terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

João Tralhão: «Querem afirmar-se ante grandes clubes»

João Tralhão: «Querem afirmar-se ante grandes clubes»
DESTACA PAPEL DA PROVA NA EVOLUÇÃO DOS JUNIORES

Com quatro vitórias e dois empates, o Benfica foi uma das equipas que mais se destacou na fase de grupos da primeira edição da Liga Europa Jovem, prova que João Tralhão, treinador da equipa de juniores do conjunto da luz, considera fundamental na formação de jogadores.


“É importante incutir este nível competitivo aos jovens cada vez mais cedo. Além disso, num país em que as grandes decisões só acontecem a partir de fevereiro, esta prova obriga-nos a estar num forte nível competitivo desde o início da época”, salienta o treinador de 33 anos, que defende ser uma competição que também aumenta os níveis motivacionais: “Os nossos jogadores motivam-se para todos os jogos, mas considero que esta é uma competição que cria um estímulo diferente. Estes jovens têm uma ambição muito grande e querem afirmar-se ante grandes clubes”.


No sucesso benfiquista, destaca-se Rochinha que no final da 1.ª fase liderava a lista de melhores marcadores e de assistências. No entanto, João Tralhão prefere destacar o coletivo.


“A equipa esteve no seu melhor e cada jogador foi importante no seu papel. Fico muito satisfeito por um jogador nosso estar na lista de melhores marcadores, mas isso aconteceu porque toda a equipa trabalhou para isso e quando o todo resulta é mais fácil haver destaques individuais”, defendeu o técnico que não esconde o orgulho na prestação da equipa que orienta: “Mostrámos o nossos valor, realizámos boas exibições e conseguimos bons resultados frente a óptimas equipas”.


Cauteloso


O Benfica discute o acesso aos quartos-de-final, no próximo dia 26, frente ao Áustria de Viena, mas João Tralhão está consciente das dificuldades.


“Queremos vencer, mas sabemos que vamos defrontar uma excelente equipa, com jogadores de grande qualidade e que surpreendeu muita gente”, assume, num discurso prudente, tal como acontece, quando confrontado com os objetivos da equipa na competição: “A nossa ambição a partir do momento em que ultrapassámos o primeiro objetivo – a fase de grupos –, passa a ser ultrapassar o Áustria. Se conseguirmos, depois ligue-me e eu dir-lhe-ei qual é o próximo.”


Benfica mantém sonho de conquistar a Europa
ÁUSTRIA DE VIENA É O ADVERSÁRIO NOS "OITAVOS"
A equipa júnior do Barcelona recebe hoje o Copenhaga, no jogo que marca o arranque dos oitavos-de-final da Liga Jovem da UEFA, prova que ainda conta com um representante nacional: o Benfica.

Depois de ter realizado uma excelente fase de grupos – na qual somou quatro vitórias e dois empates –, o Benfica volta a entrar em campo no próximo dia 26, na receção ao Áustria de Viena. O conjunto orientado por João Tralhão mantém o sonho de conquistar a Europa, sendo para tal obrigatório ultrapassar a formação austríaca que relegou o FC Porto para 3.º lugar do Grupo G. Os dragões limitaram-se ao terceiro posto, ficando pelo caminho num grupo liderado pelos espanhóis do Atlético Madrid.

O trunfo. Para a boa prestação dos encarnados na fase de grupos – só o Chelsea (18) e Barcelona (16) conseguiram mais pontos do que o Benfica (14) –, muito contou a pontaria do médio-ofensivo Rochinha que marcou 5 dos 15 golos das águias na competição.

Aliás, o jogador português faz parte do leque de jogadores que lideram a lista de artilheiros da competição.

O jogador, de 19 anos, que assinou recentemente contrato profissional com o Benfica – com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros –, vai continuar a ser uma das apostas do técnico benfiquista. Rochinha é um dos sete jogadores que participaram em todos os encontros do Benfica na prova, na qual, além dos golos marcados, contribuiu ainda com três assistências.

NÚMEROS

27 - faltas sofridas pelo médio Toni Gradinaru (Steua). O romeno é o mais castigado da prova

16 - remates enquadrados de André Silva. O avançado do FC Porto foi o que acertou mais na baliza, mas só fez 4 golos

13 - foras-de-jogo assinalados a Islam Feruz. O avançado do Chelsea foi o jogador mais vezes apanhado adiantado

5 - cartões amarelos vistos por Ricardo Tavares. O defesa-central que o FC Porto contratou ao Sporting destacou-se neste particular

Marcos Lopes espreita "quartos"
PODE CRUZAR-SE COM AS ÁGUIAS NA PRÓXIMA FASE

Um dos jogadores em maior destaque nesta Liga Jovem da UEFA tem sido Marcos Lopes, avançado do Manchester City. O internacional português sub-17 leva já 5 golos marcados em 350 minutos – é superado apenas por El Haddadi (Barcelona) por escassos 6’ – e pode reencontrar o Benfica nos “quartos”.

O jogador chegou à Luz em 2006, oriundo do Poiares, onde começou a destacar-se no futebol de 7. Marcos Lopes passou cinco temporadas de águia ao peito, sagrando-se campeão nacional de iniciados (2009/10) e de juvenis (2010/11), equipa em que se assumiu como um dos melhores elementos.

Despertou a cobiça dos ingleses – que pagaram os direitos de formação do jovem – e não perdeu tempo a mostrar toda a sua qualidade. Na última época, os adeptos dos citizens elegeram-no o melhor jogador de todos os escalões de formação do clube. Além disso, tornou-se o mais novo de sempre a marcar em jogos oficiais do City e, nesta temporada, tem brilhado na Liga Jovem da UEFA:fez um hat trick frente ao Bayern de Munique e bisou com o Plzen.

Ídolo

Marcos Lopes nasceu no Brasil, mas veio para Portugal com quatro anos. O sangue brasileiro teve influência na escolha de Ronaldinho Gaúcho como referência.

Sem comentários:

Enviar um comentário