sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ecletismo de sucesso 2013/14 em balanço no Jornal “O Benfica”

Ecletismo de sucesso 2013/14 em balanço no Jornal 

“O Benfica”

Como Instituição que fomenta a cultura desportiva, o Sport Lisboa e Benfica desenvolve nas suas instalações várias modalidades e com sucesso na maioria delas. Muitos títulos denotam o sucesso e a razão deste investimento.

Mais conhecido pelo Futebol, o Sport Lisboa e Benfica é, na sua essência, um Clube desportivo, com várias modalidades à disposição de quem queira, desde tenra idade, praticar Desporto.

Esse ecletismo tem obrigado a um investimento que, ao longo das temporadas, tem sido mais do que justificado com o crescimento competitivo existente acoplado a títulos que comprovam o domínio no panorama desportivo nacional. Do Atletismo ao Voleibol, passando por Hóquei em Patins, Futsal, Basquetebol e Andebol, umas mais do que outras, mas todas têm contribuído para o crescimento da modalidade no Clube e em Portugal.

Mas esta espécie de “serviço público” que o Benfica presta tem de ter repercussões positivas e elas têm existido. Na época 2013/14, os títulos e troféus conquistados foram mais do que muitos.

No Atletismo, o destaque maior vai para o “Tetra” em Pista ao Ar Livre, mas não se deve esquecer os títulos nos Corta-Matos, Longo e Curto, e o “Tri” em Pista Coberta. Realce, ainda, para a prestação do Benfica além-fronteiras onde foi Vice-campeão europeu em Corta-Mato e na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo.

Do exterior para dentro do Pavilhão, a menção maior terá de ser feita ao Basquetebol. Forte candidata, não acusou a pressão e conquistou quatro títulos entre eles o mais importante, o Campeonato Nacional. De permeio, “viajaram” para o Museu Benfica – Cosme Damião a Taça Hugo dos Santos, a Taça de Portugal e a Supertaça. A modalidade mostra saúde e já vai trabalhando rumo a novas conquistas.

A nível interno, o Voleibol também merece uma palavra de apreço. Volta à Europa em 2014/15 após última participação em 2005/06 na Top Teams Cup, fruto da conquista do Bicampeonato Nacional – 5.º do palmarés – e da Supertaça. Ambos diante da Fonte do Bastardo.

Paradoxalmente às duas anteriores, o Hóquei em Patins acabou por ter mais sucesso fora de portas do que em Portugal. Se é verdade que conquistou a 14.ª Taça de Portugal do palmarés, não é menos verdade que trouxe para a Luz a Taça Continental e a Taça Intercontinental ao derrotar o Vendrell e o Sport Recife, respectivamente.

O Andebol e o Futsal acabaram por ficar aquém das expectativas criadas, sem que, com isso, não mereçam o louvor do esforço e dedicação que tiveram com o Manto Sagrado vestido. Recordar que as Secções já trabalham a nova época no sentido de conseguir os plantéis os mais competitivos quanto possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário