quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Onde está o Jesus de 2009/2010?

ESCREVEM OS LEITORES DO JORNAL RECORD

Onde está o Jesus de 2009/2010?

O universo benfiquista é difícil de agradar. Se jogam mal e ganham, reclamam porque o Benfica jogou mal; se jogam bem e perdem, reclamam porque deviam ter concretizado as oportunidades de que dispuseram; se jogam bem e conseguem ganhar (algo que raramente se tem visto esta época) é um problema porque não alcançam os oitavos de final da Champions e lá se vai a final na Luz como prometera Luís Filipe Vieira no início da época.

Jorge Jesus veio para o Benfica e conquistou desde logo os melhores elogios vindos dos adeptos do clube. As águias praticavam um futebol como eu nunca tinha visto e menos de 3 golos por jogo era anormal para o ataque benfiquista. Mas essa magia de 2010 que deu o último campeonato ao Benfica perdeu-se e desde aí são tristezas atrás de tristezas e mau futebol atrás de mau futebol. Se na passada época dava gosto ver o Benfica jogar, esse gosto cessou quando num espaço tão reduzido a equipa perdeu 3 competições que estavam perfeitamente ao alcance do clube.

Este ano o Benfica só tem vindo a provar que precisa de uma reformulação. Se os jogadores são os mesmos (salvo a seleção da Sérvia que se mudou para a Luz) então o que é que se passa? Não deixando o presidente nem alguns jogadores de fora do lote de culpados parece-me a mim que Jesus está desaparecido e a pessoa que vemos no banco do Benfica não é mais que alguém desanimado. Lembro-me do tempo em que ver o “espetáculo” que Jorge Jesus fazia no banco a esbracejar e gritar com os jogadores era quase tão emocionante como o jogo em si. Hoje em dia acabou isso e o Benfica que deixava qualquer um impressionado com a sua qualidade ofensiva.

Além de estar atrás do Sporting (que, com mérito próprio está em primeiro lugar) o Benfica perdeu a oportunidade de jogar a final da Champions no seu estádio. É certo que era algo já bastante complicado mas não impossível caso o Benfica mostrasse a qualidade da passada época e finalizasse as oportunidades de que dispõe, no entanto, num grupo perfeitamente acessível, o Glorioso perdeu na Grécia para o Olympiacos e empatou com o mesmo em casa deixando para trás uma carreira vergonhosa na competição. No final do jogo, Jesus volta a dizer mais do que devia referindo que a passagem era importante também pelo dinheiro que os cofres do clube iriam arrecadar. É certo que sem dinheiro não se compram jogadores mas para quê comprar sem vender? Porque não apostar nos jovens da equipa B? Jesus já havia dito que a Liga Europa não deixava de ser uma boa competição. Caro Jesus, se foi a isto que chegámos, se o dinheiro é o mais importante e se a Liga Europa serve para tanto como a Champions isso só é sinal de que estás a mais no Benfica. Como disse uma vez o treinador do Benfica a um jornalista da TVI depois de um jogo frente ao Rio Ave: “Então Tchau!”

Sem comentários:

Enviar um comentário