quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Carta aberta ao Presidente do Benfica

Carta aberta ao Presidente do Benfica
Meu caro Luís Filipe Vieira,


Como adepto benfiquista, não pude deixar de lhe enviar esta carta, para publicamente expressar tudo o que me vai na alma relativamente ao desempenho mais recente da equipa de futebol, incluindo o final da época passada.

Antes de lhe colocar as questões que me incomodam, e que dizem respeito a muitos dos que considero os grandes equívocos da sua liderança (futebol ), do treinador principal e da equipa, gostava primeiro de fazer os seguintes considerandos:

- Nunca me esquecerei de si nem de Manuel Vilarinho, pela coragem com que pegaram no Clube, numa das fases mais negras da sua história.

- Nunca me esquecerei de quem construíu o Estádio novo ( com José Dias ), e devolveu ao Benfica o respeito de todos e a credibilidade perdida.

- Não esqueço o museu, os quase 300 mil sócios, os êxitos em todas as modalidades desportivas, e o regressar aos grandes palcos do futebol europeu, na medida exacta da nossa dimensão.

- Recordo a Benfica TV, sonho antigo tornado realidade, com o sucesso que se sabe.

- Também jamais esquecerei as últimas épocas da equipa de futebol, que nos proporcionou amiúde um futebol alegre, acutilante e empolgante, como há décadas não víamos no nosso Clube.

Tudo isto lhe deve ser creditado, e por isso todos os benfiquistas lhe devem estar gratos, embora o tenham eleito por tudo isto ter prometido.

Mas prometeu muito mais, como os 2 campeonatos em cada 3 anos, as taças europeias e outras promessas utópicas que não têm aqui grande cabimento.

Passemos então ao assunto que me levou a escrever esta carta, e que se refere ao triste final da época passada, ao incompreensível começo da época em curso, e mais grave ainda, à medíocre prestação da equipa de futebol, que se repete todas as semanas.

Vou então colocar-lhe algumas questões, que penso estarem também na cabeça de uma grande percentagem dos adeptos do nosso Benfica:

- Depois do final da época passada, onde tudo perdemos em duas semanas com aquele triste final da Taça de Portugal, porque renovou com Jorge Jesus por mais dois anos em condições ainda mais vantajosas para o treinador, e com o problema do Cardozo a demorar 2 meses a ser resolvido?

- Porque se contrataram tantos defesas centrais ( Steven Vitória, Mitrovic e Lisandro Lopez ), para juntamente com Jardel nunca serem utilizados, e um deles inclusive ter sido emprestado?

- Porque se contrataram tantos médios sérvios, quando não vendemos nenhum da época passada, e temos bons valores Portugueses na nossa equipa B ?

- Porque se mantém à frente da nossa equipa de futebol uma pessoa que frequentemente nos envergonha com o seu mau comportamento em campo, falta de educação, arrogância e faz os comentários mais disparatados após os desaires da equipa?

- Porque se tolerou a Jorge Jesus o seu comportamento indigno de um responsável do Benfica, no final do jogo de Guimarães, a sua falta de bom senso no episódio do Luisão na época passada, com sorrisos e completa solidariedade com o acto lamentável de um jogador, que ainda por cima é o capitão ?

- Porque deixa que tudo vá secando à volta do treinador, e este apareça cada vez mais como dono e senhor do Clube e da equipa de futebol ?

- Porque jogámos uma época inteira com o Emerson a defesa esquerdo, quando tínhamos um profissional exemplar como o Capdevilla no banco ? Por não ser escolha dele ?

- Porque será que apesar do argumento da alta valorização dos jogadores, para esconder o insucesso época após época, o passivo do clube sobe todos os anos, tendo já atingido em minha opinião valores assustadores?

- Porque é que a dupla de centrais parece intocável, apesar do número de golos invulgar que temos sofrido de bolas paradas e algumas “fífias” indesculpáveis ?

- Porque continua o Artur de pedra e cal na baliza, depois de tantos golos mal consentidos desde a época passada ( apesar de lhe devermos alguns pontos ), quando temos um guarda redes com a categoria do Oblak, ou os portugueses que têm representado a selecção de sub-20? Até o Casillas foi para o banco, e por lá continua esta época…!

- Porque razão não fazemos a renovação do nosso plantel, com base nos jogadores oriundos da formação,

como o Ivan Cavaleiro, os Andrés ( Almeida e Gomes), o Cancelo, o Bernardo Siva,o Hélder Costa, etc., tão bons ou melhores que muitos dos que jogam na equipa principal, e incomparavelmente mais baratos ?

- Porque se deixou sair o Miguel Rosa, o Luís Martins e outros, unanimemente considerados garante do futuro do nosso Benfica?

- Podendo o Clube pagar a exorbitância que paga a Jorge Jesus, porque não se contrata um dos melhores treinadores Portugueses ou mesmo da Europa ?

- Porque não se define um modelo de jogo para todas as categorias do Benfica, liderado por um Manager e com um director para o futebol a sério, com provas dadas no passado ?

- Porque continua o Cortês a jogar, quando temos o André Almeida no banco ?

Penso que todas estas questões estão na cabeça de quase todos, inclusive na dos seus colegas dos órgãos sociais do Clube e da SAD.

Só não entendo porque continua o Senhor a nada fazer para alterar este estado a que chegámos, antes continuando a arranjar desculpas que ninguém entende, e a prometer e sonhar com aquilo que realisticamente não pode, e muito menos continuando a dar cobertura ao coveiro que “lidera a nossa equipa de Futebol.

Entenda tudo o que escrevi como um desabafo, uma crítica e algumas interrogações de alguém que gosta muito do Benfica, que já o serviu como treinador de basquetebol de juvenis e Juniores na década de oitenta, e que acreditou em algumas das suas promessas.

Desejo-lhe toda a sorte do mundo, e que consiga dar uma volta grande a tudo o que de errado se tem passado com a equipa de futebol.

Melhores cumprimentos

João Donato

(adepto incondicional do SLB )

Sem comentários:

Enviar um comentário