sábado, 8 de fevereiro de 2014

Benfica-Sporting (antevisão): Guerra do Trono

Benfica-Sporting (antevisão): Guerra do Trono 
Águias e leões na luta pela liderança isolada
O dérbi já tem um resultado conhecido: vai ditar a liderança da I Liga 2013/14 no final da 18ª jornada. A Luz serve de palco ao terceiro confronto da época entre Benfica e Sporting, segundo do campeonato e segundo com os encarnados como anfitriões. 
Benfica aproveita melhor os derbies da segunda volta
Das últimas 18 vezes que os dois “grandes” de Lisboa se defrontaram na segunda metade do campeonato, ganhou mais vezes quem ia à frente.
É uma máxima da sabedoria popular do futebol que é sempre recuperada quando é altura de derby entre Sporting e Benfica: nem sempre ganha quem está melhor. E os números das últimas 18 épocas (desde 1995-96, quando a vitória passou a valer três pontos) dão algum fundamento estatístico a esta máxima. Das últimas 18 vezes que os dois “grandes” de Lisboa se defrontaram na segunda metade do campeonato, ganhou mais vezes (7) quem ia à frente, mas também há seis triunfos do que estava atrás (e ainda seis empates). E nestes derbies de segunda volta, são os “encarnados” quem levam vantagem, com oito vitórias, contra cinco do Sporting e igual número de empates.
Em 2013-14, é a formação de Jorge Jesus que enfrenta o jogo de amanhã na Luz com dois pontos de vantagem sobre o “velho” rival. Da última vez que isto aconteceu foi na última jornada da época 1998-99. Já não contava para o título, garantido pelo FC Porto, nem dava para chegar ao segundo lugar, assegurado pelo Boavista. Naquela tarde, na Luz, o Sporting precisava de ganhar para chegar ao terceiro lugar, ao Benfica bastava o empate. Num jogo emocionante, com várias mudanças no marcador, Nuno Gomes, aos 86’, acabou por assegurar o empate (3-3) para a equipa da casa, então orientada por Shéu Han, treinador interino após Graeme Souness ter sido despedido.

Vantagem de apenas um ponto tinha o Sporting em 2006-07 à entrada para a 27.ª jornada. O FC Porto seguia na frente, com quatro de diferença para os “leões” e cinco para as “águias”, e o empate (1-1) no derby acabou por aproximá-los do líder, que perdeu com o Boavista no Bessa. Mas esses pontos acabariam no final por fazer a diferença — o FC Porto seria campeão com um ponto de vantagem sobre o Sporting e dois sobre o Benfica. Em 2008-09, oderby serviu para os rivais ficarem iguais na classificação (37 pontos), com o triunfo dos “leões” em casa por 3-2 à 19.ª ronda. Nesta época, os portistas seriam, mais uma vez campeões, o Sporting ficaria em segundo e o Benfica em terceiro — foi a última vez que a formação de Alvalade terminou o campeonato à frente dos “encarnados”.

Das três vezes que os rivais se defrontaram na segunda volta em igualdade pontual, o Benfica venceu duas e numa dessas épocas seria mesmo campeão. À entrada para a 33.ª jornada de 2004-05, ambos estavam empatados no topo com 61 pontos, e o empate não servia ao Benfica de Giovanni Trapattoni, que havia perdido por 2-1 na primeira volta em Alvalade. Mas um golo de Luisão, aos 83’, muito contestado pelos sportinguistas por alegada falta do brasileiro sobre o guarda-redes Ricardo embalou o Benfica rumo ao título e empurrou o Sporting para um amargo final de época marcado pela derrota na final da Taça UEFA, em Alvalade, contra o CSKA Moscovo, e a perda do segundo lugar para o FC Porto, após derrota caseira com o Nacional.

