sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PSP confirma que caixa de segurança vai ser alargada

TAÇA DE PORTUGAL - JOGO OBRIGA A MAIS CUIDADOS

PSP confirma que caixa de segurança vai ser alargada

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai alargar a caixa de segurança no Estádio da Luz em toda a bancada destinada aos sócios e claques do Sporting, no dérbi de sábado (19H45), revelou o subintendente Pedro Pinho.

"A caixa de segurança [existente no piso 3] comporta apenas cinco por cento [da lotação do estádio], o regulamento para a Taça diz que [a cedência de bilhetes ao clube visitante] é de dez por cento [6.500 adeptos]. E por isso, a polícia está a criar uma caixa de segurança que engloba também o piso 1 e o piso 0.

Pedro Pinho é o comandante da 3.ª divisão do Comando Metropolitano de Lisboa e responsável máximo pela segurança no encontro que opõe "águias" e "leões", da quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol.

Em conferência de imprensa destinada a prestar informações sobre as medidas previstas para um jogo, considerado "de risco elevado", Pedro Pinho disse que, tendo em conta aqueles fatores, o encontro de sábado obriga a mais cuidados.

"É uma massa maior, de 6.500, a coluna é maior, teremos de ter alguns cuidados para gerir a massa humana, mas os procedimentos serão semelhantes ao que temos feito", explicou, dizendo que o número de efetivos das forças de ordem também será ligeiramente maior, mas sem especificar.

Em relação ao que se passou nas imediações do Estádio do Dragão, em que um grupo de adeptos alegadamente do Sporting causou incidentes, Pedro Pinho disse que haverá um cuidado igual ao que tem havido. "Aquilo que vamos fazer é adequar o efetivo e colocá-lo onde seja necessário, para garantir a segurança de todos os intervenientes", referiu.

O dérbi obrigará igualmente a alguns condicionamentos no trânsito e de estacionamento, em especial no percurso dos adeptos do Sporting do Estádio José Alvalade até ao Estádio da Luz, no período entre as 16 horas e 17H45.

A segurança do jogo levou a PSP a destacar um dispositivo que envolve várias valências da polícia, desde efetivos na patrulha apeada, auto e à civil, como equipas de intervenção rápida, divisão de trânsito, segurança e transportes, equipas de informações desportivas e unidade especial (corpo de intervenção e grupo operacional cinotécnico).

Hoje, o subintendente aproveitou ainda para concordar que as boas relações entre clubes facilitam o trabalho e para deixar uma palavra de apreço à estrutura do Benfica, que tudo tem feito "para que as coisas corram bem", tal como ao Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário