terça-feira, 8 de abril de 2014

Agora é oficial: dragão já não vai ser campeão

Agora é oficial: dragão já não vai ser campeão

AFASTAMENTO DA CORRIDA TÃO CEDO SÓ HÁ 38 ANOS

O triunfo do Benfica sobre o Rio Ave acabou com as hipóteses matemáticas de o FC Porto ser campeão. Com 15 pontos de atraso em relação ao líder e apenas quatro jogos pela frente, que representam um total de 12 pontos, os dragões já só podem chegar à segunda posição – e, mesmo nesse caso, precisam de recuperar oito pontos em relação ao Sporting, uma tarefa que não se prevê nada fácil.

Esta situação é inédita em 38 anos. A última vez que o FC Porto tinha ficado matematicamente afastado da luta pelo título com ainda quatro jogos por disputar foi em 1975/76, quando, à passagem da 26.ª jornada de um campeonato de 30, ficou a 10 pontos do então líder Benfica. Como, nessa altura, as vitórias valiam dois pontos, os dragões só poderiam recuperar oito. Acabaram por atrasar-se ainda mais e ficaram no 4.º lugar, a 11 pontos.


O ano de 1976 marca, aliás, a o início do trabalho de Pinto da Costa no departamento de futebol do FC Porto. Depois de ter sido diretor das modalidades amadoras entre 1969 e 1971, Pinto da Costa voltou ao clube em maio de 1976 para mandar no futebol. Desde então, esta será o campeonato nacional que perdeu mais cedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário