terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Domingos Soares de Oliveira aponta aos 300 mil assinantes

Projecção a um ano
Domingos Soares de Oliveira aponta aos 300 mil assinantes
O administrador da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, Domingos Soares de Oliveira, concedeu, esta terça-feira, por altura do quinto aniversário da Benfica TV, uma entrevista exclusiva, onde admitiu que não esperava uma ascensão meteórica do Canal do Clube.

“Honestamente não tínhamos perspectivado uma evolução da Benfica TV como veio a acontecer ao cabo de cinco anos. Quando criámos a Benfica TV era com o objectivo de ser um Canal de Clube com três objectivos: o primeiro era dar, em primeira mão, toda a informação sobre tudo o que é o Benfica, o segundo era fomentar o benfiquismo e o terceiro objectivo era o entretenimento. Nesse processo inicial, a palavra-chave era dinamizar a actividade Benfica. Hoje é um projecto que nada tem a ver com o que desenhámos”, assumiu e adiantou: “Não falo em 2008, porque a primeira vez que falámos em Benfica TV foi em 2005, mas precisámos de tempo para arranjar os meios para o projecto.”

A Benfica TV inovou ao ser o primeiro Canal de Clube a ter os próprios direitos desportivos dos jogos da sua equipa de Futebol. “Há um factor importantíssimo que tem a ver com o sentimento entre os benfiquistas acerca de uma eventual continuidade com a Olivedesportos e os jogos continuarem a ser explorados pela Sport TV. Os benfiquistas eram desfavoráveis a esse facto. Depois há o passo decisivo que é, quando foi apresentada a proposta financeira, o plenário dos Órgãos Sociais, a Direcção e a Administração da SAD decidem não aceitar a proposta. Isso obrigou-nos a pensar num projecto alternativo e a partir daí desenvolvem-se todos os mecanismos necessários para implementação de um modelo diferente”, observou.

Domingos Soares de Oliveira admitiu ver a Benfica TV e revelou quando: “Consigo ver a Benfica TV quando chego a casa e isso não é cedo e não há fim-de-semana nenhum que não veja a Benfica TV. Não tenho tempo para ver os programas durante as horas de serviço, mas ao final do dia tenho tempo.”

Os jogos de Futebol são as preferências do administrador da SAD benfiquista. “Naturalmente, o Futebol seja do Benfica nos diversos escalões à Liga inglesa. Há coisas que gosto menos. Tenho menos disponibilidade para ver os debates que dão na Benfica TV é menor do que para ver Futebol. No final do dia ou ao fim-de-semana quero é entretenimento”, admitiu.

O número correcto de assinantes do Canal também não foi escondido. “Ultrapassou o mês passado os 230 mil assinantes e mantém uma perspectiva de crescimento interessante. Se olharmos o plano inicial da Benfica TV vemos que atingimos nos primeiros três meses o que tínhamos delineado para o primeiro ano e isso é claramente positivo. A evolução ao longo da época dependerá de factores como o crescimento da componente desportiva e a possibilidade de acrescentarmos outros conteúdos à Benfica TV”, atentou.

Com o plano inicial ultrapassado, seguem-se novas metas: “O plano era chegar aos 200 mil até ao final do ano e depois manter o crescimento. Desenhámos o nosso crescimento tendo em conta o que a MEO teve nos primeiros três meses de actividade. Daqui por um ano desejamos estar perto dos 300 mil assinantes.”

Candidatura formal para que aconteça

Domingos S. Oliveira: “A breve trecho vamos ter dois canais”

Na entrevista à Benfica TV, Domingos Soares de Oliveira, de forma inevitável, falou sobre a Premier League, mas começou por explicar outra matéria: a questão dos dois Canais ou a falta deles.

“Estamos a fazer um segundo Canal porque temos conteúdos internacionais, mas que só comprámos os direitos para Portugal e temos acordos de distribuição a nível internacional com vários países. A Benfica TV hoje está disponível em Angola, Moçambique, Estados Unidos, França, Bélgica… Enfim, um conjunto alargado de países. Decidimos fazer uma distribuição dos diversos conteúdos entre dois canais. Esta é a fase em que estamos: uma emissão internacional com conteúdos Benfica e outra, nacional com conteúdos para além do que é Benfica. A breve trecho vamos apresentar uma candidatura formal para os dois canais e aí já poderemos utilizar o nome Benfica TV 1 e Benfica TV 2”, escalpelizou.

Instado a comentar se a Premier Legue dá lucro, o administrador da SAD defendeu: “O negócio tem de ser visto no seu bolo completo. Não consigo fazer uma associação directa das receitas que são proporcionadas só pela Liga inglesa. O que temos de ver é se o negócio todo da Benfica TV dentro do modelo financeiro que estava desenhado corresponde ou não ao nosso plano. Hoje ultrapassa as verbas que tínhamos perspectivado inicialmente.”

Domingos Soares de Oliveira não revelou, directamente, o valor pago para se ter o Campeonato inglês na Benfica TV, mas levantou uma ponta do véu. “Não publicitámos directamente, mas como referi é um pouco acima do que seria pagar os 15 jogos da equipa mais pequena que disputa o Campeonato Nacional. Como se sabe, essas equipas recebem cerca de dois milhões de euros. Se verificarmos, hoje temos um conjunto razoável de não benfiquistas que aderiram à Benfica TV, não só pelos jogos do Benfica, mas pelos conteúdos da Liga inglesa”, lembrou.

E prosseguiu: “Não temos, mas conheço uma série de adeptos que não são do Benfica, mas, para poderem ter acesso à Premier League, aderiram à Benfica TV. Isto significa que, conseguindo o telespectador pelo seu apreço pelo Futebol vencer a barreira da clubite aguda, as pessoas conseguem aderir à Benfica TV porque a qualidade das suas emissões em nada fica a dever a qualquer canal de Desporto nacional ou internacional.”

A Premier League vai ser transmitida pela Benfica TV até 2016 e para já não é altura de tratar da renovação do conteúdo. “O acordo é por três anos e nesta primeira fase vai até 2016. Ainda é cedo para negociar, mas temos contactos regulares e eles estão satisfeitos com a promoção que temos feito da Liga inglesa e com o acordo que assinaram”, garantiu.

O sucesso do Canal do Clube junto de adeptos de outros clubes também foi explicado: “Vencida a primeira fase que é a da qualidade, seja em termos técnicos, seja em termos de transparência das emissões feitas, as pessoas mesmo que não sejam adeptas do Clube vão aderir, gradualmente e em maior número, à Benfica TV.”

O administrador da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD frisou como foi ganho o negócio ao canal concorrente. “Quando entramos num mercado que é dominado por um ‘player’, isso tem inconvenientes que é o facto de a maioria dos detentores dos conteúdos internacionais estão habituados a trabalhar com esse ‘player’, mas há vantagens como é o benefício do efeito-cansaço que existe. As pessoas acreditaram nas projecções que fizemos como foi o caso da Liga inglesa e quando assinámos o contrato já era importante ter o Brasileirão e a MLS”, apontou.

Sem comentários:

Enviar um comentário