quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Águias no Restelo poupam relvado para o ‘derby’

Águias no Restelo poupam relvado para o ‘derby’


O Benfica-Gil Vicente, último jogo da fase de grupos da Taça da Liga, do próximo sábado, será jogado pelos encarnados em casa emprestada, no Estádio do Restelo, palco de um dos clubes históricos de Portugal, o Belenenses. 

A mudança de local explica-se com o «tratamento de choque» que o relvado do Estádio da Luz está a ser alvo desde o início desta semana, em virtude do mau estado verificado apenas quatro jogos após a colocação do novo tapete na recinto encarnado. Ou seja, a próxima partida no relvado da Luz será o derby com o Sporting, dia 9 de fevereiro. A empresa responsável pelo tratamento do relvado terá, assim, três semanas para colocar o piso em bom estado.

O engenheiro Manuel Pedro Melo, da RED, empresa que colocou e faz a manutenção do tapete verde, explicou a A BOLA que o mau estado atual se deve às condições climatéricas. «Há um imprevisto provocado pelas condições climatéricas, condições horríveis do tempo. Se não chovesse tanto tínhamos tempo para fazer este trabalho diluído no tempo. Sem este jogo do fim de semana permite-nos fazer um trabalho mais completo: colocação de areia junto com a aplicação de agentes que estimulam o crescimento das raízes», explicou.

O Benfica volta, assim, a jogar fora de casa na condição de anfitrião. A última vez que isso aconteceu foi em 19 de outubro de 2003, no Estádio Nacional e o adversário o Gil Vicente, curiosamente a mesma equipa com quem as águias jogam este sábado. A equipa era então orientada por José Antonio Camacho e as águias venceram por 2-1. Foi o último desafio disputado no espaço temporal em que foi construído o novo estádio da Luz, entre 2003 e 2004, em que a turma benfiquista efetuou oito jogos seguidos, na condição de visitado, em palco emprestado: seis jogos da Liga e dois de provas europeias, sendo estes disputados no Estádio do Bessa, no Porto (Lazio, na pré-eliminatória de acesso à Champions; e La Louvière, da Taça UEFA). O saldo não se pode dizer que foi positivo: quatro vitórias, dois empates e duas derrotas (Lazio e o derby com o Sporting). 

O bom relacionamento com a Direção do Belenenses e a proximidade do Estádio do Restelo levaram os encarnados a optar pela mudança num jogo inserido numa prova em que as águias até já estão apuradas para as meias finais. Daí que a previsível aposta em jovens da equipa B possa constituir aliciante para um sábado de jogo com vista para o Tejo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário