesar de alguns deles terem vindo de lesão como é o caso de Sílvio e ainda não estarem no seu melhor, mas é nestes jogos que eles ganham ritmo e por isso também aí, eu concordo com o Mister ao fazê-lo entrar. No meio da defesa os centrais eram a meu ver os ideais para este jogo; Steven Vitória é um excelente central, para mim é melhor que Jardel e acho que merecia mais chamadas à equipa principal do Benfica. Jardel é aquele jogador que não se aventura muito, mas é um jogador rápido e certinho no desarme que não inventa (porque se inventa dá mau resultado). 

No meio-campo penso que Ruben Amorim esteve bastante mal e Lindeloff ainda bastante envergonhado no seu jogo, mas é um excelente jogador e tem uma grande margem de progressão podendo vir a ser também um bom jogador para a equipa principal. 

Nas faixas estiveram a meu ver os melhores jogadores em campo no jogo de ontem, dois belíssimos executantes, tanto Olá John como Ivan Cavaleiro têm muito para dar ao Benfica. Olá John esteve bastante activo e lutador e quando assim é, é um regalo vê-lo jogar; tem uma excelente técnica e no um para um é quase imbatível. Ivan Cavaleiro penso que vai ser a muito curto prazo um dos melhores extremos do país, é excelente no um para um, tem uma técnica apuradíssima, nunca dá uma bola por perdida, é rápido ou seja tem tudo para ser um caso sério no futebol português e pode sem qualquer ponta de dúvida vir a ser um dos melhores extremos do futebol português.

 Na frente Jorge Jesus optou por Djuricic que toda a gente sabe que é um bom jogador, o problema de Djuricic é que tem pouca raça e ontem viu-se isso demasiadas vezes e isso por vezes estraga aquilo que ele tem de bom que é a técnica e visão de jogo. Foi por diversas vezes visto no jogo contra o Cinfães a perder a bola e a desinteressar-se dela logo a seguir e isso no Benfica não pode acontecer. Penso que lhe falta espírito de luta para singrar no futebol do Benfica, ele na Holanda estava habituado a jogar mais solto e sem tanta marcação. Cá o Djuricic tem marcações mais cerradas e penso que ele ainda não está habituado a ser tão marcado e a ter tão pouco espaço para pensar e elaborar o seu jogo, mas se começar a ser mais lutador e a não virar a cara à luta então aí, é de certeza um jogador a ter em conta. O ponta-de-lança ontem no jogo foi Funes Mori e cabe-me dizer que não gostei da exibição dele. É certo que não está ainda ambientado nem entrosado na equipa, talvez ainda não tenha tido tempo para mostrar tudo o que de bom dizem dele, mas sinceramente não gostei. Falhou en de golos feitos, dois deles a centro de Ivan Cavaleiro que já eram meio-golo quando saíram dos pés do extremo e falhou ambos, mas não foi só isso, acho que lhe falta muita coisa para ser ponta-de-lança do Benfica (Jorge Jesus diz que lhe falta as bases) eu direi que lhe falta muito mais que isso até porque acho que o Nelson Oliveira é bem melhor jogador. Para finalizar, quero afirmar que concordei com a equipa que Jorge Jesus escalou para este jogo e dizer... Força Benfica que ainda vamos bastante a tempo de ganhar tudo aquilo que por tão pouco, nos falhou na época passada.

Jorge Humberto Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário