terça-feira, 17 de dezembro de 2013

As difíceis opções de Jorge Jesus

As difíceis opções de Jorge Jesus
Como é certo e sabido Jorge Jesus tem um plantel com mais opções que a época passada. A questão é saber se JJ irá tomar as melhores decisões nos jogos decisivos, e menos decisivos à partida,(caso do Arouca).
Em relação ao ano passado a estrutura é a mesma: só saíram Miguel Vitor e Aimar, jogadores que não vinham sendo titulares a época passada. Não vale a pena voltar a falar sobre as finais perdidas, e do jogo no Dragão da época passada(seria “gira-o-disco e toca o mesmo”).
Guarda-redes
Logo neste setor, começam a surgir as dúvidas: Artur já tem habituado os adeptos benfiquistas, a alguns erros ultimamente, mas tem sido aposta recorrente de JJ. Mas, agora com a sua lesão, será que Oblak agarrará a sua oportunidade??Vamos ver. Paulo Lopes não parece ter “estaleca” para a baliza dos encarnados.

Defesa


Começo por avaliar dois jogadores que deram muito ao Benfica, casos de Luisão e Maxi Pereira, mas esta época têm tido oscilações de rendimento. Com a subida de forma de André Almeida, e os bons jogos de Steven Vitória na equipa B, fica a dúvida se JJ apostará mais neles. Bruno Cortez parece já estar de saída(as coisas não lhe correram nada bem!), Siqueira e Sílvio são constantemente “atormentados” por lesões e Jardel nunca foi um titular do Benfica, só mesmo nas ausências de Luisão ou de Garay.A dúvida que fica é saber se JJ apostará numa defesa mais experiente, ou numa defesa mais jovem e mais rápida.

Meio-campo


Matic e Enzo são pêndulos deste meio campo, e jogadores indiscutíveis. Gaitán tarda a dar o “click” e provar realmente todo o valor que ele tem, e pode vir a ter. Jorge Jesus está época apresentou em algumas partidas uma nuance tática , que nunca tinha dado ao jogo do Benfica, que foi a inclusão de um médio mais defensivo, dando liberdade a Matic. Esse jogador foi Fejsa,que tem vindo a mostrar ser um jogador importante neste novo ” desenho” tático, não obstante, Rúben Amorim apareceu em grande forma esta época , mas as lesões tem “tramado” o jogador português que procura um lugar na convocatória de Paulo Bento para o Mundial. André Gomes é um jovem que sempre que foi chamado, não desiludiu, mas com a concorrência que tem, é complicado jogar neste Benfica, principalmente com a subida de forma de Sulejmani(eu sei que não são jogadores da mesma posição), embora , Djuricic demore a mostrar os credenciais com que veio do Herenveen, sendo de qualquer forma, mais uma opção.

Ataque


No ataque começo por incluir os extremos,(para mim Gaitán não é um extremo): Ola John sempre que joga, “trava” o jogo ofensivo dos encarnados, e assim terá cada vez menos oportunidades; Salvio sempre foi um indiscutível do Benfica, e com sua lesão trouxe problemas ao Benfica(fez uma pré-época fenomenal), mas com isso abriu-se um espaço, e apareceu Ivan Cavaleiro, um jovem, que sempre que é chamado, corresponde; Markovic, apareceu bem no inicio de época, e toda a gente quis “pintá-lo” num jogador que ainda não é, nota-se que tem qualidade, mas ainda precisa de trabalhar muito.
Nos avançados propriamente ditos, o Benfica teve o azar de Cardozo se ter lesionado, que estava numa forma espetacular, mas com isso houve o ressurgimento de um jogador que vinha estando “apagado”, caso de Rodrigo. Funes Mori ainda terá que esperar pela sua oportunidade, ainda para mais com a regularidade com que Lima tem marcado.

Com o 4-4-2 ou com o 4-4-3, certo é que Jorge Jesus terá sempre muitas “dores de cabeça”, agora vamos ver se serão boas, ou se serão más.

Sem comentários:

Enviar um comentário