sexta-feira, 7 de março de 2014

Selecção dá outro estatuto a Cavaleiro

Selecção dá outro estatuto a Cavaleiro

Ivan Cavaleiro estreou-se na selecção A e logo como titular na vitória sobre os Camarões (5-1), algo que até se revelou algo surpreendente, uma vez que o jovem avançado soma apenas sete jogos a titular no Benfica, não surgindo no onze inicial dos encarnados desde a vitória em Olhão (3-2), ou seja, há mais de dois meses e meio.

Ainda assim, esta chamada ao grupo de Paulo Bento, aliada à boa exibição de Ivan Cavaleiro pode ter feito com que o atacante ganhe pontos junto de Jorge Jesus, isto, pelo menos, segundo as palavras de José Alberto Costa, ex-treinador do Sp. Braga B. "Mostrou que pode jogar mais e ser uma alternativa para o onze", atirou, ao jornal "O Jogo", antes de acrescentar: "Cavaleiro correspondeu na estreia e deu indicações muito positivas. Volta à sua equipa altamente motivado, jogar pela selecção dá enorme confiança. Agora vamos ver se consegue transportar esses níveis para o Benfica e aumentar ainda mais o seu rendimento", completou.

Polivalência é uma mais-valia
Apesar de actuar mais frequentemente nas alas na equipa principal do Benfica, a verdade é que Ivan Cavaleiro também se adapta bem ao centro do ataque, algo que já aconteceu no Benfica B, nas selecções jovens e, curiosamente, em grande parte do jogo com os Camarões, assumindo-se como uma clara mais-valia para o jovem atleta. "Dá várias opções a um treinador, porque tem uma mescla de características que podem ser úteis em qualquer posição, nos flancos ou no meio. É muito rápido, gosta da profundidade e tem sentido de baliza. Além disso, mexe-se bem, tem um drible forte, procura as tabelas e sabe passar", explicou José Alberto Costa.

Lembrando que Ivan Cavaleiro "tem características que não aparecem em todos os jogadores", o ex-treinador do Sp. Braga B deixa porém um aviso ao internacional português. "Esta chamada também pode ser um perigo. Não se pode deslumbrar, até numa fase em que o futebol é muito mercantilista. Precisa de um forte compromisso com o treino e de trabalhar muito para continuar a crescer", finalizou, ao jornal "O Jogo".

Beneficiou muito do regresso das equipas B
Ivan Cavaleiro é um claro exemplo da boa opção que foi feita pelos clubes portugueses em voltarem a apostar nas equipas B, sendo que o jovem avançado de 20 anos aproveitou de forma decisiva a equipa secundária encarnada para ganhar balanço para chegar à equipa principal (soma 700 minutos pela equipa comandada por Jorge Jesus) e à selecção A.

De facto, ao longo da temporada anterior e da actual, Ivan Cavaleiro "utilizou" o Benfica B como um importante trampolim entre os juniores e a equipa comandada por Jorge Jesus, somando, ao todo, 54 jogos e 21 golos na Segunda Liga. Números de respeito e que tiveram o devido retorno.

Sem comentários:

Enviar um comentário