quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Meio milénio depois, Eu estou aqui!

ESCREVEM OS LEITORES DO JORNAL RECORD
Meio milénio depois, Eu estou aqui!

Quinhentos e catorze anos depois da frota comandada por Pedro Álvares Cabral atracar em terras de Vera Cruz, Portugal regressa ao Brasil, desta feita sob o leme do Comandante Cristiano Ronaldo, para disputar a tão aguardada Copa do Mundo de 2014.

Naquela que será a segunda edição do Mundial no Brasil - o país recebeu o evento na década de 50 - Portugal e a sua nação valente imortal uniu-se de esforços e, no play-off de apuramento para a Copa, voltou a descobrir o caminho para o Brasil, derrotando os impetuosos nórdicos da Suécia.

Cristiano Ronaldo - ou como diria Joseph Blatter; O Comandante - acabou por fazer jus ao nome e só parou a embarcação da Selecção Nacional quando os golos foram suficientes para afiançar o passaporte para cruzar o atlântico, rumo ao território dos antigos povos indígenas.

Num país de triste sina e de triste fado, o futebol (e os descobrimentos) continuam a ser a antítese, o esplendor de Portugal e o grande escape dos heróis do mar, que poucos ou nenhuns motivos têm tido para continuar a remar.

Há mais de quinhentos anos atrás, o Comandante militar e navegador Português, Pedro Álvares Cabral disse “Presente” e embarcou na expedição apoteótica que viria a ser histórica e pioneira para Portugal. Quinhentos anos depois, o “Comandante” Português Cristiano Ronaldo, carimba o passaporte para o país que outrora foi descoberto… por Portugal!

Ele bem nos disse: “Eu estou aqui!”

Hajam motivos de regozijo em ser Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário