sábado, 10 de maio de 2014

Crónica do FC Porto-Benfica, 2-1



FC Porto – SL Benfica, 2-1: Liga termina e consagra Campeão!

Já com tudo decidido, Sport Lisboa e Benfica e FC Porto defrontaram-se nesta tarde de sábado, no estádio do Dragão. Num clássico atípico, e sem a habitual emoção, apesar de estar em jogo o orgulho e prestígio, os anfitriões venceram, por 2-1.

18 horas, Estádio do Dragão, e Rui Costa apitava para o início de mais um clássico. A jogar em casa, pelo orgulho, os azuis e brancos entraram de rompante e cedo inauguraram o marcador perante um Benfica repleto de juventude.

Aos 4’, remate cruzado de Ricardo, já no interior da área, sem hipóteses de defesa para Paulo Lopes. Estava feito o 1-0.

A partir dos 20 minutos o Benfica finalmente começou a soltar-se. Os frutos não tardariam… Aos 24’, penálti cometido sobre Salvio, depois de excelente recuperação de bola de Ivan Cavaleiro. Na conversão, Enzo Perez repõe a igualdade e fica na história ao apontar o golo 50 mil nas 80 edições do Campeonato Nacional.

Com a igualdade reposta, uma igualdade que se justificava pela postura das duas equipas, Rui Costa inventa uma grande penalidade inexistente aos 37’, numa suposta carga de André Almeida sobre Jackson... que só ele viu! Na conversão, o colombiano acerta e faz o 2-1.

Agora, é Final a Final!
Reatar da partida e o empate dos “encarnados” só foi parado pela trave à guarda de Fabiano, depois de um chapéu espectacular de Djuricic… faltou aquela pontinha de sorte!

Sinal mais do Benfica na segunda metade, mais pressionante, intenso e criativo, portanto, a obrigar o FC Porto, em sua casa, a jogar no erro do adversário.

Até ao apito final, mais Benfica é certo, num desafio mais mastigado a meio-campo e, por isso também, com poucas oportunidades flagrantes de golo. Para o resultado final, valeu a invenção de Rui Costa... é que os nossos miúdos deram bem conta da empreitada!

Nota para Alex Sandro, que deveria ter sido expulso (74’), na sequência de uma entrada/agressão com os pitons a deixar Salvio muito mal tratado.

Com este resultado, o Campeão Nacional despede-se da Liga 2013/14 e focaliza agora todas as suas atenções em Turim. É que já na próxima quarta-feira, frente ao Sevilha, o Sport Lisboa e Benfica disputa a Final da Liga Europa, a 10.º Final do Velhinho Continente da sua História. Um momento marcante e aguardado com enorme expectativa.

Dia 18 joga-se a última Final, desta feita no Jamor, com o Glorioso a defrontar o Rio Ave, em busca da 28.ª Taça de Portugal do seu palmarés.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Paulo Lopes; João Cancelo (Lindelof, 65’), Steven Vitória, Jardel e André Almeida; André Gomes, Salvio, Enzo Perez e Ivan Cavaleiro (Markovic, 60’); Djuricic (Bernardo Silva, 81’) e Funes Mori.

Sem comentários:

Enviar um comentário