sexta-feira, 20 de junho de 2014

Casa do clube em Cabo Verde será realidade em junho de 2015

Casa do clube em Cabo Verde será realidade em junho de 2015
IRÁ SITUAR-SE NO LARGO EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA
A Casa do Benfica em Cabo Verde vai ser uma realidade dentro de um ano, situando-se no Largo Eusébio da Silva Ferreira, na Cidade da Praia, local que começará a ser alvo de reabilitação a partir de setembro próximo.

A confirmação foi feita à agência Lusa, na Cidade da Praia, por Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Benfica para as Casas, Filiais, Delegações e Modalidades, antes da cerimónia de apresentação do projeto na câmara municipal da capital cabo-verdiana.

O projeto enquadra-se na requalificação do largo inaugurado em 2008 na presença de Eusébio, falecido este ano, que transformará em zona pedonal um vasto espaço na Achada de Santo António, junto à capela homónima.

Também à Lusa, o vereador da Cultura da edilidade praiense, António Lopes da Silva ("Tóber"), lembrou tratar-se de uma ideia que surgiu em 2008, durante uma visita do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que veio acompanhado de Eusébio e do também antigo jogador dos encarnados Pedro Mantorras

 "A Casa do Benfica situa-se no Bairro Brasil, o mais populoso e o mais benfiquista de todo o Cabo Verde", salientou Lopes da Silva, indicando que toda a envolvente da obra é fruto de uma parceria público-privada entre a Câmara e a empresa Spencer, no valor de 40 mil contos (cerca de 360 mil euros).

Domingos Lima, por seu lado, indicou que o projeto da Casa do Benfica contemplará uma loja para venda de produtos de merchandising, um restaurante/bar, com esplanada, escritórios e uma sala com televisão e de reuniões, além de instalações sanitárias, tudo dentro de 120 metros quadrados. As paredes exteriores do edifício serão em vidro e nelas será contada a história de Eusébio, com texto e fotografias, com uma réplica da estátua do Pantera Negra defronte da Casa do Benfica, acrescentou Domingos Lima, lembrando que terão de ser cumpridas todas as normas inerentes ao estatuto das diferentes casas benfiquistas espalhadas pelo mundo.

Nesse sentido, alertou, a Casa do Benfica de Cabo Verde terá de ter uma direção, órgãos sociais e de manter uma atividade desportiva, social e cultural e, acima de tudo, respeitar não só a mística como também a "marca Benfica", que é "sinónimo de qualidade". Segundo um responsável da empresa Spencer, responsável pelo projeto, a construção da Casa do Benfica entrará na terceira fase da requalificação do Largo Eusébio da Silva Ferreira, cujas obras deverão começar em janeiro de 2015, quatro meses depois da primeira e segunda fases, devendo estar tudo pronto em junho do mesmo ano.

A apresentação do projeto contou também com a presença do "padrinho" da Casa do Benfica de Cabo Verde, o antigo lateral esquerdo sueco Stefan Schwarz, que jogou nos encarnados entre 1990 e 1994.

Sem comentários:

Enviar um comentário