sábado, 14 de dezembro de 2013

Águia não ganha 40 por cento dos jogos sem Cardozo

Águia não ganha 40 por cento dos jogos sem Cardozo
Óscar Cardozo, ponta de lança de 30 anos do Benfica, só volta aos relvados em 2014, conforme o nosso jornal noticiou ontem, e tudo aponta para que o regresso aconteça frente ao FC Porto, na Luz, a 12 de janeiro, para a Liga, embora não esteja descartada a hipótese de jogar alguns minutos no dia 4 de janeiro, também em casa, contra o Gil Vicente, para a Taça de Portugal - tudo dependerá da evolução que registar até esse momento, relativamente à lombalgia aguda que o tem afetado. 

Ausente nas últimas cinco partidas das águias, desde o hat trick no derby com o Sporting, para a Taça de Portugal (4-3), é garantido que Cardozo aumentará essa sequência para oito, pois vai falhar os três compromissos que restam em 2013. E se não defrontar o Gil Vicente, no arranque de 2014, chega às nove ausências consecutivas, 12 no total. 

Isto significa que o paraguaio, que por hábito nem é um jogador com muitos problemas físicos, vai igualar e pode até superar o pior calvário que viveu na Luz devido a uma lesão: oito jogos seguidos de fora em 2010/11. Consequentemente, foi nessa temporada que mais jogos falhou no total (14), seguindo-se 2008/09 e 2012/13 (9 em ambos os casos). 

Desde que é jogador do Benfica (chegou no verão de 2007, está na sétima temporada), Cardozo falhou 56 jogos, por castigo, lesão ou simplesmente opção técnica, e o saldo é o seguinte: sem o seu habitual abono de família, o Benfica obteve 33 vitórias (58,9 por cento), 11 empates (19,7 por cento) e 12 derrotas (21,4 por cento). Isto significa que, entre empates e derrotas (23), as águias não venceram mais de 40 por cento dos encontros em que se viram privadas do seu homem-golo (41,1). Esta época, porém, sem o Tacuara, registo negativo apenas na derrota com o Marítimo (1-2) e no empate com o Arouca (2-2). De resto, seis vitórias. 

Olhando para todos os golos marcados pela equipa sempre que o patrão do ataque esteve fora da loja, constata-se que Lima é quem apresenta o melhor registo: 14 golos. Seguem-se Rodrigo (9), Nuno Gomes (7) e Kardec (7). Há vida além de Cardozo, é certo, mas nem sempre ela é fácil...

Sem comentários:

Enviar um comentário