sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Hélder Cristóvão e o Trofense: “Vencer com o apoio dos adeptos”

Confiança é o mote

Hélder Cristóvão e o Trofense: “Vencer com o apoio dos adeptos”

SL Benfica B e Trofense têm encontro marcado para o próximo sábado, pelas 17 horas, no Caixa Futebol Campus, na jornada inaugural da Segunda Liga. Hélder Cristóvão está confiante e mais uma vez realça a importância dos adeptos no apoio à equipa.

Fazendo uma análise inicial à formação adversária, em entrevista à BTV, o técnico benfiquista reconhece valor, contudo, a vontade de arrancar a época a ganhar é dominadora.

“Sabemos que é uma boa equipa, uma equipa bem trabalhada, com um bom treinador, jogadores experientes, mas queremos entrar a ganhar. No ano passado não o conseguimos fazer, tivemos dois, três jogos até nos encontrarmos em termos futebolísticos, mas este ano, com os processos assimilados e com uma estabilidade que foi garantida pela Direcção e por toda a estrutura, podemos entrar fortes, podemos fazer um jogo muito agradável, sabendo que nem tudo está perfeito nesta fase mas acho que vamos conseguir fazer um jogo muito bom e conseguir os três pontos que é essa a nossa meta”, começou por explicar.

Também o Trofense sofreu algumas alterações relativamente à temporada transacta: “Tem algumas diferenças, mas tem algumas vantagens, tem os processos assimilados, a continuidade do seu treinador, uns jogadores interessantes na frente, um central bastante rápido… mas jogando em casa e dentro daquilo que nós nos propomos fazer somos favoritos”.

De uma forma mais geral, Hélder Cristóvão perspectiva uma Segunda Liga muito competitiva, à semelhança de 2013/14.

“Temos novamente uma Segunda Liga muito competitiva o que para nós é fantástico, pois quanto mais competitiva for, mais facilmente vamos poder exigir dos nossos jogadores. Nós queremos essa exigência, estamos habituados a ela, somos Benfica, temos essa pressão inerente por representar esta casa e esta camisola. Vamos ter uma II Liga muito complicada, sem esquecer que esta época há mais quatro jogos, vamos fazer 46 partidas, muitas delas a meio da semana. Os plantéis têm de ser extensos para podermos competir em várias frentes e ter sempre jogadores frescos para poder jogar e isso também motiva os jogadores. Para nós é muito positivo termos bastantes jogos para podermos passar a mensagem aos jogadores que todos vão ser importantes e utilizados nesta época”, admitiu o técnico.

E qual o ambiente que se vive no seio do grupo?

“Alguma ansiedade e muitas saudades. As pré-épocas são cada vez mais curtas. Antigamente tinham a duração de seis semanas, esta temporada fizemos cinco semanas, tivemos de assimilar os processos mais rapidamente, beneficiando também da estabilidade que nos foi dada”, confessou.

Por último, um repto a todos os benfiquistas…

Faço um apelo a todos para que voltem ao Caixa Futebol Campus e que sejam mais presentes e mais audíveis e que tenham a mesma paciência que tiveram o ano passado com esta equipa. Este ano vamos conseguir fazer boas exibições e marcar muitos golos. Essa é a característica da nossa equipa, uma equipa com grande dinâmica colectiva, que procura sempre o golo. Temos as condições necessárias, jogando em casa perante o nosso público, para entrar a vencer”, concluiu o treinador da equipa B do Sport Lisboa e Benfica.

Sinergia entre formações é determinante

Hélder Cristóvão: “Métodos e ideias partilhadas com a equipa A”

A Segunda Liga regressa já amanhã, sábado, com a equipa B do Sport Lisboa e Benfica a receber a formação do Trofense. Em entrevista à BTV, o técnico, Hélder Cristóvão, revela como se processou a pré-época da formação, fazendo um balanço muito positivo da mesma e perspectivando uma competição bem aguerrida.

“Fomos a equipa com mais golos marcados, com mais vitórias expressivas na Segunda Liga e conseguimos jogar muitas vezes com uma equipa recheada de jogadores portugueses, que era também um dos objectivos do Clube e do presidente. Isso foi cumprido! Conseguimos dar minutos a muitos miúdos que vinham da Formação, quase todos estiveram acima dos 2500 minutos, e isso reflecte-se depois no ano de trabalho”, começou por explicar, aludindo ainda à temporada transacta.

No seio do grupo, o mote é satisfação pelo alcançado e motivação para o que se segue: “Estamos muito satisfeitos com aquilo que conseguimos, principalmente pelo Clube. Eles acreditam na mensagem, sentem que o trabalho é muito mais próximo da equipa A, há muitos métodos que são partilhados, as ideias são conjuntas e estamos no bom caminho”.

Nesta pré-época, para além dos desafios realizados, Hélder Cristóvão revela que a integração no grupo e a identificação com o Clube foram factores determinantes.

“O trabalho é sempre o mesmo: identificarem-se rapidamente com o Benfica. Sabemos que quem sai dos Juniores e chega à equipa B passa por um modelo profissional, o que nem sempre é fácil, mas acho que o trabalho na Formação tem sido bem feito também. Recebemos recentemente os jogadores que estiveram no Europeu de Sub-19 e também rapidamente se integraram. Sendo o segundo ano, com o mesmo treinador e com a mesma equipa técnica, é muito mais fácil para quem chega e para quem está. Penso que vamos ter benefícios da pré-época que realizámos e estou muito satisfeito por continuar mais um ano na equipa B”, confessou o técnico benfiquista.

O que se pode esperar dos atletas e desta equipa em 2014/15?

“O que eu espero dos jogadores é que consigam, rapidamente, fazer parte desta equipa e que consigam ser opção. São jogadores que têm o perfil e o sangue do Benfica e esperamos tirar o máximo de partido deles. Temos uma base do ano passado e é sobre essa base que temos estado a trabalhar, eles têm-nos ajudado a integrar estes novos jogadores para que rapidamente eles consigam estar mais fortes e ser mais capazes. É a última fase da sua formação enquanto jogadores e a partir daí abrem-se os horizontes. Que consigam estar fortes para que quando forem chamados à equipa principal consigam corresponder”, explicou Hélder Cristóvão.


O arranque da Segunda Liga está agendado para sábado, pelas 17 horas, no Caixa Futebol Campus, com o SL Benfica B a receber o Trofense.

Sem comentários:

Enviar um comentário