domingo, 17 de novembro de 2013

Exclusivo NGB: Ideia 7 - A Infra-estrutura que falta ao SLBenfica

Exclusivo NGB: Ideia 7 - A Infra-estrutura que falta ao SLBenfica



Quando aqui apresentámos o conceito da incubadora de ideias e novos projectos "Benfica Business Angels", no tópico Exclusivo NGB: Ideia 5. - Benfica Business Angels, referimos na altura que poderia ser implementado num edifício a implementar no espaço do actual espaço do sintético da Luz. Na altura revelámos que haveriamos de explicar o porquê de alterarmos esse espaço, sendo que ali funciona a escola de futebol GeraçãoBenfica.

O motivo chama-se: Academia de Formação do SLBenfica.

Consideramos ser esta a infra-estrutura que falta ao SLBenfica. Uma Academia de Formação do SLBenfica em Lisboa para centralizar três áreas de formação:

- Equipas de formação dos Traquinas (Sub9) aos Infantis (Sub13) actualmente dispersas em dois campos em diferentes campos de Lisboa para treinar e para jogar.
- Polo central da Escola de Futebol e Animação GeraçãoBenfica
- Criação de um segmento de futebol feminino do SLBenfica centralizado na Academia.

No Caixa Futebol Campus treinam e jogam todas as equipas a partir dos Iniciados (escalão Sub14), mas até essas idades há uma grande dispersão e desconexão do trabalho de formação.

Não sabemos se era ou não esta a ideia subjacente ao alegado interesse no complexo do Estrela da Amadora, mas se era... não faz qualquer sentido investir ou 2 ou 3M€ na aquisição do espaço e outro tanto a remodelar o espaço, quando simplesmente se pode construir uma Academia de raiz, talvez até por menos que apenas o custo da aquisição do Complexo do Estrela da Amadora.

O plano passaria por construir nos arredores de Lisboa (Loures, Odivelas, Oeiras...), uma Academia com as seguintes características:


Seria um espaço composto por dois campos de futebol 11, que se permitiriam dividir em quatro campos de futebol 7, precisamente o tipo de jogo até ao escalão Sub12, daí em diante joga-se futebol 11.

Além desses dois campos haveria ainda um terceiro campo, de dimensões de futebol 7, construido em formato de replica do Estádio da Luz, com os quatro arcos, mas totalmente coberto, destinado especialmente aos escalões mais jovens e às aulas/equipas de animação.

Além dos espaços desportivos, todos eles servidos por bancadas laterais (assinaladas como "Stand A, B e Kids) e por 6 balneários, dois para cada campo de futebol 11 e mais dois (B5) para o campo de futebol 7.
Serviços complementares/apoio em Prestação Serviços por entidades especializada/parceiros SLBenfica.

Mais do que uma simples Academia:
O projecto passaria por implementar bastante mais que apenas "campos de futebol". Além do estacionamento, seria construido um edificio de apoio, com dois pisos para suportar os serviços complementares à academia ou de suporte à actividade, a saber:

- Espaço de Estudo Acompanhado – Espaço explorado por entidade parceira do SLBenfica, especializada no apoio ao estudo e explicações e dedicado aos jovens atletas do SLBenfica (sejam da animação ou competição). O objectivo seria ajudar os jovens no Acompanhamento ao Estudo, Apoio para Testes, Realização Trabalhos de Casa, etc. do 1º ao 7º ano de escolaridade.

- Serviço de Transporte - Disponibilizar, novamente através de uma entidade parceira do SLBenfica, a disponibilização de um serviço de transporte dos jovens desde a Escola ou Residência para a Academia e, se necessário, de regresso à residência do jovem.

- Restaurante Temático - Localizado no piso superior, com vista para toda a Academia, espaço para restaurante temático que poderia passar por um restaurante do Clube, ou um restaurante “Fast Food”.

- Loja do Clube - Espaço de Merchandizing do Clube, de dimensões mais pequenas e que promova os produtos de merchandizing mais direccionados aos mais jovens.

- Loja de Parceiro desportivo (Adidas p ex.) - À semelhança do que existe no Estadio da Luz, uma loja, de menores dimensões, destinada ao parceiro desportivo do SLBenfica, para promoção e venda de equipamento desportivo, especialmente dedicado aos jovens da animação.

- Cafetaria Snack Bar - Um espaço de cafetaria, com esplanada coberta, com Office Point Wifi para os pais/encarregados de educação poderem assistir aos treinos/jogos dos seus educandos enquanto se mantêm "ligados" e com possibilidades de trabalhar.

- Secretaria da Escola de Futebol - Serviços Administrativos dedicados ao polo central da escola de futebol GeraçãoBenfica, actualmente no sintético do Estádio da Luz

- Áreas de Apoio – Rouparia, Lavandaria, Gabinetes Técnicos para treinadores e coordenação técnica do futebol de formação, Enfermaria, Sala de Convivio, Parque Estacionamento...

Potencial de Utilização:
A Academia seria, então, destinada às seguintes equipas:
- Todos os escalões de formação de competição até ao escalão de Infantis A (12 anos).
- Todas as equipas de animação e "selecções" GeraçãoBenfica
- Escalão de formação de futebol feminino (Juniores) com duas equipas A e B
- Projecto Social: Dinamização da Academia no período da manhã disponibilizando o acesso à prática desportiva a jovens desfavorecidos do concelho onde for implementada a Academia, em colaboração da Fundação com o Município e as escolas da zona.

Capacidade de Retorno Financeiro:
- Naming da Academia
- Publicidade Estática nos Campos
- Parceiros/Patrocinadores de Serviços – Estudo Apoiado, Transporte Atletas e Estacionamento
- Naming do Campo de Fut7 coberto para os mais jovens
- Parceiros de Exploração e Manutenção da Academia (Limpeza, Conservação, etc.)
- Publicidade Estática para o Exterior (Muppies, Outdoors, etc.)
- Decoração dos espaços da Academia – publicidade estática no complexo
- Eventos, Torneios e Acções de Marketing

O SLBenfica passaria a poder ter um espaço para iniciativas como "Summer Camps SLBenfica" e replicar a metodologia para, em regime de franshising, realizar estes projectos fora de Portugal no Verão (Espanha, Brasil, Angola...).

Também passaria a ser possível organizar eventos desportivos como Torneios Internacionais de futebol Infantil ou de futebol Feminino.

Outra iniciativa possível seria a realização de eventos com jogadores, trazendo-os aos treinos dos mais jovens, realizar iniciativas com a BenficaTV, Elite Training Camps para Sub14 (à semelhança do que já existe no Seixal para maiores de 14), 

Skills Challenge – “Torneios” de treinos de abordagem direccionada a determinados skills (remate, finta, controlo de bola, etc) alargado aos CFT, com as performances a resultarem numa Final Nacional no Estádio da Luz com a presença de elementos da equipa principal.

Entre muitas outras iniciativas...

Em resumo, os principais pilares deste projecto seriam:

- Projecto Inovador de maior Integração do projecto GeraçãoBenfica e do Dpt de Formação
- Infra-estrutura com serviços complementares para atletas e apoio aos encarregados de educação
- Dinamização do espaço para utilização diária extra-futebol (restaurantes, lojas, etc)
- Elemento potenciador e gerador de receitas adicionais e optimização de custos para o SLBenfica
- Instalações de elevadíssima qualidade e design ao nível da dimensão e qualidade do SLBenfica
- Replica do Estádio da Luz no “MiniEstadio” coberto para Fut7
- Centralização dos serviços de formação Sub9 a Sub13 e criação futebol feminino.

Neste sentido, retiramos a opinião que faz mais sentido realizar uma parceria com um município dos arredores de Lisboa para construir um espaço destes de raiz, que terá menos custos para o clube do que comprar um espaço já existente e com necessidades de requalificação.

Como nota final... seria a oportunidade, também, de mostrar ao FCPorto que conseguiamos fazer um projecto muito melhor do que o FCPorto fez no VitalisPark, revitalizando o antigo campo do clube ”Campo da Constituição” para estruturar o conceito de escola de futebol e formação até aos sub13. Um projecto com naming pela Unicer – VitalisPark que alberga uma escola de futebol “DragonForce” gerida pelo clube e que serve de base e ponto de contacto com o clube pelos demais projectos em regime de franshising.

Sem comentários:

Enviar um comentário