quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Atenção Benfica: PAOK raramente perde fora de casa na Europa

Atenção Benfica: PAOK raramente perde fora de casa na Europa

Apenas dois desaires nos últimos 21 jogos

O PAOK perdeu o primeiro jogo dos dezasseis avos de final da Liga Europa diante do Benfica em casa (0-1), mas não perdeu a esperança de garantir a qualificação para os oitavos de final da competição. A sustentar esta convicção da equipa de Salónica estão os resultados que tem conseguido, nas últimas cinco temporadas, nos jogos fora de casa nas competições europeias, dois deles também nos 16 avos de final da Liga Europa.

Num total de 21 deslocações nos últimos cinco anos, a equipa grega consentiu apenas duas derrotas. Uma diante do Rapid Viena (0-3), em 2012/13, e outra no campo do Villarreal (0-1), em 2011/12.

Por outro lado, nesses 21 jogos, o PAOK venceu apenas em sete ocasiões, somando doze empates, um resultado que esta quinta-feira pouco interessa à equipa de Huub Stevens. 

Nas sete vitórias fora de portas, uma delas permitiria igualar a eliminatória (1-0), mas as restantes seis permitiriam mesmo eliminar o Benfica. Só na corrente temporada, o PAOK já fez cinco jogos longe do Estádio Tumba para as competições europeias, somando quatro empates e uma vitória no Cazaquistão, diante do modesto Skakhter (2-0). 

A vitória mais impressionante neste registo foi alcançada em Londres, em White Hart Lane, diante do Tottenham (2-1), na fase de grupos da Liga Europa da temporada de 2011/12. Nessa temporada, tal como acontece agora, o PAOK chegaria aos 16 avos de final da Liga Europa, mas com a ordem dos jogos inversa à atual: depois de empatar em Udine (0-0), caiu em casa (0-3).

Aliás, esta será a terceira vez que o PAOK tenta chegar aos oitavos de final da Liga Europa nos últimos cinco anos. Na primeira, em 2010/11, tem um contexto muito parecido com o atual. O PAOK perdeu o primeiro jogo em casa diante do CSKA, precisamente por 1-0 e depois foi a Moscovo assustar os russos quando, aos 67 minutos, igualou a eliminatória, com um golo do bósnio Zlatan Muslimović. O CSKA só garantiu a qualificação a dez minutos do final, com o golo do empate assinado por Sergei Ignashevich. 

Com vai ser esta quinta-feira na Luz?
Resultados do PAOK fora de casa na Europa:
2013/14
Shakhter-PAOK, 0-2 (fase de grupos da Liga Europa)
Maccabi Haifa-PAOK, 0-0 (fase de grupos da Liga Europa)
AZ Alkmaar-PAOK, 1-1 (fase de grupos da Liga Europa)
Schalke-PAOK, 1-1 (pré-eliminatória da Liga dos Campeões)
Metalist-PAOK, 1-1 (pré-eliminatória da Liga dos Campeões)

2012/13
Rapid Viena-PAOK, 3-0 (play-off Liga Europa)
Bnei Yehuda-PAOK, 0-2 (pré-eliminatória da Liga Europa)

2011/12Udinese-PAOK, 0-0 (16 avos de final da Liga Europa)
Tottenham-PAOK, 1-2 (fase de grupos da Liga Europa)
Shamrock Rovers-PAOK, 1-3 (fase de grupos da Liga Europa)
Rubin Kazan-PAOK, 2-2 (fase de grupos da Liga Europa)
Karpaty-PAOK, 1-1 (play-off Liga Europa)
Valerenga-PAOK, 0-2 (pré-eliminatória da Liga Europa)

2010/11
CSKA Moscovo-PAOK, 1-1 (16 avos de final da Liga Europa)
Dínamo Zagreb-PAOK, 0-1 (fase de grupos da Liga Europa)
Villarreal-PAOK, 1-0 (fase de grupos da Liga Europa)
Club Brugge-PAOK, 1-1 (fase de grupos da Liga Europa)
Fenerbahçe-PAOK, 1-1 (play-of Liga Europa)
Ajax-PAOK, 1-1 (pré-eliminatória da Liga dos Campeões)

Hedwiges Maduro: «Já sabemos como o Benfica 
joga»
Médio holandês considera que o PAOK vai ter de ser eficaz na Luz
Hedwiges Maduro, médio holandês do PAOK, considera que a equipa grega vai ter de ser paciente, jogar de forma compacta e aproveitar as oportunidades que conseguir criar no estádio da Luz para anular a desvantagem de um golo frente ao Benfica.

«O mais importante é olharmos para nós próprios, para a nossa organização e, a partir daí, tentar pará-los e jogar o nosso futebol. É isso que temos de fazer», começou por destacar. Mas a verdade é que no primeiro jogo, no Estádio Tumba, o meio-campo da equipa grega sentiu muitas dificuldades em manter a posse de bola, perante a intensa pressão da equipa de Jesus. «Agora já sabemos como eles jogam, já os defrontámos. Acho que fizemos um bom jogo, também tivemos as nossas possibilidades para marcar, especialmente na segunda parte. Amanhã vamos tentar marcar primeiro e se o conseguirmos fica tudo igual», acrescentou.

Maduro considera que não é obrigatório marcar cedo. Mais importante é a equipa estar concentrada para aproveitar as oportunidades que criar. «O que é importante é jogarmos compactos, porque o Benfica é mesmo uma boa equipa. Temos de saber encontrar espaços. Não vamos ter muitas oportunidades, duas ou três. Se as tivermos temos de tentar marcar, é isso que acontece nos grandes jogos», explicou.

O PAOK até tem conseguido boas prestações fora de casa nos jogos das competições europeias. As estatísticas dizem que nos últimos vinte jogos fora de casa a equipa grega perdeu apenas dois jogos: Villarreal (0-1) e Rapid Viena (0-3). «É bom saber isso. Tentamos sempre marcar e fazer o nosso jogo. Vamos tentar manter esse registo», comentou ainda Maduro.

Sem comentários:

Enviar um comentário