sábado, 26 de abril de 2014

Carta a Enzo Perez

Frase de Enzo Perez aquando da vinda para o Benfica.

«Em 2009, tive a possibilidade de ir para o Bayern ou Arsenal, mas a minha mulher e eu prometemos que só vinhamos para a Europa quando o Santiago fosse crescido. 
No entanto, surgiu a hipótese de ir para o Benfica e consegui convencer a minha mulher dizendo-lhe que era o Melhor Clube do Mundo.» - Enzo Pérez.

Carta a Enzo Perez

"Falar de ti não é fácil, escrever sobre ti muito menos. Chegaste em 2011 e logo logo partiste. Não te conhecia mas apressei-me a julgar-te pelo que, a caminho do trabalho espreitava na banca de jornais da Dona Arminda. Não comprei esse Jornal, talvez para não alimentar polémica, mas num desses jornais, as "gordas" diziam que ias para o Norte e eu cheguei a temer o pior. Disse para mim mesmo: "querem ver? mais um!...vou acreditar que desta vez será diferente", e foi.

A minha paixão por este jogo é tão grande que por vezes me indigno com quem o estraga e depois? Depois aparecem pessoas como tu, que o respeitam, que o fazem brilhar, que o endeusam e que o elevam a outro patamar. Há dias, escrevia eloquentemente um amigo meu sobre ti, afirmando saber o porquê de não gostar de ver jogar este Benfica...segundo ele, "cansa-se só de te ver jogar" e eu apercebi-me que esse era o melhor elogio que te podia ser feito, ainda para mais vindo de um sportinguista, de um verdadeiro adepto de Futebol.

Quando sobes ao relvado, fazes-me lembrar aqueles Mercedes bem antigos que por mais furos que tenham, duram uma Vida, dotado de um motor de fazer espécie a qualquer outro de uma qualquer Nau que esteja pronta a navegar por esses mares, outrora por nós descobertos. Com uma paixão tanta de fazer inveja à relação mais cúmplice entre o mais querido avô para com o seu mais querido neto, serpenteando adversários por essa Europa fora.

A determinação com que te apresentaste em 2013 foi o teu e o nosso ponto de viragem. A todos os níveis notável, exemplar e ímpar. Podia falar de Luisão, do Sílvio ou do 'Nico' mas nada me daria mais prazer que escrever sobre ti. O ano passado vivi as melhores sensações que um benfiquista da minha idade pode gabar-se de ter vivido e depois? No fim, tudo parecia um inferno. Nunca me esquecerei como te vi em Amesterdão, nunca esquecerei aquelas lágrimas - as tuas e as minhas - que tenho a certeza que por uma fração de segundos se cruzaram com os nossos olhares - mesmo que tivesses a cinquenta metros de distância - e te fizeram entender a grandeza do Sport Lisboa e Benfica e de um benfiquista que envergava o teu nome no manto mais sagrado que se conhece, e se e orgulha do que é ser E PLURIBUS UNUM.

Desde então entendi que assumiste tu o teu compromisso, de querer levar o nome do meu clube ainda mais alto. 
Pode parecer 'cliché' dizer-se que só sente quem é dos nossos mas não, reforço que é uma sensação que nos preenche de certa forma que, nos alimenta mesmo que não comamos há dias, que nos enxuga às lágrimas quando a bola balança as redes e quando sentimos que a nossa águia se prepara para mais um voo. O ser Benfica é não saber como explicar o que é sê-lo e as coisas enormes e lindas não são assim mesmo? Sem explicação, assim como é o amor?! Viver Sport Lisboa e Benfica é gozar de um estofo, maior do que o Monte Everest que invade mais que um País, é ser não de Portugal mas do Mundo inteiro e tu, encarnas isso como poucos. 
Não é de todo fácil escrever sobre ti, superas todas as expectativas e não é à toa que tens um futebol elegante como também é o teu nome...Enzo.

Obrigado

João Lobão Ferreira "

Sem comentários:

Enviar um comentário