quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cristante, da passadeira de Milão à Catedral da Luz

Cristante, da passadeira de Milão à Catedral da Luz
San Vito al Tagliamento é uma província italiana de Pordenone, com cerca de 13.316 habitantes. Atualmente, o mais famoso de todos os 'filhos' desta localidade dá pelo nome de Bryan Cristante. 

Da estreia na Champions à recusa de ser o novo Pirlo

Nascido a 3 de março de 1995, o médio sempre fez do trabalho a sua grande 'arma'. Bryan tem um nome americano, no entanto, é muito italiano, apesar dos passaportes duplos (o seu pai nasceu no Canadá) e Praga, na República Checa, foi a cidade que o viu entrar na história do AC Milan.
Com 16 anos, 9 meses e 3 dias, Cristante passou a ser o mais jovem estreante do conjunto rossoneri na Liga dos Campeões.
Momento da estreia de Cristante na equipa do Milan na Champions League
As primeiras páginas foram escritas na capital checa, nosynottiparena. A 6 de dezembro de 2011, Massimiliano Allegri - então treinador do AC Milan - apostou no jovem jogador das escolas do conjunto transalpino, aos 81 minutos, para o lugar do brasileiro Robinho.
No final do jogo, Cristante - que se assume como um jogador que raramente se emociona - sentiu «uma agitação no estômago».
«É estranho. De um dia para o outro encontrei-me a jogar ao lado de campeões como Ibrahimovic. Nesses momentos pensas sobre o que te está a acontecer, e percebes: 'Estou na Liga dos Campeões com milhões de fãs que olham para mim'», assumia na altura, enquanto pisava um palco de Liga milionária e mandava uma mensagem do seu telemóvel para os seus pais.
«Um sonho. Dedico-vos», escreveu o menino do Milan aos seus pais que no dia seguinte correram para comprar os jornais no quiosque que relatavam a estreia do miúdo de San Vito al Tagliamento, o tal que nunca quis o rótulo de novo Pirlo.
«Não sou o novo Pirlo, o novo Aquilani  ou Montolivo. Sou o Cristante», avisou nos seus primeiros tempos na equipa principal do Milan.
De ideias fixas, Cristante sempre foi visto pela família rossoneri como um meio-campista «versátil que tem boa técnica e um remate forte», como assumiu Massimiliano Allegri, hoje técnico da Juventus, em declarações à La Gazzetta dello Sport.
«Além de ter bom sentido posicional, alia um físico poderoso (186 cm)», acrescentava o treinador. Cristante, aos microfones daBenfica TV, não andou muito longe no seu raio x.
«Sou um médio-centro forte fisicamente, gosto de fazer passes longos. Digamos que sou um médio que pode fazer muitas coisas no meio-campo», disse, entusiasmado.
Cristante já com a camisola dos campeões nacionais de Portugal ©SL Benfica
Bruno Fernandes, médio português da Udinese, que chegou a defrontar Cristante no Campeonato Primavera de Itália (para jogadores Sub-20), descreveu assim o atleta.
«Do que vi quando o defrontei no campeonato Primavera e do que vi no AC Milan, é um jogador forte fisicamente, bom no jogo aéreo, um bom número '6' mas que pode ainda jogar como médio-interior. Tem uma boa meia-distância e penso que poderá dar uma boa ajuda ao Benfica. É um jogador completamente diferente do Enzo, que é um atleta mais ofensivo e mais rápido. O Cristante é mais forte fisicamente, acredito que seja mais regular na fase de ataque e defesa. Na Serie A, recuperava bolas a jogadores como Tévez. O Cristante não é tão explosivo como o Enzo, mas poderá ajudar o Benfica e substituir o Enzo Pérez», disse, em entrevista à Renascença.
O médio italiano, que agora chega ao Benfica, tinha por objetivo convencer Inzaghi mas a sua carreira vai prosseguir na Luz.
«Espero conquistar meu espaço nesta temporada, vindo de um ano em que eu cresci muito e este ano espero encontrar o meu espaço para provar isso», explicou, em declarações à imprensa italiana na altura em que Pippo Inzaghi começou a trabalhar em San Siro como novo técnico.
Mas a vida dá muitas voltas e será Jorge Jesus o seu treinador, técnico que curiosamente foi apontado ao clube de San Siro.
Tendo o basquetebolista norte-americano Kobe Bryant como seu ídolo, na Luz, o italiano assume que «vai dar tudo» para «agradar» aos adeptos.
«Cresci no Milan, passei por todos os escalões de formação até chegar à equipa principal. Agora estou aqui e muito contente por ter dado este passo. Espero crescer muito porque sou jovem e prometo entusiasmo, em suma, tudo o que puder dar, darei!»
Bryan Cristante chega agora ao Benfica, clube pelo qual assinou um contrato válido por cinco temporadas. Agora é tempo de convencer os Tiffosi, ragazzo!

Sem comentários:

Enviar um comentário