terça-feira, 18 de março de 2014

Bilhar: Clássico Benfica-FC Porto entre quatro tabelas

Bilhar: Clássico Benfica-FC Porto entre quatro tabelas
RIVALIDADE NÃO IMPEDE AMIZADE DE SARA ROCHA E VÂNIA FRANCO
Sara Rocha e Vânia Franco são o melhor exemplo de compatibilidade entre duas atletas que representam os rivais Benfica e FC Porto. O mediatismo conseguido no bilhar é o denominador comum das duas melhores portuguesas da atualidade, levando-as a uma acesa disputa pela vitória nas várias provas nacionais e internacionais.

“Somos muito amigas e passamos muito tempo juntas quando participamos nas provas”, refere a benfiquista Sara Rocha, relativizando a questão da rivalidade. “Claro que queremos sempre ganhar e quando nos defrontamos esquecemos a boa relação que temos. Mas depois tudo volta ao normal”, acrescentou a atleta, de 32 anos, radiante por representar o seu clube do coração. “É prestigiante sentir o peso do emblema”. Sara Rocha já tem no currículo vários títulos de pool feminino bola 8, 9 e 10, com destaque para a conquista do Mundial de Bola 8, na categoria de intermediate, disputado há dois anos em Las Vegas (EUA).

Vânia Franco é adepta ferrenha do FC Porto e, por isso, sente-se nas nuvens por ter o símbolo dos dragões ao peito. “Sou portista desde sempre e, se a modalidade acabar no clube, pondero abandonar a carreira”, afirma a atleta, de 35 anos. “Tenho conseguido bons resultados, mas é impossível ser-se profissional no nosso país, porque não temos apoios suficientes”, lamenta. Sobre Sara Rocha, o sentimento da amizade cabe em todas as palavras: “Somos apenas rivais na mesa, porque fora dela temos uma relação muito saudável”.

Vânia vice-campeã no 8 Ball Open

No II Women’s 8 Ball Open, que decorreu no fim de semana em Lordelo (Paredes) e juntou algumas das principais figuras do bilhar feminino, Vânia Franco sagrou-se vice-campeã (melhor portuguesa de sempre no Eurotour de pool). A atleta do FC Porto, que venceu a n.º 1 do ranking europeu, a russa Ana Mazhirina, por 7-6, só foi derrotada na final, pela alemã Kristina Schagan, por 7-5.

Modalidade cresce em Portugal

No pavilhão Rota dos Móveis estiveram 64 atletas de várias nacionalidades europeias, entre elas 12 portuguesas. “É um sinal de que o bilhar está a crescer em Portugal, pois há cada vez mais jovens interessados pela modalidade”, referiu Vítor Teixeira, responsável pela organização do torneio, que esteve a cargo da Bilharmania. “O torneio foi um sucesso”, frisou.

Jasmin desafia os homens

Jasmin Ouschan foi uma das estrelas que passou no passado fim de semana pelo pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes. A austríaca é a atleta europeia com mais títulos internacionais e tem um gosto peculiar: “Gosto de defrontar os homens, porque os jogos são mais intensos e é uma forma de mostrar que a única barreira entre nós é o bilhar. Se costumo ganhar? Às vezes corre bem”.

Sem comentários:

Enviar um comentário