domingo, 27 de abril de 2014

FC Porto-Benfica (antevisão): estranha forma de viver o clássico

FC Porto-Benfica (antevisão): estranha forma de viver o clássico
Dragões ainda em estado de choque, águias em modo gestão para Turim
Momento

FC Porto: Ainda em estado de choque com a eliminação da final da Taça de Portugal, em plena Luz quando tinham dois golos de avanço e o adversário em inferioridade numérica, e com um terceiro lugar frustrante na Liga, os dragões têm nesta partida a última hipótese de obterem algo de relevo esta época. Jogam em casa, a eliminatória é só a um jogo, e para a final está à espera um Rio Ave ansioso por fazer história. O que resta da época (e já é muito pouco, de facto) dos dragões será em grande parte jogado no domingo à tarde, com o eterno rival.

Benfica: Seria difícil reunir um quadro tão atípico para os encarnados visitarem o Dragão. A meio de uma semana decisiva para o acesso à Liga Europa, tudo indica que os encarnados optem por arriscar o mínimo possível. Com o título ganho, o acesso à final da Taça de Portugal garantido, e entre dois duelos intensos com a Juventus, este encontro na casa do eterno rival, para a meia-final da Taça da Liga, tem mesmo prioridade reduzida. O Benfica vai querer ganhar no Dragão, é claro, mas deverá tentar fazê-lo com vários elementos que não são habitualmente titulares.

Ausências

FC Porto: Licá sai por opção técnica, registando-se os regressos de Fernando e Quaresma, que tinham cumprido castigo no jogo com o Rio Ave

Benfica: Gaitán e Fejsa, em fase final de recuperação, serão poupados, de modo a poderem estar em Turim; Sálvio e Sílvio estão lesionados

Discurso direto
Não houve! Luís Castro e Jorge Jesus optaram pelo silêncio, antes deste duelo, o que dá conta de fragilidade a que esta competição está votada.

Histórico de confrontos
O duelo desta tarde será o 229.º encontro entre dragões e águias. Só nesta temporada, já houve três: para a Liga, o Benfica venceu em casa por 2-0; para a Taça de Portugal, os encarnados ganharam em casa por 3-1 e o FC Porto venceu no Dragão, por 1-0. Em 228 jogos oficiais já realizados entre os dois emblemas (para Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça e o antigo Campeonato de Portugal), o FC Porto ganhou 88, o Benfica 85 e nos restantes 55 jogos registaram-se empates. Com o FC Porto como visitado, a vantagem dos dragões é ainda maior: em 106 partidas, 64 vitórias do FC Porto, 26 empates e 16 derrotas, com 211 golos dos portistas e 112 dos benfiquistas.

Equipas prováveis


FC Porto


Outros convocados: Kadú, Reyes, Josué, Quintero, Carlos Eduardo, Avançados: Ghilas, Ricardo e Kelvin. 

Benfica: 

Sem comentários:

Enviar um comentário