domingo, 20 de outubro de 2013

Afinal, o que valem estes jovens do Benfica?

Afinal, o que valem estes jovens do Benfica?

Uma análise ao risco corrido por Jesus

Jorge Jesus admitiu ter corrido um risco ao colocar em campo vários jovens e habituais suplentes na Taça de Portugal. O Benfica venceu o Cinfães, do Campeonato Nacional de Séniores, pela margem mínima. Tento solitário de Ola John.

O Maisfutebol escreveu os habituais destaques mas, perante tantas novidades, decidiu alargar a sua análise. Afinal, o que valem estes jovens do Benfica?

Ivan Cavaleiro terá sido, entre as promessas, aquele que mais justificou a aposta. Como Jesus disse no final, o talento do avançado já é conhecido. De qualquer forma, ficou comprovado num teste exigente, não só pela valia do adversário, mas sobretudo perante a responsabilidade de manter o Benfica na Taça de Portugal.

Colocado no flanco direito do ataque, Ivan Cavaleiro começou bem, criando algumas jogadas de entendimento com Djuricic. Na fase inicial do encontro, viu um amarelo ao tentar conquistar uma falta no limite da área. Escusado.

Manteve a bom nível na etapa inicial e regressou da mesma forma, com duas jogadas pelo flanco que abriram caminho para o golo de Ola John. À segunda, bom cruzamento, desvio da defensiva contrária e o holandês a concluir. Com o tempo, foi baixando de produção e falhou uma grande oportunidade, optando pela finta em vez do remate. Quando quis finalizar, perdeu a posição. Má escolha. Em suma, pormenores interessantes mas tem talento para ainda mais.

Na baliza esteve Jan Oblak e o guarda-redes não comprometeu. Desentendeu-se com Sílvio num lance aparentemente inofensivo mas foi a única mancha no seu trabalho. De resto, muita segurança a sair dos postes, importante na fase com mais chuva.

Steven Vitória não é tão jovem mas entra na análise. Exibição pouco convincente. Viu um golo seu ser anulado, por falta sobre o adversário, e nem sempre teve pernas para acompanhar os adversários. Viu um amarelo por isso mesmo. 

A meio-campo esteve Lindelof mas, sinceramente, o jovem sueco foi um erro de casting. Preso de movimentos, inseguro no passe, obrigou Ruben Amorim a trabalho redobrado. Se valer apenas isto, haverá por cento talento nacional com maior capacidade para um desafio desta dimensão. 

Entre os titulares sobra Funes Mori. No final do encontro, Jorge Jesus disse que o argentino fez um excelente jogo. É difícil concordar com a manifestação pública do treinador do Benfica. 

Apresentando-se como unidade mais ofensiva do futebol encarnado, o reforço encarnado lutou bastante, não evitou qualquer duelo e soube jogar a um nível interessante de costas para a baliza. Porém, denotou pouco acerto no capítulo fundamental: a finalização. Teve duas, três oportunidades para marcar mas não o conseguiu fazer. Por isso mesmo, é difícil classificar a sua exibição como muito positiva.

Bernardo Silva, uma grande promessa do Benfica, entrou em campo ao minuto 80. Foi a única substituição de Jorge Jesus, deixando os outros jovens sentados no banco de suplentes até final. O médio de 19 anos denotou entusiasmo, quis carrilar jogo para o ataque mas a formação encarnada, nessa altura do encontro, já apresentava um ritmo baixo, difícil de contrariar.

Sem comentários:

Enviar um comentário