sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Nem Matic nem Enzo na Liga, 45 jogos depois da estreia da dupla

Nem Matic nem Enzo na Liga, 45 jogos depois da estreia da dupla

Jorge Jesus vai ter de remodelar a zona central em Paços de Ferreira

Com Nemanja Matic no Chelsea e Enzo Pérez castigado, o Benfica vai apresentar-se em Paços de Ferreira com um «núcleo central» completamente diferente daquele que tão bem funcionou em 2012/13 e na primeira metade da temporada em curso. Uma situação nova para Jorge Jesus, no que à Liga diz respeito. No campeonato, a dupla jogou partilhou a zona central pela primeira vez a 23 de setembro de 2012, quando o Benfica empatou a duas bolas em Coimbra.
Desde então o Benfica fez 45 jogos para o campeonato, e nunca o treinador benfiquista esteve privado de ambos os jogadores. Contou sempre com um, pelo menos, na zona central do terreno.
Em 27 destes encontros para o campeonato, Jesus contou mesmo com a dupla. Houve ainda mais sete jogos em que partilharam a titularidade, mas com o argentino na ala. Cinco das quais esta época, por força da lesão grave de Salvio e de alguns problemas físicos de Markovic, a dada altura.
Nos restantes onze desafios, jogou apenas um. Mas pelo menos um, ali ao meio. Em cinco ocasiões foi Matic sem Enzo (duas por opção, com o argentino a sair do banco, ainda na fase inicial da mudança para o centro do terreno). Em seis ocasiões foi o argentino a jogar ao meio sem o sérvio, mas isto já contando com os três últimos jogos, depois do regresso de Matic ao Chelsea. Isto na Liga, reforce-se.

Apenas cinco jogos sem ambos, nas restantes provas
Foi em Coimbra que a dupla se juntou pela primeira vez na Liga, mas a estreia em absoluto foi quatro dias antes, em Glasgow. Ainda que nessa visita ao Celtic, para a Liga dos Campeões, Matic e Enzo tenham contado com Aimar à sua frente. Frente a Académica estiveram sozinhos na zona central, já que Jesus apostou em dois avançados.
Se na Liga o técnico encarnado contou sempre com um dos dois jogadores, nas outras competições houve apenas cinco encontros em que não teve nenhum. Mas apenas duas antes da saída de Matic para Londres: a receção à Académica, na época passada, para a Taça da Liga, e a visita em Cinfães, já na presente temporada, para a Taça de Portugal.
Os restantes três jogos sem Matic ou Enzo são mais recentes, já com o sérvio em Inglaterra, pelo que a única «baixa» real é o argentino: Leixões e Gil Vicente para a Taça da Liga e Penafiel para a Taça de Portugal.

Amorim apontado ao «onze»
Com Enzo castigado, Rúben Amorim perfila-se como principal candidato ao lugar no «onze», ao lado de Fejsa.
Curiosamente, foi uma lesão do médio português, frente ao Paços de Ferreira, que «acelerou» a estreia do sérvio de águia ao peito.

Depois disso estiveram juntos em campo em cinco jogos, mas apenas uma foram ambos titulares: frente ao Leixões, na Taça da Liga.

Sem comentários:

Enviar um comentário