terça-feira, 3 de junho de 2014

Bayern Munique é o clube mais representado no Mundial

Bayern Munique é o clube mais representado no Mundial

A poucos dias do arranque do Campeonato do Mundo de selecções já é possível fazer as contas e perceber quais os clubes mais representados na prova canarinha. Nesta análise são considerados os clubes que os jogadores representaram até esta temporada 2013/2014. No caso de atletas que já se tenham transferido para outros emblemas/outros campeonatos ainda são analisados face ao seu anterior clube/Liga.

A avaliar pela convocatórias das 32 selecções, o Bayern Munique é o clube que mais jogadores "empresta" ao Mundial a par do Manchester United. Ao todo, os bávaros e os red devils cedem 14 jogadores cada.

No Top 10 de clubes mais representados no Mundial, o FC Porto é o emblema luso que mais contributo dá (6) o Benfica (5) e o Sporting (4).

Os dragões, no sexto lugar, cedem nove jogadores: (Varela a Portugal, Fucile ao Uruguai, Defour à Bélgica, Jackson Martinez e Quintero à Colômbia, Ghilas na Argélia, Reyes e Herrera ao México e Mangala na selecção de França).


Seleção de Portugal está no Mundial em busca da glória ©Carlos Alberto Costa
Já o Benfica cede cinco atletas, todos eles distribuídos por três selecções. Com os seus jogadores, os campeões nacionais conseguem, deste modo, ocupar a décima posição dos clubes que mais jogadores emprestam ao Mundial. Os jogadores das águias que vão marcar presença no Campeonato do Mundo são André Almeida e Ruben Amorim na seleção de Portugal, Maxi Pereira no Uruguai, Enzo Pérez e Garay na Argentina.
No 11.º posto está o Sporting que empresta quatro jogadores, sendo que 50 por cento deste empréstimo vai para a equipa das quinas. Além de Rui Patrício e William Carvalho, Rojo na Argentina e Slimani na Argélia são os leões que vão tentar rugir no Brasil.

Em 12.º lugar aparece o SC Braga. Os minhotos vão ter no Mundial do Brasil três atletas, todos eles na equipa de Paulo Bento. Rafa, Eduardo e Éder são os Guerreiros do Minho na prova canarinha.

Académica e Covilhã também vão ao Mundial

O Mundial é uma prova com milhões de seguidores pelo mundo fora. De novos a mais velhos, de ricos a pobres, todos ficam unidos pela paixão do futebol.

Ora, o Mundial também se faz com jogadores de clubes menos mediáticos. A Académica empresta um jogador ao Campeonato do Mundo, enquanto que o Sporting da Covilhã, da Segunda Liga, cede também um atleta à equipa do Irão de Carlos Queiroz.

Importa destacar ainda que Faryd Mondragón, da Colômbia, será o atleta mais velho da prova. O guarda-redes cafetero tem 42 anos. Por outro lado, o mais novo será Fabrice Olinga, atleta dos Camarões, que chega ao Mundial do Brasil com 18 anos.

É claro que ao Campeonato do Mundo só vão 23 jogadores por cada selecção. Por isso, há muitos que ficam de fora por lesão ou opção. A verdade é que dia 12 de Junho arranca a prova e depois apenas vai "rezar a história" dos que lá estiverem.

Sem comentários:

Enviar um comentário