quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cortez quer convencer Jesus

ENTRA NA DISCUSSÃO PELO LUGAR FRENTE AO CINFÃES

Cortez quer convencer Jesus

Bruno Cortez entra na luta pelo lugar no flanco esquerdo no encontro de amanhã. O brasileiro quer aproveitar o desafio diante do Cinfães para recuperar o terreno perdido, convencendo Jorge Jesus. O técnico do Benfica costuma aproveitar este tipo de jogos da Taça de Portugal para lançar os futebolistas menos utilizados. Siqueira, apesar de ter sido garantido em cima no encerramento do mercado de transferências, alinhou nos últimos dois jogos. É uma opção para o onze, mas sabendo-se que na quarta-feira seguinte há Liga dos Campeões, pode ter mais tempo de descanso.

Sobram, então, Sílvio e Cortez para alinhar na ala esquerda da defesa. O internacional português, recuperado de operação ao joelho esquerdo, corre para somar os primeiros minutos da época, sendo que também pode atuar no flanco direito, o de origem.

Recuperação

Cortez, esse, procurar recuperar um lugar que foi seu. Cedido pelo São Paulo, o camisola 12 chegou ao Benfica na pré-temporada. Durante o ciclo de preparação e na fase inicial da temporada, o camisola 12 não teve concorrência, sendo dono absoluto do lugar.

O lateral foi titular nas três primeiras jornadas da Liga (Marítimo, Gil Vicente e Sporting). Mas, a chegada de Siqueira, emprestado pelo Granada, e a lesão muscular sofrida após o dérbi mudaram o cenário. Cortez foi riscado da lista de jogadores inscritos na Liga dos Campeões.

Esta decisão foi desdramatizada pelo próprio treinador, na véspera da receção ao Paços de Ferreira. “O grande objetivo do Benfica é o campeonato e eu não deixei o Cortez fora. Quando se deixa um jogador fora da Champions parece que se está a tirar da equipa o jogador. O Cortez, se estivesse bom, ia jogar com o Paços de Ferreira e não o Siqueira”, esclareceu Jesus.

No último mês, o brasileiro fez apenas um jogo em seis possíveis – foi titular diante do Belenenses. Depois, seguiu-se a deslocação a Paris, que falhou, e no encontro com o Estoril nem no banco esteve. Jesus optou por manter Siqueira, que é, já, o lateral-esquerdo mais utilizado – 5 jogos e 413 minutos em campo. Com o aproximar da estreia na Taça, Cortez corre por um lugar, para agarrar com unhas e dentes essa oportunidade. Tanto mais que a seguir segue-se compromisso da Champions.

Concorrência forte até na opção de compra

• Luís FilipeVieira afirmou, em recente entrevista à CM TV, que oBenfica acertou no lateral-esquerdo, não falando em nomes, mas acrescentando que esta temporada vai dar-lhe razão, não especificando se estava a falar de Siqueira, cedido pelo Granada. A verdade é que os dois laterais dos encarnados estão na Luz emprestados e ambos têm uma opção de compra que obrigará a SAD a um esforço financeiro. Cortez custa 5 milhões de euros e Siqueira mais dois milhões. Apesar da época estar ainda numa fase prematura, adivinha-se que dificilmente os responsáveis benfiquistas vão avançar para a compra do jogador do São Paulo, sobretudo por números tão elevados.

Cortez começou a temporada a titular, mas acabou preterido pelo compatriota e acabou por ser o elo mais fraco na hora das inscrições na lista da UEFA. Em sentido contrário está Siqueira, que parece ter convencido a cúpula do futebol mas também o treinador. É certo que a opção é elevada, mas as boas relações entre Benfica e Granada podem levar Vieira a tentar negociar a compra do esquerdino por outros valores. De qualquer forma, o líder das águias sabe que terá de enfrentar um argumento de peso por parte do emblema espanhol: Siqueira era o defesa pretendido pelo Real Madrid. Tem o passe inflacionado.

Sem comentários:

Enviar um comentário