quarta-feira, 12 de março de 2014

O Benfica de Jesus sempre fez golos em Inglaterra

O Benfica de Jesus sempre fez golos em Inglaterra

"Encarnados" defrontam, em Londres, um Tottenham que se tem mostrado permeável a nível defensivo.
“Mais tarde ou mais cedo, o Benfica acaba por fazer golos”. Esta ideia já foi por diversas vezes repetida por Jorge Jesus e os números dão-lhe razão: nos 252 jogos que leva ao comando dos “encarnados”, só em 22 ficou em branco. E concretamente na Liga Europa, prova à qual regressa na quinta-feira, para defrontar o Tottenham, ficou a zero em três ocasiões em 33 partidas. Nenhuma delas, porém, frente a adversários ingleses.

Em White Hart Lane, na primeira mão dos oitavos-de-final, o Benfica de Jesus vai cumprir o oitavo encontro na Liga Europa contra equipas de Inglaterra. O primeiro, frente ao Everton, na fase de grupos da prova em 2009-10, terminou com uma goleada dos “encarnados”, por 5-0. O mais recente resultou na perda do troféu, na final de Amesterdão, com o Chelsea, a 15 de Maio de 2013 (1-2).

Em todos os sete casos as “águias” fizeram golos. Quinze, para sermos exactos, o que perfaz uma média de 2,1 por jogo. E essa será uma arma importante para o primeiro round do embate com o quinto classificado da Premier League, tendo em conta que a segunda mão será disputada no Estádio da Luz. De resto, o Tottenham tem-se revelado permeável defensivamente (tem tantos golos marcados como sofridos no campeonato: 37), o que reforça as perspectivas de o líder da Liga portuguesa conseguir marcar em Londres.

De todo o modo, nos confrontos com equipas inglesas em solo britânico, entre Liga Europa e Liga dos Campeões, os golos do Benfica versão Jorge Jesus só valeram uma vitória em cinco possíveis (somou mais duas derrotas e outros tantos empates), frente ao Everton, em Goodison Park (2-0). No total dos 16 jogos disputados pelo actual técnico das “águias” na Liga Europa, o balanço é bem mais favorável: 13 triunfos, duas derrotas e um empate.

Quando se trata de marcar na Europa, Óscar Cardozo costuma ser um trunfo importante. O paraguaio já apontou 34 golos divididos entre as duas principais competições da UEFA (22 na Liga Europa), nove dos quais marcados a equipas inglesas. Com base no princípio de rotatividade que Jorge Jesus tem promovido no plantel, é altamente provável que o goleador volte ao “onze” inicial, uma vez que a aposta no campeonato tem recaído sobre Lima e Rodrigo.

As sequelas deixadas pela recente goleada sofrida pelo Tottenham frente ao Chelsea (4-0) também podem ajudar o ataque “encarnado”. Nesta terça-feira, o central dos “spurs” Michael Dawson reconheceu que a equipa tem vivido dias difíceis. “Infelizmente continuamos a falar disso, mas temos que mostrar um enorme carácter, depois de termos perdido da maneira que foi", assinalou o capitão, em declarações ao site do clube.

O capitão do Tottenham defende que a equipa tem de se manter "unida" frente ao Benfica, até para limpar a imagem deixada no passado fim-de-semana. "Sabemos o que significa para todos, para o clube, para os adeptos", justificou, acrescentando que os jogadores "vão dar tudo" em campo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário