sábado, 21 de junho de 2014

Venda de André Gomes financia Seixal

Venda de André Gomes financia Seixal
NEGÓCIO "PAGA" CENTRO DE ESTÁGIO DURANTE 3 ANOS
Jorge Jesus afirmou ontem, em Luanda, que os 15 milhões de euros pagos pelo fundo do empresário Peter Lim, Meriton Capital Limited, pelo passe de André Gomes dão para pagar os custos do centro de estágio do Benfica, no Seixal, durante três anos.

A revelação foi feita numa conferência de imprensa após uma visita à cidade desportiva e à sede do 1.º de Agosto. O técnico campeão nacional, que ainda deu uma palestra aos treinadores do clube angolano, falou de formação e prospeção, exemplificando com o Benfica. Isto para sublinhar que “não se fazem jogadores de um ano para o outro”.

“Esta época, o Benfica jogou com futebolistas da formação ou da equipa B, um dos quais André Gomes. Era júnior doBoavista e o Benfica contratou-o. Fez dois anos de sénior comigo. Na temporada anterior, chamei-o para trabalhar comigo na equipa principal e na última fez muitos jogos. Foi um ativo vendido por 15 milhões de euros”, disse. Esse valor foi precisamente o que custou a casa do futebol do Benfica, inaugurado em 2006.

O centro de estágio das águias “custa por ano à volta de 5 milhões de euros”. Logo o negócio “dá para pagar a academia durante três anos”. Jesus referiu-se ao montante desembolsado pelo novo proprietário do Valencia. No entanto, a SAD encaixa 10,5 milhões, referentes aos 70 por cento dos direitos económicos do médio que detinha – os restantes 30 por centro pertenciam à Benfica Stars Fund.

Poder económico

Ao falar deste caso, Jesus, de 59 anos, não hesitou em afirmar: “Já está aqui o resultado da formação. Daqui a uns dias vão ver na comunicação social mais jogadores do Benfica que este ano nem vão chegar à equipa principal, pois foram adquiridos pelas grandes equipas que têm poder económico.”

O técnico classifica o Benfica como “uma das maiores equipas do Mundo, embora não tenha o poder económico de Real Madrid, Barcelona, Manchester City e por aí fora”, frisando: “O Benfica é superior a todos eles em condições, mas não tem o mesmo poder económico. Vivemos hoje num Mundo global onde o poder económico tem muita importância em todas as atividades.”

Atitude diferente da Seleção

Jesus espera que a Seleção tenha amanhã, diante dos EUA, “um comportamento diferente” daquele que mostrou frente à Alemanha. Isto depois de na quinta-feira, na conferência do “Sol”, ter criticado a forma como Pepe foi expulso. “Tem de perceber que deve ter equilíbrio emocional para ter disciplina do jogo.” Jesus lembrou o quinto lugar da Seleção no ranking da FIFA – é sinal de que tem “muito valor”–, mas frisou que duas vitórias podem não chegar para a qualificação.

Talento angolano para projetar

Recebido pelo presidente do 1.º de Agosto, Carlos Hendrick, na sede do clube, após ter assistido a treinos das equipas de formação, Jesus, não obstante considerar que o futebol angolano está muito longe do nível do português, deixou uma sugestão. “Posso vir buscar um jovem talento que esteja aqui, em Angola, com 14 ou 15 anos, e trabalhá-lo de forma a que daqui a 4/5 anos possa ser um jogador do Benfica”. Na capital daquele país africano, Jesus lembrou a sua capacidade de projetar jogadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário