quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Eusébio e José Augusto recordaram Lev Yashin

Jogador soviético

Eusébio e José Augusto recordaram Lev Yashin

No âmbito de um documentário de homenagem ao malogrado jogador soviético, as glórias benfiquistas, José Augusto e Eusébio da Silva Ferreira, recordaram o guarda-redes falecido a 21 de Março de 1990. 

Participou em três fases finais do Campeonato do Mundo: 1958, 1962 e 1966. Neste último, a União Soviética chegou às meias-finais graças às suas fabulosas defesas. Para os portugueses, o guarda-redes russo ficará ligado à famosa imagem em que Eusébio fez um gesto de consolação a Yashin, depois de ter marcado o primeiro golo. “Lembro-me que quando chegou o momento da marcação da grande penalidade frente à Rússia, o Yashin chamou-me e perguntou-me para que lado ia mandar a bola, disse-lhe mas ele pensava que o estava a enganar. Mas não engano os meus amigos e marquei para onde lhe tinha dito”, lembrou o “Pantera Negra”.

Foi em 1963, em Inglaterra, que começou esta amizade: “Tínhamos uma boa relação, mas, com pena, não sabíamos a língua um do outro, mas trocávamos comunicávamos por gestos e tentávamos falar em espanhol. Era fantástico”, recordou, acrescentando a admiração que tinha pelo guardião: “Ainda hoje está no meu coração. É um grande amigo que perdi e era um grande guarda-redes.” 

Também para José Augusto, o Mundial de 66 jamais será esquecido. “Na história e para a história da minha carreira seria um orgulho ter marcado um golo ao Yashin. Não consegui mas assisti o meu colega Torres para marcar”, recordou.

Juntos em 64, num encontro particular entre a Dinamarca e selecção de jogadores escolhidos pela FIFA, os laços fortaleceram-se. “Passámos cerca de quatro dias em conjunto, treinámos e construímos, eu e o Eusébio, uma amizade com o Yashin”, disse.

Nem José Augusto escondeu a admiração por Yashin. “É um homem simples e que dava o exemplo na baliza e foi considerado durante várias décadas o melhor guarda-redes do Mundo. Sinto admiração e saudade”, concluiu.

Eusébio e José Augusto foram convidados a ir a Moscovo aquando da inauguração do estádio Lev Yashin, agendada para 2017, na Rússia.

Sem comentários:

Enviar um comentário