Nas últimas quatro épocas, Benfica e Sporting têm-se encontrado já com uma larga vantagem benfiquista. Em 2009-10, defrontaram-se à 26.ª jornada, quando o Benfica tinha já 23 pontos de avanço, e essa vantagem aumentou com um triunfo “encarnado” por 2-0 — a diferença pontual no fim do campeonato seria de 28 pontos, favorável ao campeão Benfica. No ano seguinte, os “encarnados” voltaram a vencer por 2-0 à 20.ª jornada, aumentando a diferença pontual para 15 pontos. A última vitória do Sporting sobre o Benfica na segunda volta aconteceu em 2011-12, com um triunfo em casa por 1-0 à 26.ª jornada, que contribuiu para que os “encarnados” perdessem terreno em relação ao futuro campeão FC Porto. Na temporada anterior, a diferença à 26.ª jornada já era de 34 pontos favorável ao Benfica e o seu triunfo por 2-0 só serviu para agravar aquela que seria a pior época da história do Sporting.
Dez curiosidades em torno do dérbiEm caso de vitória, os encarnados fogem na tabela e ficarão com uma diferença de cinco pontos para o rival lisboeta. Em caso de empate, são também as águias que continuarão sozinhas no topo. Uma vitória leonina catapulta o Sporting para o primeiro lugar isolado. O FC Porto joga com o Paços de Ferreira, mas saberá que, qualquer que seja o resultado do dérbi, nunca chegará ao primeiro lugar nesta ronda. 
Na Luz, há uma guerra pelo trono.
O momento:

Benfica - Um dérbi é sempre especial, por isso há dois momentos. O atual e o histórico. Até empatar com o Gil Vicente, o Benfica vinha de uma série de nove jogos sempre a vencer, no total das provas. No meio desse período, chegou à liderança isolada da Liga. Para além disso, não perde desde a visita ao Pireu, frente ao Olympiakos. Assim, a equipa de Jorge Jesus está numa sequência de 16 jogos invictos. Curiosamente, o primeiro encontro desta série foi o dérbi da Taça de Portugal, com o Sporting. Nessas 16 partidas, registou dois empates. Ora, quanto ao momento histórico, os encarnados estão numa série de sete triunfos em casa seguidos sobre o Sporting. Em 13 dérbis, Jorge Jesus venceu 10.
Sporting - Os leões já não vencem na casa do rival desde janeiro de 2006. São nove jogos consecutivos, com dois empates e, como se disse, estão na pior série de sempre em casa do rival, com sete derrotas seguidas. Ainda assim, o Sporting está mais próximo do rival nesta temporada. O resultado/desempenho de Alvalade e a exibição da Luz na presente temporada alimentam expectativa. O leão não perde há 11 jogos oficiais, mas também é verdade que registou três nulos no campeonato, o último deles a desperdiçar a liderança isolada.
Ausências:

Benfica - Salvio e André Almeida lesionados
Sporting - Jefferson lesionado, William Carvalho castigado
Discurso direto:

Jorge Jesus «É um dérbi, ou mesmo que fosse um clássico, e a pressão está sempre dividida. As equipas têm a responsabilidade, pelo seu historial, de jogar sempre para o título. Por mais que se queira fugir desta realidade, não é factual com as exigências, neste caso do Sporting. Ambos têm a pressão de ganhar 
Leonardo Jardim «Quando temos a possibilidade de chegar à liderança existe sempre maior motivação. Mas ao longo destes seis meses, tenho visto que os meus atletas têm uma grande capacidade para se auto-motivarem. Têm tido uma atitude semelhante em todos os jogos, não existem grandes oscilações. Vocês vêm os jogos e os jogadores têm sempre uma atitude positiva, tentam respeitar o emblemas que representam. Não vamos mudar as regras esta semana, mas claro que existe um ambiente diferente para este dérbi. 
Histórico de confrontos:

Há 159 jogos entre as duas equipas na Liga, com 74 vitórias do Benfica e 46 do Sporting. Registo de 39 empates. A maior vitória encarnada em casa é de 7-2, em 1945/46; o maior triunfo visitante do leão é de 4-1, registado em 1939 e 1948. O último 0-0 na Luz aconteceu em 2007, por isso, é expectável que o dérbi tenha golos, até porque apenas 15 dos 292 confrontos entre as duas equipas terminaram em nulo.
Equipas prováveis: 

BENFICA

SPORTING

Sem comentários:

Enviar um comentário