quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O que podem os benfiquistas esperar de César e Luís Filipe?

O que podem os benfiquistas esperar de César e Luís 
Filipe?
Paciência: é uma virtude de manter um controlo emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente em ter tolerância a erros ou factos indesejados. É a capacidade de suportar incómodos e dificuldades de toda a ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir numa atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que se quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido.
Caro leitor, ao longo deste texto vai ser importante ter... paciência. Esta é a palavra que funcionará como fio condutor desta história. Desde já lhe podemos dizer que vamos falar de Luís Filipe e César, dois jogadores brasileiros que procuram um "lugar ao sol" na Luz. Fomos ao outro lado do oceano Atlântico conhecer melhor estes dois reforços da águia.
Quando aterraram no aeroporto de Lisboa, Luís Filipe e César traziam na bagagem o sonho e a esperança de cedo convencerem os adeptos do Benfica e agarrarem a oportunidade de triunfar no futebol europeu. Com o avançar da pré-temporada, ambos os jogadores foram evoluindo na equipa ao som de assobios e da desconfiança do sempre exigente "terceiro anel" da Luz. Perante este cenário, o zerozero.pt foi à procura de explicações para o baixo rendimento de ambos os atletas e descobrimos um técnico que os conhece como ninguém. Ao nosso jornal, Guto Ferreira pediu «paciência» dos adeptos para ambos os atletas.

«Luís Filipe é parecido com Maicon»

Supostamente Luís Filipe é defesa direito mas, para já, mais parece um "zero à esquerda" nesta equipa do Benfica. Já César tenta agarrar a vaga de Garay mas, até ao momento, ainda não fez esquecer El Negro no eixo defensivo das águias. 
Luís Filipe tenta concorrer com Maxi no corredor direito da defesa 
Guto Ferreira começa a conversa com o zerozero.pt por assumir que são dois jogadores «com potencial» e que «bem trabalhados vão dar alegrias aos adeptos». 
«Luís Felipe é muito parecido com o Maicon, é um jogador de força, defende muito. O problema dele foi que ele ficou desde setembro do ano passado sem jogar. Ele carece desse tempo para recuperar a sua forma. Quando a tiver, vai mostrar que é muito interessante a atacar, com qualidade de cruzamento, e é muito forte defensivamente», explicou Guto Ferreira, antigo treinador de Luís Filipe no Mogi Mirim Esporte Clube, do Brasil.
O técnico entende que Luís Filipe é um «bom jogador» que «ataca bem e cruza ainda melhor». 
«Eu costumava dizer ao Luís Filipe que ele precisava de ter mais atenção no posicionamento. Mas, de resto, ele tinha boas noções», recordou ao nosso jornal, lembrando todavia: «Ele é muito forte fisicamente mas, por exemplo, não tem a inteligência que tinha o Cafú, que foi capitão da seleção brasileira. Luís Filipe é diferente mas tem qualidade», destacou.
Ao longo da conversa, Guto Ferreira voltou a salientar que Luís Filipe «apenas» precisa de ganhar «ritmo de competição».

César precisa de Luisão «para crescer»

Além de Luís Filipe, Guto Ferreira orientou César no Ponte Preta. Ao zerozero.pt, o técnico fala de um jogador «rápido apesar da altura» e que precisa dos «ensinamentos de Luisão».
«O César é um bom menino, que gosta de aprender. É rápido apesar da altura e acredito que vai crescer muito no futebol europeu. Ele perde muito o posicionamento, tal como o Luís Filipe, mas vai crescer sobretudo nas linhas», explicou, acrescentando: «César é um bom central, rápido na abordagem à bola aéria e que faz muitos golos».
César tem feito dupla no eixo com Sidnei 
No entanto, Guto Ferreira acredita que César precisa dos «ensinamentos e a experiência» de um «central feito». À nossa pergunta sobre se esse central podia ser Luisão, Guto Ferreira foi claro:«Tal e qual.»
Na Luz, Ezequiel Garay e David Luiz deixaram saudades. Guto Ferreira avisa que César «não é parecido com nenhum dos dois» mas, ainda assim, «tem valor».
A finalizar a conversa, o técnico aproveitou para lembrar que tudo vai depender do projeto que o Benfica quer.
«Posso dizer-lhe que são dois bons jogadores, que podem crescer mas tudo depende do que o Benfica quer para o seu projeto».
A verdade é que a pré-época terminou e tanto César como Luís Filipe vão agora crescer em alta competição... se forem aposta da administração encarnada e de Jorge Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário