terça-feira, 22 de abril de 2014

Os novos campeões!

Os novos campeões!

Será esta época, que o Benfica vai ter a grande época com que todos os benfiquistas sonham? Com dublete, triplete, ou quadrapelete? 

Lembrar que ainda está em jogo a Taça de Portugal, Taça da Liga e  Liga Europa. E o Benfica tem muitas probabilidades de ganhar tudo. Já tem uma final assegurada (Taça de Portugal). Quinta-feira joga a 1ª mão das meias-finais da Liga Europa com a Juventus que eu penso que vai ser o grande teste a este Benfica e depois vais disputar a outra meia-final da Taça da Liga com o FC Porto.

Ora para quem acabou a última época como acabou, não há dúvida que o Benfica consegue superar-se e de que maneira, senão vejamos. No inicio da época este Benfica estava completamente moribundo. O diagnóstico era conclusivo: este Benfica padecia de síndrome pós-traumática. E não era para menos: qualquer equipa teria dificuldade em reerguer-se depois de uma hecatombe daquelas que os jogadores tiveram na temporada passada. Em apenas duas semanas, a máquina trituradora, a equipa avassaladora, de nota artística, tornou-se numa criança assustada, órfã de pai, de mãe. Órfã de si mesma. Das suas ideias. Do seu futebol.

Os primeiros meses desta temporada foram sofríveis. Confrangedores, até. Depois de uma entrada em falso, com uma derrota na Madeira e uma vitória milagrosa mas de muito querer (lembrar que Lima marcou aos 92m) ,na Luz, diante do Gil Vicente, o Benfica foi caminhando devagarinho, aos tropeções, como uma criança nos seus primeiros meses de vida.

Fora e dentro do clube, pedia-se a cabeça de Jorge Jesus. Mas Vieira disse que não. Por fé ou por teimosia ou apenas para evitar assinar um cheque com muitos zeros e um atestado de incompetência de liderança a si mesmo? Vá-se lá saber a razão. Mas ainda bem que apostou pois está a começar a tirar dividendos dessa aposta. Contra tudo e contra todos.
O Benfica aparenta ser hoje a antítese daquela equipa que se arrastou em campo nos primeiros três meses desta temporada. As feridas estão saradas há muito e o exército está pronto para outros combates. Com 11 ou com 10 jogadores. Com Luisão ou com Jardel. Com Matic ou com Manel.

Este Benfica é, indiscutivelmente, a melhor equipa portuguesa. Tem-no mostrado dentro de campo, com futebol de primeiríssima água e com os melhores golos que se tem visto nesta liga.. Markovic, Gaitan, Rodrigo um infindável número de jogadores que tem subido de forma duma maneira quase abismal e com um Luisão também a fazer a melhor temporada que eu me lembro de ver no Benfica. Por isso nesta altura o Benfica tem a melhor defesa e o melhor ataque mesmo com Cardozo lesionado grande parte da época. Na Luz, vulgarizou o Sporting mais coeso da década e fez o mesmo diante de um FC Porto moribundo.

À data a que escrevo este texto, o título nacional está ganho e nem o rival da Segunda Circular que já foi esmagado este ano, com um jogo fabuloso do novo menino prodígio da Luz, foi suficiente para fazer mossa, apesar de ter mostrado o melhor futebol que há muito tempo não se via para os lados de Alvalade. Mas nem isso assustou os jogadores de Jorge Jesus, que jogo após jogo, iam levando a água ao seu moinho, com o melhor futebol jogado em terras de Portugal. Os traumas de um passado recente aconselham prudência, mas, não há dúvida que foram completamente superados. 


Agora a época não terminou no domingo. Afinal, quem se contenta apenas com o campeonato quando, a um mês do final da temporada, a equipa está em todas as frentes? Este Benfica pode (mesmo) ser a antítese da última temporada.  O Benfica pode realmente fazer uma época dourada a começar já na quinta-feira com a Juventus no estádio da Luz e com o apoio desta magnífica massa associativa que para mim é sem dúvida alguma a melhor e maior de Portugal quiçá das maiores do mundo e a prova cabal disso mesmo, está nos festejos das milhares de pessoas que vieram para a rua festejar o título de campeão que foi falado e noticiado em todo o planeta. Foi realmente uma festa de arromba de norte a sul do país e também um pouco por todos os continentes deste planeta. 

Deixo aqui as maiores felicidades para o que resta jogar esta época para todo o staff (jogadores, treinador,e direção) do SL Benfica e que a sorte que lhes faltou a época passada venha agora em dose tripla ou quadrupla. Força Glorioso

PS: De referir que eu concordo com o treinador da equipa B do Benfica Hélder Cristóvão, quando diz que o Benfica tem um dos cinco melhores planteis do mundo e por isso não podemos ter medo de Juventus nem de ninguém.

Sem comentários:

Enviar um comentário