quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Sem investimento é difícil haver milagres

Sem investimento é difícil haver milagres
Investimentos e dinheiro ganho nos últimos cinco anos

O Benfica tem efectuado nas últimas épocas avultados encaixes financeiros através de transferências de jogadores mas a verdade é que o milagre da multiplicação requerem… investimento, algo a que a Das encarnada tem sido avessa neste defeso. A crise e os compromissos financeiros assim o exigem.

As principais operações de mercado nos últimos cinco anos espelham fielmente esta situação. Verdadeiros milagres da multiplicação, podem ser considerados quatro: Fábio Coentrão que foi comprado por 1 milhão de euros e foi vendido por 30 milhões; David Luis que foi comprado por 400 mil euros e rendeu 25 milhões; Oblak que chegou a troco de 1,7 milhões de euros e foi vendido a troco de 16 milhões e André Gomes produto da formação que saiu por 15 milhões. É certo que houve outros jogadores que geraram lucros fantásticos na Luz, mas também significaram investimentos inacessíveis à maioria dos clubes que actuam no campeonato português (Di Maria custou 6,5), (Ramirez 7,5), (Javi Garcia7), (Matic 5), (Witsel 7), (Rodrigo 6), (Markovic 6,2), (Garay 5,5), (Saviola 6), (Aimar 6,5), estes dois últimos saíram a custo zero.

Duo em stand by

O investimento total nestas 14 operações de mercado ascende a 66,3 milhões de euros tendo suscitado um retorno de 255,4 milhões. Nesta contabilidade não entram obviamente Gaitan e Enzo Perez se eles saírem pois estão a ser fortemente cobiçados, mas que por enquanto ainda continuam de águia ao peito no grupo de Jorge Jesus. A SAD quer mante-los nas suas fileiras e como tal só os liberta mediante propostas astronómicas. Enzo Perez custou 5,5 milhões de euros e só sairá por 30 milhões no mínimo valor da clausula de rescisão, enquanto Gaitan suscitou um investimento de 8,4 milhões de euros e apenas sairá para o Mónaco por 35 ou 40 milhões. Caso este cenário duplo se confirme o Benfica embolsará mais 65 a 70 milhões mas ficará com o plantel incomensuravelmente mais pobre… a não ser que investa forte.

Neste defeso o Benfica pouco gastou


A SAD tem vindo a revelar-se bastante austera neste defeso. Até ao momento o investimento mais avultado foi o de Anderson Talisca que custou aos cofres da Luz 4 milhões de euros. O médio-ofensivo tem sido uma das sensações desta pré-temporada, assinando algumas exibições bastante positivas e que agradaram a praticamente toda a massa adepta dos encarnados. Foi o quarto jogador mais utilizado por Jorge Jesus neste período de preparação.

Sem comentários:

Enviar um comentário