quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Benfica é o 15.º clube mais valioso do mundo

O Benfica foi quem mais posições subiu, quatro, no top 20 dos clubes mais valiosos do Mundo e Jorge Jesus continua a ser o treinador mais bem pago da Liga portuguesa, e o segundo treinador português melhor remunerado. 

As conclusões foram apresentadas ontem nos estudos da Pluri Consultoria, empresa brasileira especializada na avaliação de mercados no âmbito desportivo, e que anualmente publica os resultados. 

O clube da Luz, que em 2012 estava em 19.º, subiu no ano que agora encerra para 15.º, posicionando-se à frente de clubes como o Inter de Milão, Mónaco, Zenit, AC Milan ou FC Porto. Os portistas, ressalve-se, estavam à frente dos encarnados em 2012, em 18.º, passaram este ano para o último lugar do top 20. 

O estudo, que tem por base apenas a análise ao valor de mercado dos planteis, «não incluindo os valores das marcas, nem qualquer outro tipo de ativos tangíveis ou intangíveis», como refere Fernando Ferreira, economista autor do trabalho, atribui ao Benfica um plantel com valor de marcado na ordem dos 248,3 milhões de euros, tendo subido 39,4 por cento relativamente ao ano anterior. Refere ainda que o valor médio por jogador à disposição de Jorge Jesus é de 7,8 milhões de euros. 

Para esta análise e subida no ranking muito terá contribuído a boa prestação do Benfica na Liga Europa, na última época, tendo chegado até à final de Amesterdão, onde perdeu com o Chelsea, bem como a aquisição de várias jovens promessas do futebol europeu, como Markovic, Djuricic ou Sulejmani.

Sem comentários:

Enviar um comentário