quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Leonardo Jardim e o dérbi: «Não vamos fugir à nossa identidade»

Jardim e o dérbi: «Não vamos fugir à nossa identidade»

Sporting jogará na Luz agarrado às ideias de sempre, diz o técnico: um jogo envolvente, de posse de bola, dinâmica e capacidade de criar ocasiões de golo

O Sporting jogará no Estádio da Luz fiel às suas características: com muita posse de bola e mobilidade. Essa foi a ideia inicial deixada por Leonardo Jardim na conferência de imprensa desta quinta-feira.

«Não é por jogarmos contra o Benfica que vamos mudar a nossa forma de estar. A Taça é uma prova a eliminar e alguém terá de ficar de fora. Dentro do nosso objetivo de estar presente na final, temos de abordar o jogo de forma a passar a eliminatória», referiu o técnico aos jornalistas.

«Não vamos fugir à nossa identidade».

Confrontado com a postura do Sporting no Dragão, no qual sentiu dificuldades em controlar a partida, Jardim insistiu que aconteceu apenas na primeira parte e que não pode repetir-se.

«Não tivemos a dinâmica ofensiva que pretendíamos e a capacidade de rodar a bola na primeira parte, só a tivemos na segunda», lembrou.

«Essa característica de posse, de mobilidade, de bom jogo interior e exterior tem de ser feita desde o início do jogo, para podermos construir ocasiões de golo e possibilidades de finalização. Temos de ter essa capacidade neste jogo e temos de aproveitá-la desde o início».

Sem dar qualquer pista sobre o onze inicial - referiu apenas que Piris e Vítor «vão ser convocados e no sábado se verá se algum deles é titular» -, Leonardo Jardim acrescentou que este jogo da Taça merece o melhor Sporting em campo.

«As trocas que tenho feito são em prol de apresentar a equipa mais capaz de resolver os problemas que vamos encontrar no início do jogo, sabendo que depois posso meter mais três jogadores durante os noventa minutos», começou por dizer.

«A Taça é um jogo importante, vamos jogar de forma séria e apostar num onze inicial, mais três jogadores que vão entrar durante o jogo, que possa resolver os problemas que vamos encontrar.»

«Vamos abordar o jogo da mesma forma que temos abordado os jogos do campeonato, vamos colocar em campo as nossas directrizes, vamos tentar fazer um jogo envolvente e sempre a criar oportunidades de finalização.»

Leonardo Jardim: «Acredito que o Cardozo vai jogar»

Treinador leonino diz que o avançado é demasiado importante para ficar de fora do dérbi

O traumatismo com entorse no tornozelo não ilude Leonardo Jardim: à partida toda a gente acredita que uma lesão desta não será recuperável em quatro dias, mas o treinador do Sporting lança uma mensagem para quem o quiser ouvir e garante que não o enganam.

«Eu acredito até que o Cardozo irá jogar», diz em resposta a uma pergunta sobra a ausência.

«É um jogador que tem sido importante, sobretudo nos últimos cinco ou seis jogos, pelos golos que tem feito e pelo que tem conseguido individualmenmte e coletivamente, por isso acredito que vai jogar e vamos ter com ele as atenções que ele merece.»

De resto há muito respeito pelo Benfica: o treinador leonino garante que se trata de um adversário em crescimento e que se apresenta neste dérbi mais forte do que estava no dérbi do campeonato.

«Teve uma evolução, principalmente na qualidade do seu jogo. Não conseguiu vencer na Grécia, mas tem vindo a evoluir. É normal que não esteja satisfeito por não ter ganho, mas o jogo que fez em Atenas foi dos melhores que vi neste campeonato.»

Ora por isso, e apesar de garantir um Sporting a ter posse de bola e dinâmica ofensiva, Leonardo Jardim garante que a equipa vai estar muito atenta defensivamente.

«Vamos tentar anular o jogo mais ofensivo do Benfica e vamos tentar anular os seus esquemas táticos que normalmente produzem muitos golos.»

«O Benfica tem sido mais forte ofensivamente do que defensivamente nas bolas paradas, vamos tentar ser fortes nas duas vertentes, para conseguirmos ter aproveitamento. Os jogadores do Sporting estão a ser mais competentes nesse aspeto do que em anos anteriores e eu fico satisfeito.»

Jardim: «Se nós precisamos de reforços, então e os nossos adversários?»

Treinador não nega que janeiro pode trazer mexidas, mas não gostou de ver as notícias sobre possibilidade do Sporting se reforçar

A notícia de que o Sporting anda à procura de um central, um médio ofensivo e um extremo, apesar de não ter sido desmentida por Leonardo Jardim, deixou o treinador leonino algo incomodado.

Pelo respondeu com um sorriso irónico.

«Acho muita piada às pessoas acharem que o Sporting se deve reforçar. Em termos ofensivos o Sporting tem sido das melhores equipas portuguesas, portanto se nós necessitamos de reforços o que se dirá dos outros adversários...», respondeu.

«Em termos defensivos sofremos cinco golos, mas temos sido competentes. Acreditamos no plantel que temos.»

Leonardo Jardim não nega no entanto que pode haver mexidas.


«Não fecho a porta à possibilidade de entrar ou sair jogadores em Dezembro, como acontece em qualquer equipa, mas aqueles que trabalham diariamente connosco sabem que acreditamos no valor deles.»

Sem comentários:

Enviar um comentário