quarta-feira, 30 de julho de 2014

Será João Teixeira o Manel de Jesus?

Será João Teixeira o Manel de Jesus?
Após a saída de Nemanja Matic do Benfica para o Chelsea, o treinador dos encarnados disse não ter ficado surpreendido com a saída do sérvio. Jorge Jesus salientava ainda que não jogando Matic, jogaria «o Manel». Nesta pré-época, João Teixeira tem sido aposta do treinador. Afinal, será o médio formado na Luz o Manel que os benfiquistas procuram? 

«O João Teixeira pode ainda render mais»

Foi isso que o zerozero.pt tentou perceber junto de quem conhece bem o jogador de 20 anos. Desde logo uma certeza, «Matic é Matic», disse ao nosso jornal Luís Norton de Matos, técnico que trabalhou na Luz com João Teixeira.
«O João é um jogador com filosofia de jogo à Benfica, que cimentou isso muito bem na equipa B. Tem enorme potencial e bagagem competitiva. Como junior também já participava nos escalões superiores. Subiu degraus a pouco e pouco, num processo competitivo que foi acontecendo», afirmou Norton de Matos, antigo treinador de João Teixeira no Benfica.
João Teixeira ao serviço do Benfica nesta pré-época 
O técnico deixou ainda a certeza de que «bem enquadrado na equipa do Benfica poderá ser uma boa solução». 
João Teixeira tem 20 anos e nesta fase, Jorge Jesus vai testando várias soluções para o miolo dos campeões nacionais. Sem o lesionado Fejsa e enquanto não regressa em pleno Enzo Pérez, que até pode deixar a Luz, João Teixeira vai "colhendo frutos" do que foi "semeando" nos relvados do Seixal onde fez a sua formação.
João Teixeira «é bom jogador, tem qualidade» mas «pode dar ainda mais», avisa Norton de Matos.

Norton de Matos chama a atenção também para Lindelöf

No entanto, a comparação com Matic continua bem presente na Luz para qualquer médio que apareça. O treinador prefere não comparar João Teixeira com o internacional sérvio.
«São bastante diferentes. O Matic, pelo seu gabarito, classe e inteligência, é muito difícil de comparar com qualquer outro jogador no Mundo. Fazer uma comparação do João com o Matic não será favorável para o João. O João não tem tanto poder físico como o Matic. Para isso têm lá o Lindelöf», esclareceu.
Joao Teixeira chegou ao Benfica em 2005 e, desde cedo, mostrou qualidades para que os responsáveis do Benfica lhe dessem uma oportunidade de ficar entre os "muros" encarnados.
«É bom no passe curto, longo, lateralizado», explica Norton de Matos que ao traçar o raio x de João Teixeira afirmou ainda que o médio joga melhor num sistema de dois médios mais recuados.
«Ele joga melhor em duplo pivot. Na minha opinião, ele jogará sempre melhor com outro companheiro no meio campo. Atualmente, não o vejo com capacidade de choque e leitura de jogo aéreo para jogar sozinho», destacou, não entrando ainda em comparação com William Carvalho.
«Se comparar a William Carvalho, do Sporting, e Matic, estamos a comparar com jogadores mais fortes no choque, no duelo. O João tem outro perfume e outra rentabilidade, se jogar apoiado no meio campo.»
A finalizar, Norton de Matos deixou ainda elogios para as equipas B dos clubes.
«A vocação da equipa B é dar minutos também a jogadores em idade de juniores. De forma natural é um jogador que fez grandes progressos», explicou.
A verdade é que João Teixeira convive, por estes dias, com o plantel de Jorge Jesus e é com o simbolo de campeão nacional que vai alinhando dia após dia, tentando voar nas asas da nova águia.

Sem comentários:

Enviar um comentário