quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Canais generalistas sem interesse nos jogos da Liga Sport TV e Benfica TV não receberam propostas da RTP, SIC ou TVI.

Canais generalistas sem interesse nos jogos da Liga Sport TV e Benfica TV não receberam propostas da RTP, SIC ou TVI.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Campeonato Nacional de Futebol, que arranca amanhã, às 20h00, deverá ter transmissão exclusiva nos canais cabo. A Sport TV e a Benfica TV não tinham recebido até ontem qualquer proposta dos canais generalistas (RTP, SIC e TVI) para a compra dos direitos de transmissão da prova. 

Isto apesar de a lista de eventos de interesse público a serem transmitidos em canal aberto, divulgada pelo Governo em outubro de 2013, incluir a transmissão de um jogo por jornada da I Liga 2014-2015 em que esteja presente uma das cinco equipas mais bem classificadas nas épocas anteriores.

 Ainda assim, nem a Lei da Televisão nem o despacho do Governo obrigam os canais generalistas a comprar os direitos.

 De acordo com fontes dos canais ouvidas pelo CM, "nas atuais condições do mercado não há dinheiro para fazer esse tipo de investimento". 

Além disso, o alargamento da obrigatoriedade da transmissão de jogos dos cinco primeiros classificados, e não apenas do Benfica, FC Porto e Sporting, "afasta o investimento publicitário e, consequentemente, provoca o desinteresse dos canais generalistas". 

Recorde-se que a Sport TV detém os direitos de transmissão de todas as partidas da competição, à excepção dos jogos do Benfica no Estádio da Luz, que serão emitidos no canal dos encarnados. A TVI mantém os direitos de transmissão da Liga dos Campeões, a SIC da Liga Europa e a RTP da Seleção.

Sem comentários:

Enviar um comentário