quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Luís Pedro Sousa critica qualidade dos Sérvios do Benfica



Luís Pedro Sousa critica qualidade dos sérvios do Benfica

Qualquer leigo na matéria interroga-se ao consultar a classificação do Grupo A da fase de qualificação para o Mundial'2014. A curiosidade inicial motivada pelo facto de metade do onze da Sérvia ser constituído por jogadores do Benfica, é rapidamente substituída por um sentimento de estranheza, pelo menos para quem ainda não reparou que grande parte dos reforços dos encarnados tiveram, até agora, desempenhos muito aquém das expectativas.

A Sérvia está definitivamente arredada da prova organizado pelo Brasil. Soma 11 pontos em 9 jogos, contra os 17 da Croácia e os 22 da Bélgica, que ainda só disputaram 8 partidas. Sabendo-se que Sinisa Mihajlovic conta com várias estrelas do futebol europeu na sua equipa, como Ivanovic, Nastasic, Vidic (quando não está lesionado...) e Kolarov, o exercício descrito no início do texto só pode levar à conclusão de que há alguém do meio-campo para a frente que não preenche os requisitos mínimos de qualidade, independentemente das vicissitudes com que a equipa sérvia se tenha deparado nesta campanha.

Este é, de qualquer,forma, só um dado, que, juntando a tantos outros já mais do que dissecados, ajuda a compreender o frouxo início de época do Benfica. É óbvio que muitos deles são jovens em período de adaptação, mas também não é menos verdade que os indícios não são nada animadores. Aliás, o facto de os encarnados terminarem o jogo com o Estoril sem qualquer reforço sérvio em campo não é obra do acaso nem das puras coincidências que o futebol se encarrega de menorizar.

Se analisarmos os reforços sérvios caso a caso, sem desperdiçarmos o mesmo tempo e o mesmo espaço que o Benfica gastou com os familiares de Matic e Markovic, deparamo-nos com o primeiro grande flop: Mitrovic, que mostra ser inferior aos suplentes Steven Vitória e Jardel, encontrando-se assim a anos-luz de discutir um lugar com Luisão ou Garay.

Mas mesmo aqueles que chegaram com credenciais estão a desiludir. Sulejmani tem lesões sucessivas, Djuricic não mostrou qualidade suficiente para obrigar Jorge Jesus a encontrar um sistema tático que o absorva e Fejsa, apesar dos inegáveis atributos, acaba por secar um Matic bem mais útil e confiável. Por último, surge o caso insólito de Markovic, um jovem craque que parece feito de cristal, tal o historial de lesões musculares que o persegue.

Compete agora aos responsáveis do Benfica mostrarem os seus conhecimentos no que diz respeito à preparação e recuperação física de atletas. A equipa precisa do talento deste sérvio.

- Luís Pedro Sousa , jornal Record, 9 de Outubro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário