sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Forte queda de granizo cobre parte de Lisboa de branco

BOMBEIROS COM MUITOS PEDIDOS DE AJUDA

Forte queda de granizo cobre parte de Lisboa de branco

A forte queda de granizo ao início da manhã desta sexta-feira em várias zonas da cidade de Lisboa levou ao aumento dos pedidos de ajuda aos Sapadores de Bombeiros da capital devido a inundações, disse à Lusa fonte da organização.


De acordo com uma fonte do Regimento dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, chegaram à instituição, entre as 8 e 30 e as 8 e 50, onze pedidos de auxílio, sobretudo na zona de Benfica, devido a inundações.


A temperatura baixa e a forte queda de granizo deixaram as estradas na zona de Benfica cobertas por um manto branco de gelo. A mesma situação foi registada uma hora antes na Parede, concelho de Cascais, com uma forte precipitação de granizo a cobrir as estradas de gelo.


De acordo com fonte dos bombeiros da Parede, a grande precipitação ocorreu cerca das 7 e 30, e o quartel começou "a receber muitos pedidos de auxílio" sobretudo devido a inundações. Segundo a mesma fonte, apesar do gelo nas estradas as vias não ficaram condicionadas.


A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para o continente entre a meia-noite de hoje e as 20 horas de sábado devido à previsão de precipitação, queda de neve, agitação marítima e vento forte.


A ANPC informa na sua página na Internet que, face à previsão de mau tempo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi emitido um alerta amarelo, que prevê "ocorrência de fenómenos, que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens".


O alerta amarelo "pressupõe também um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções". Está também prevista precipitação localmente intensa acompanhada de queda de granizo, rajadas fortes, podendo variar entre os 60 e os 100 quilómetros/hora, sendo expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento. De acordo com a ANPC, espera-se que a partir de sábado haja um gradual desagravamento das condições meteorológicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário