quarta-feira, 23 de julho de 2014

O. Marselha – Benfica, 2-1: Equipa afina processos de jogo

3.º jogo da pré-temporada

O. Marselha – Benfica, 2-1: Equipa afina processos de jogo

Em França, num estádio Gabriel Montpied completamente lotado e com a presença de imensos benfiquistas nas bancadas, a equipa do Sport Lisboa e Benfica realizou o terceiro jogo da pré-época após ter participado na Taça de Honra da AFL. Diante do Marselha, derrota por 2-1, com Gaitán a marcar para os da Luz aos 13’.

Numa fase mais adiantada da preparação seria expectável ver a turma francesa por cima no jogo, mas a realidade foi bem diferente. Um 4-4-2 bem definido no relvado e com saídas rápidas para o ataque, o Benfica colocou em sentido os pupilos orientados por Marcelo Bielsa.

Esta é uma altura de testes e de afinar processos, mas o que se viu em França foi uma equipa que tentou recuperar a bola com celeridade. Outro aspecto positivo no Futebol apresentado pelos da Luz foi o entrosamento que já se notou entre os atletas, algo que merece realce depois das saídas de jogadores titulares.

Após impor o seu Futebol, o Benfica inaugurou o marcador aos 13 minutos através de Gaitán. O argentino tentou combinar com Lima, mas aproveitou uma desatenção da defensiva gaulesa para facturar. Os comandados por Marcelo Bielsa reagiram, subiram no terreno, levaram o perigo à baliza de Artur Moraes em algumas ocasiões e numa delas, num pontapé de canto, Gignac restabeleceu o empate (21’).

Entretanto, o árbitro da partida quis ser protagonista ao admoestar Thauvin e Gaitán com cartão amarelo depois do benfiquista ter sido abalroado e nada ter feito para receber a punição. A estes amarelos seguiram-se outros numa situação em que se percebeu algum nervosismo por parte do chefe da equipa de arbitragem. O rol de erros continuou quando ficou uma grande penalidade por marcar a favor do Benfica após Lucas Mendes ter carregado Ola John.

A postura reactiva do Benfica agradou. Mais bola e agressividade positiva na recuperação da mesma permitiu acercar-se com mais perigo da baliza marselhesa. Na etapa complementar, os Campeões Nacionais começaram melhor, mas o tento de Batshuayi aos 56 minutos levou a equipa a ficar um tanto ou pouco perdida em campo, situação comprovada pela expulsão directa de Jara aos 60’. Nota para a dualidade de critérios, pois no lance do amarelo a Thauvin, este também deveria ter levado vermelho tendo em conta o que se passou com Jara.Na parte final do encontro, o Benfica esteve perto de empatar através dos remates de João Teixeira e de Victor Andrade.

Apesar do desaire, estes jogos de pré-temporada serve para isto mesmo: para observar jogadores, testar componentes técnico-tácticas, melhorar índices físicos e afinar processos de jogo e nesse sentido verificou-se que o Benfica está a trabalhar mesmo conseguindo estar melhor nos primeiros 45 minutos do que nos segundos. Segue-se a Eusébio Cup no dia 26, no Estádio da Luz.

O Sport Lisboa e Benfica alinha com o seguinte onze: Artur Moraes (Paulo Lopes, 65’); João Cancelo (Luís Felipe, 69’), Sidnei, César, Benito; Ruben Amorim (João Teixeira, 46’), Talisca (Victor Andrade, 82’), Ola John (Jara, 46’), Gaitán (Candeias, 46’); Lima (Cardozo, 46’) e Derley (Nélson Oliveira, 46’) (Bernardo Silva, 82’).

Sem comentários:

Enviar um comentário