domingo, 10 de novembro de 2013

Derby de loucos podia ter ficado 7/6

"Derby" de loucos podia ter ficado 7-6

Benfica 4-3 Sporting. Encarnados eliminam leões na quarta eliminatória da Taça de Portugal num jogo intenso na Luz.

O Benfica venceu o Sporting por 4-3 no estádio da Luz e segue em frente na Taça de Portugal, após um jogo de loucos, um dos mais espectaculares que vi.
Este Benfica – Sporting vai ficar na memória de todos os que o viram, com duas equipas excepcionais, com uma atitude extremamente positiva, sempre com intenção de vencer e que teve um resultado imprevisível até ao fim.
Este jogo ficou 4-3 mas não surpreenderia se ficasse 7-6, tantas foram as possibilidades de golo, especialmente na segunda parte.
As equipas apresentaram-se com estruturas muito similares e os treinadores tiveram estratégias bem definidas para vencer o jogo e resolver a eliminatória.
O Benfica teve alguma superioridade, especialmente nas alas quer a nível defensivo quer ofensivo.
Houve lances perigosos junto às duas balizas, boas defesas dos guarda-redes e há até um lance caricato e infeliz, que penaliza em demasia o Rui Patrício.
O jogo foi equilibrado nos primeiros 10 minutos, com o Benfica a marcar na primeira oportunidade que teve, pelo Cardozo, que foi o homem dos primeiros 45 minutos. O Capel empatou um pouco contra a corrente do jogo e os últimos 10 minutos da primeira parte foram extremamente emotivos e intensos com os dois golos do Benfica.
Quando se pensaria que o jogo ficaria resolvido e que o Benfica dificilmente deixaria fugir a vantagem, o Sporting teve uma atitude extraordinária, arriscou na altura certa e Leonardo Jardim faz as alterações precisas.
As mudanças fizeram bem ao Sporting com a mudança da estrutura (começou a jogar em 4-4-2 quando tinha que arriscar) e aproveitou também a debilidade do Benfica nas bolas paradas. A defesa à zona dos encarnados não está a resultar e o Sporting soube aproveitar.
Curiosamente os quatro golos da primeira parte ocorreram na altura com menos chances. Na segunda parte houve muitas oportunidades, bolas nos postes e ganhou a equipa mais feliz.
Não escolho o melhor em campo mas gostei do William Carvalho e do Montero, especialmente na parte final, do lado do Sporting. Gostei de Enzo, Ruben Amorim e Gaitan pelo Benfica.
Mesmo a arbitragem de Duarte Gomes foi extremamente positiva, apesar de haver dois lances duvidosos, especialmente um, em que a bola bate no braço de André Almeida.
[crónica assinada por António Fidalgo, comentador desportivo da Bola Branca e ex-guarda-redes de Benfica e Sporting]

Sem comentários:

Enviar um comentário