sábado, 22 de março de 2014

Manuel Sérgio: «Jesus quer saber sempre mais»

Manuel Sérgio: «Jesus quer saber sempre mais»
 
Atribui características de Pedroto ao técnico encarnado
 
Manuel Sérgio, filósofo de 80 anos e amigo íntimo de Jorge Jesus, teceu rasgados elogios ao treinador do Benfica, mesmo sem querer comentar os episódios que envolveram JJ nos recentes encontros com o Tottenham. “É um homem que quer saber sempre mais. Julgo que Jorge Jesus é melhor treinador a cada dia que passa. É um grande treinador de futebol e merece todo o respeito”, referiu, a Record, Manuel Sérgio, também antigo professor do timoneiro das águias. “Ele está a criar uma cultura de vitória no Benfica que demora tempo a ser construída”, acrescentou.

Já durante uma palestra sobre Motricidade Humana no Futebol, que decorreu na sede da Associação de Futebol do Porto, Manuel Sérgio acabou por lembrar algumas das característica que fizeram de José Maria Pedroto um caso de sucesso. Curiosamente, foram as mesmas que atribuiu a Jorge Jesus. “Pedroto foi o primeiro treinador que eu conheci com uma enorme ânsia de querer saber sempre mais. Era algo excecional”, assinalou o filósofo.

Palavras de Manuel Sérgio no contexto da necessidade de os treinadores de futebol serem “especialistas na ciência humana” para terem sucesso. “É o homem que se é que pode triunfar no treinador que se quer ser”, sublinhou. “O grande segredo do José Mourinho é ser um homem de uma perspicácia invulgar. É sobredotado inteletualmente e por isso é o melhor”, afirmou, lembrando que, em 1982, Mou lhe tinha dito que queria ser treinador de futebol, quando na altura quase toda a gente ambicionava ser preparador físico. “Eu aí disse-lhe que é preciso saber mais do que de futebol, pois o futebol é uma atividade humana”, contou Manuel Sérgio.

Manuel Sérgio lembrou ainda outros casos do passado para sustentar as suas ideias, isto perante uma plateia de cerca de 150 pessoas, onde se encontravam alguns ilustres como Petit ou José Neto.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário