segunda-feira, 19 de maio de 2014

Benfica de Jesus apenas superado pelo Bayern de Guardiola

Benfica de Jesus apenas superado pelo Bayern de Guardiola

Encarnados conquistaram três troféus, garantindo uma posição de destaque entre os campeões dos vinte países com melhor ranking na UEFA

O Benfica de Jorge Jesus conquistou o terceiro troféu da época 2013/14, falhando apenas na final da Liga Europa. Os encarnados garantiram a primeira tripla nacional do género, tendo em conta que a Taça da Liga surgiu apenas há sete temporadas.

Este registo é pouco habitual no futebol português e, no passado recente, tem o FC Porto como único ponto de comparação. Nesses casos, com sucesso europeu. No legado de José Mourinho, os dragões venceram três provas em 2003 (Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA) e outras tantas no ano seguinte (Liga, Supertaça e Liga dos Campeões).

O recorde pertence a André Villas-Boas, igualmente no clube portista, em 2011: 4 troféus na mesma época (Liga, Supertaça, Taça e Liga Europa).

Ao perder a final da Liga Europa, o Benfica de Jesus não agarrou a oportunidade de superar esta marca, já que a Taça da Liga tem naturalmente um peso superior à Supertaça de Portugal, por ser uma prova mais longa.

A derrota de Turim provocou algum desencanto numa temporada a vários níveis excecional. Aliás, observando os campeonatos dos vinte países com melhor ranking da UEFA, só há uma equipa com um desempenho superior aos homens da Luz. Considerando o número de títulos conquistados, saliente-se.

Bayern Munique com quatro troféus em seis possíveis

O Benfica levantou três troféus em quatro possíveis (foi eliminado da Champions mas chegou à final da Liga Europa), enquanto o Bayern Munique de Pep Guardiola conquistou quatro provas em seis possíveis.

Os bávaros festejaram a conquista da ‘dobradinha’ alemã, numa temporada iniciada com o sucesso na Supertaça Europeia. Para além disso, venceram o Mundial de Clubes. Falharam apenas na Supertaça da Alemanha e na Liga dos Campeões.

Tal como o Benfica, o Paris Saint-Germain também levantou três troféus. Porém, um deles foi a Supertaça local, disputada num único jogo. A isso, a equipa de Ibrahimovic somou a Liga e a Taça da Liga, falhando na Taça de França e na Champions.

Na Roménia, o Steaua Bucareste pode chegar a um patamar semelhante ao PSG, já que venceu a Liga e a Supertaça, tendo ainda por disputar a final da Taça local. No Chipre, ainda não há decisões.

Estes números podem ser contestados, naturalmente, tendo em conta a dimensão de algumas conquistas. Nesse ponto, a final da Liga dos Campeões servirá para baralhar as contas e lançar um dado para análise: se o Atlético Madrid festejar na Luz, depois de ter conquistado a Liga espanhola, não baterá todas as marcas, inclusive do Bayern Munique? E se for o Real Madrid, que ficou em terceiro no campeonato? Quanto valerá a Champions a par da Taça do Rei? Tudo isto sem esquecer o Sevilha, ainda a celebrar o sucesso na Liga Europa.

O pé direito de Gaitán no 57º jogo da temporada

Voltemos a Portugal e ao Estádio do Jamor. Nico Gaitán derrubou a resistência do Rio Ave com um inusitado golo de pé direito, bem colocado, de fora da área. Foi um gesto peculiar do argentino, o primeiro tento com o pior pé na época 2013/14.

Curiosamente, a última vez tinha sido precisamente no Jamor, na época passada. Nessa altura, a perna direita de Gaitán bastou para desviar para desviar a bola para a baliza após um mau alívio de Kanu. Porém, o V. Guimarães deu a volta ao resultado (2-1).

O trauma de 2012/13, como sugere Jorge Jesus, é coisa do passado. O Benfica termina com um balanço extremamente positivo e níveis físicos sofríveis. Afinal, foi o 57º jogo da temporada para a formação encarnada.

As águias jogaram mais que as outras equipas portuguesas ao longo da presente época. O FC Porto terminou com 53 jogos e o Sporting, por exemplo, não faz mais que 35. Ainda assim, o segundo clube das competições profissionais com mais minutos esteve a Liga de Honra: Penafiel, 55 jogos e a subida de divisão como prémio.

O Benfica, de qualquer forma, está dentro da média entre os principais clube da Europa. O Atlético Madrid vai superar todas as marcas com o seu 61º jogo, quando disputar a final da Liga dos Campeões no Estádio da Luz. Do outro lado estará o Real Madrid, que chegará aos 60.

Manchester City e Chelsea, de Inglaterra, tiveram o mesmo número de compromissos que o Benfica, enquanto o Bayern Munique parou aos 56, para lá dos 55 de Paris Saint-Germain e Juventus.

Os 57 jogos da equipa de Jorge Jesus dividiram-se entre cinco competições (Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga dos Campeões e Liga Europa). No final, três troféus para o museu encarnado.

É, repete-se, um registo louvável no panorama europeu. Pode conferir no ranking quais os clubes com mais troféus ao longo da temporada 2013/14. Em cinco países, o campeão não conseguiu repetir o sucesso nas taças: Fenerbahçe (Turquia), Olympiakos (Grécia), Basileia (Suíça), Dínamo Zagreb (Croácia) e Maccabi Telavive (Israel).

Número de troféus na época 2013/14:

4. Bayern Munique, Alemanha (Liga, Taça, Supertaça Europeia e Mundial de Clubes)
3. Benfica, Portugal (Liga, Taça e Taça da Liga)
3. Paris Saint-Germain, França (Liga, Supertaça e Taça da Liga)
2. Manchester City, Inglaterra (Liga e Taça da Liga)
2. Red Bull Salszburgo, Áustria (Liga e Taça)
2. Sparta Praga, República Checa (Liga e Taça)
2. Aalborg, Dinamarca (Liga e Taça)
2. Steaua Bucareste, Roménia (Liga e Supertaça, falta final da Taça)
2. Juventus, Itália (Liga e Supertaça)
2. Ajax, Holanda (Liga e Supertaça)
2. Anderlecht, Bélgica (Liga e Supertaça)
2. CSKA Moscovo, Rússia (Liga e Supertaça)
2. Shakhtar Donetsk, Ucrânia (Liga e Supertaça)
1. Atlético Madrid, Espanha (Liga, falta final da Champions)
1. Fenerbahçe, Turquia (Liga)
1. Olympiakos, Grécia (Liga)
1. Basileia, Suíça (Liga)
1. Dínamo Zagreb, Croácia (Liga)

1. Maccabi Telavive, Israel (Liga)

Sem comentários:

Enviar um comentário