terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Partidos políticos querem Eusébio no Panteão Nacional

BE, PS, CDS-PP e PSD

Partidos políticos querem Eusébio no Panteão Nacional

Os vários quadrantes políticos, desde os partidos que apoiam o Governo até ao Bloco de Esquerda passando pelo PS, já se mostraram favoráveis a que o Parlamento discuta sobre a possibilidade de "Honras de Panteão" para Eusébio da Silva Ferreira. A proposta vai ser analisada pelo conselho de líderes e requer a promulgação do Presidente da Republica.

O Bloco de Esquerda foi o primeiro a acompanhar a ideia de os restos mortais de Eusébio, que morreu no domingo, serem depositados no Panteão Nacional. Segundo o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, “será unânime esse reconhecimento”.

O Partido Socialista solicitou à presidente da Assembleia da República que agende a discussão sobre a trasladação dos restos mortais de Eusébio já na próxima conferência de líderes. No pedido de agendamento, assinado pelo Presidente do Grupo Parlamentar, Alberto Martins, o PS refere que a morte de Eusébio da Silva Ferreira “provocou uma grande consternação nacional e de homenagem pela sua dimensão de desportista ímpar e de referência internacional de Portugal e da Lusofonia. Têm sido suscitadas, como reconhecimento, as honras do Panteão Nacional e a deposição nele dos seus restos mortais. A concessão das honras do Panteão é da competência exclusiva da Assembleia da República”, refere Alberto Martins, solicitando o “agendamento desta matéria em próxima conferência de líderes”.

Do lado do CDS-PP, o líder parlamentar, Nuno Magalhães, considerou que o papel de Eusébio na promoção do nome de Portugal justifica a transladação para o Panteão Nacional, defendendo que este deve sérum dos temas discutidos na próxima conferência de líderes. "Na nossa opinião, tendo em atenção o papel que Eusébio da Silva Ferreira teve na promoção do nome de Portugal, as alegrias e o orgulho que deu aos portugueses e, sendo qualificado e bem por pessoas de diferentes quadrantes como "um símbolo nacional, naturalmente que se justifica que seja trasladado para o Panteão Nacional", afirmou.

Também o grupo parlamentar do PSD defende que Eusébio merece as honras do Panteão Nacional. "No grupo parlamentar do PSD não temos dúvidas de que Eusébio merece as honras do Panteão Nacional e não deixaremos de propor que o mesmo lhe seja concedido daqui a um ano, nos termos da lei", afirma Luís Montenegro, líder da bancada social-democrata.

No PCP, o vice-presidente do grupo parlamentar, António Filipe, manifestou esta segunda-feira receptividade quanto à possibilidade de os restos mortais de Eusébio serem depositados no Panteão Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário