domingo, 17 de novembro de 2013

Pedro Santos Guerreiro: UEFA atribuiu à FPF o prémio de marketing do ano

Pedro Santos Guerreiro: UEFA atribuiu à FPF o prémio de marketing do ano

A enchente garantida para esta sexta-feira no Estádio da Luz é muito mais do que um sinal de devoção coletiva pela Seleção Nacional. É o resultado de uma gestão profissional na Federação, que, quanto à lotação, neste jogo fez tudo bem.

Agora é ganhá-lo.

É um dos jogos do ano. Portugal contra Suécia. Ronaldo contra Ibrahimovic. Primeira mão de apuramento contra exclusão do Mundial de futebol. O frenesim à volta do jogo é tão grande que, já ontem, a Federação decidiu emitir mais 800 bilhetes para lugares com visibilidade reduzida: voaram num instante.

Só se pode vender o que é bom: a perspetiva de jogo e a qualidade das equipas asseguram-no. Mas depois há o resto. Há o marketing, a publicidade, os canais de distribuição, o preço, as promoções. Ora, a Federação investiu em publicidade e ativou duas parcerias de envergadura, uma com o Continente, para vender os bilhetes, outra com a Santa Casa da Misericórdia, com a qual fará o espetáculo da maior bandeira de Portugal num estádio. Haverá bandas e festança.

O resultado é um pouco mais de 60 mil pessoas no estádio, que pagaram bilhetes a partir de dez euros, sendo a maior parte deles a 20 euros. Faça as contas, é um balúrdio. Nem há uma semana, o superjogo no mesmo estádio entre o Benfica e o Sporting teve um pouco mais de 40 mil pessoas, com os bilhetes em média mais baratos.

Isto acontece em primeiro lugar porque o público de Seleção Nacional é diferente do público dos jogos de clubes. Há mais famílias. Haverá milhares. de crianças a ver no estádio este Portugal-Suécia. Mas também acontece porque, através das parceiras e promoções nos supermercados, a Federação conseguiu impulsionar a compra por impulso.

Isto não é só futebol, é economia. É gestão - a gestão profissional de Fernando Gomes, que tem cumprido as expectativas com que entrou na FPF. Não é por acaso que estas campanhas são um caso de estudo na UEFA, que atribuiu à Federação portuguesa o prémio de marketing do ano.

O estádio vai encher-se com grandes esperanças. Esperemos que se esvazie de gente radiante. 

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