quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Regresso de Cardozo ameaça Lima

Regresso de Cardozo ameaça Lima

Lima é, provavelmente, o jogador mais pressionado pelo regresso iminente de Cardozo à competição, depois de quase três meses de ausência, devido a lesão. Da dupla de avançados que tem atuado nos últimos jogos, o brasileiro é aquele que tem estado em menor evidência, em contraste com a grande forma de Rodrigo.

Mas há um dado que joga a favor dele, nas vésperas do desafio frente ao Gil Vicente, no Minho: a equipa de Barcelos é aquela a quem Lima mais golos marcou em Portugal, com dez remates de sucesso. Os galos estão no topo da lista de 23 clubes nacionais que sofreram com a pontaria do jogador de 30 anos, sendo que no segundo lugar surge o FC Porto, com sete golos encaixados, tal como Paços de Ferreira, Académica e Olhanense.

O Gil Vicente também foi a equipa a quem Lima marcou o primeiro golo em Portugal. Corria a época 2009/10 e, ao serviço do Belenenses, foi um dos protagonistas principais no empate a uma bola diante dos barcelenses, a 27 de outubro de 2009, num jogo disputado no Estádio do Restelo, a contar para a fase de grupos da Taça da Liga.

A tendência manteve-se nos anos posteriores e pelos diferentes clubes que o jogador viria a representar. Na época seguinte, pelo SC Braga, ficou em branco nos jogos com o Gil Vicente, mas voltaria à carga em 2011/12, marcando quatro golos em dois jogos, num deles conseguindo um hat trick, no Estádio Cidade de Barcelos (vitória por 3-0), marca que apenas conseguiu noutras duas ocasiões - com o Sevilha, na pré-eliminatória da Champions, e diante do Rio Ave, na goleada por 6-1, na época passada, ao serviço do Benfica.

Falta apenas um tento para que o Benfica se torne na equipa mais beneficiada pelos golos de Lima. O brasileiro natural de Monte Alegre tem 40 golos ao serviço dos encarnados (30 na época passada, 10 em 2013/14), tantos quantos os apontados em duas temporadas em representação do SC Braga, clube que o catapultou para um nível futebolístico e mediático superior, trocando os minhotos pela Luz pelo valor de quatro milhões de euros (mais o empréstimo de Michel).

O camisola 11 é, a par de Rodrigo, o melhor marcador do Benfica, mas apenas com mais um golo que Óscar Cardozo, o que atesta bem o impacto e importância do paraguaio na equipa (tanto tempo de fora e quase se mantinha o goleador da equipa). O regresso do Tacuara vai provocar mexidas e Lima pode, pelo menos, agitar a bandeira do sucesso frente ao galo para não perder o lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário